ASSÉDIO MORAL NAS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS: UMA VERDADE QUE NÃO APARECE.

Autores

  • Ana Litilha Fleck
  • Rosiane Oswald Flach Uceff Itapiranga

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v9i1.2135

Palavras-chave:

Assédio Moral. Micros e Pequenas Empresas. Gênero.

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar o assédio moral nas micro e pequenas empresas e sua ligação com o gênero. Realizou-se uma pesquisa quantitativa e descritiva, utilizando como estratégia de estudo de campo a aplicação de um questionário com 155 profissionais que atuam em micro e pequenas empresas. A produção e análise dos dados ocorreram por meio de estatística descritiva. Os achados demonstram que o ato de assédio moral ocorre com ambos os gêneros, mas possui uma intensidade maior com as mulheres, sendo reconhecido como uma violência.  Desta forma, repercutem seus efeitos no desenvolvimento do trabalho realizado e na vida das vítimas, os quais por motivos de medo e receio de perder o trabalho não efetuam a denúncia. Este trabalho contribui academicamente ao suprir a lacuna de pesquisas sobre Assédio Moral e suas consequências nas vítimas e pode auxiliar os responsáveis pela gestão das empresas em compreender melhor quais ambientes são mais favoráveis a este tipo de violência e buscar ferramentas de gestão para inibir este fenômeno destruir do ambiente de trabalho.

Palavras-Chave: Assédio Moral. Micros e Pequenas Empresas. Gênero.

 

PSYCHOLOGICAL HARASSMENT IN MICRO AND SMALL BUSINESSES: A TRUTH THAT DOESN´T APPEAR

Abstract: This study has the objective to investigate psychological harassment in micro and small businesses and their connection with gender. A quantitative and descriptive research was done, using as a field study strategy the application of a questionnaire with 155 professionals working in micro and small companies. The production and analysis of the data occurred through descriptive statistics. The results demonstrate that the act of psychological harassment occurs with both genders, but has a greater intensity with women, being recognized as violence. Therefore, it affects the development of work and the victims lives, who, for reasons of fear and scared to lose their jobs, do not file a complaint. This work contributes academically by filling the research gap about Psychological Harassment and its consequences in the victims and can help those in charge of the companies management to better understand which environments are more favorable to this type of violence and seek management tools to inhibit this phenomenon from the work environment. 

Keywords: Psychological Harassment. Micro and Small Businesses. Genre.

Biografia do Autor

Ana Litilha Fleck

Egressa do Curso de Administração pelo Centro Universitário Fai (UCEFF).

Rosiane Oswald Flach, Uceff Itapiranga

Atua desde 2001 no setor Administrativo do Ensino Superior, dentre as atividades, seis anos como Secretária Acadêmica. Iniciei a caminhada como Professora Universitária em 2010. No ano de 2011, assumi a Coordenação do Curso de Administração. Em 2017/2 agreguei a função de Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis. Contribui na formulação do Projeto Pedagógico do Curso de Processos Gerenciais - módulo EAD. Sou Presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e membro do Conselho Superior de Implantação do Ensino Híbrido e CONSEPE. Dentro das atividades exercidas, destaco a construção de PDI, PPI e PPC de Curso.

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Publicado

2020-07-13

Como Citar

FLECK, A. L.; OSWALD FLACH, R. ASSÉDIO MORAL NAS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS: UMA VERDADE QUE NÃO APARECE. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 9, n. 1, p. 52–70, 2020. DOI: 10.33362/visao.v9i1.2135. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/2135. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos