PERCEPÇÕES DE GESTORES DE RECURSOS HUMANOS SOBRE A ATUAÇÃO DE UM SINDICATO NO MEIO-OESTE CATARINENSE
DOI:
https://doi.org/10.33362/visao.v1i1.1008Keywords:
Administração. Gestores de Recursos Humanos. Pesquisa de Satisfação. Sindicatos.Abstract
O presente estudo teve por objetivo analisar as percepções dos gestores de Recursos Humanos de empresas vinculadas a um Sindicato da cidade de Caçador – SC, visando melhorias na sua atuação. A metodologia utilizada na pesquisa foi de natureza quantitativa e qualitativa, realizando-se pesquisa bibliográfica, descritiva, de levantamento (survey) e estudo de caso. A análise foi por interpretação analítica dos dados qualitativos e estatisticamente para os quantitativos. As conclusões apontam para um quadro de satisfação por parte dos gestores com relação aos serviços prestados pelo sindicato. O índice da satisfação foi de 82,5% enquanto que a insatisfação ficou em 17,5%, considera-se uma situação favorável ao sindicato, porém há pontos a serem melhorados, conforme tabela 1 demonstra especificadamente onde estão os pontos fortes e as oportunidades de melhorias. Quanto às recomendações, é importante a continuidade das pesquisas de satisfação, bem como, o estudo das relações entre os empregados, sindicatos e empregadores, comparando-se os próprios atores na pesquisa, voltando-se à interação entre os mesmos.
Palavras-Chave: Administração. Gestores de Recursos Humanos. Pesquisa de Satisfação. Sindicatos.
Perceptions of Human Resources managers about the practice of a Union in the Middle West of Santa Catarina
Abstract: The goal of this study is to analyze the perceptions of the Human Resources managers of businesses tied to a Union in the city of Caçador - SC, aiming to improve their work. The methodology used in the research was of a quantitative and qualitative nature, carrying out bibliographic and descriptive research as well as surveys and case studies. The analysis was done through analytical interpretation of the qualitative data and statistical interpretation of the quantitative data. The conclusions point to a status of satisfaction on the part of the managers with regard to the services offered by the union. The index of satisfaction was 82,5% while that of dissatisfaction was 17.5%, this being considered a favorable situation for the union, however there are points which can be improved according to chart 1 which demonstrates specifically where the strong points are and the opportunities of improvement. As to the recommendations, the continuity of the satisfaction surveys as well as the study of the relations between the workers, unions and employers is important, comparing the actors themselves in the research directed toward the interaction between them.
Keywords: Administration. Managers of Human Resources. Satisfaction Research. Unions.