MOTÉIS DE PEQUENO PORTE: NOVAS PERSPECTIVAS DE MERCADO
DOI:
https://doi.org/10.33362/visao.v9i1.2004Keywords:
Motéis, Administração de serviços, Novas perspectivas de mercadoAbstract
O objetivo deste estudo é descrever as novas perspectivas da gestão de serviços para o setor moteleiro de pequeno porte. Tal pesquisa se respalda na possibilidade de se propor uma adequação de segmento de mercado para a prestação de serviços em motéis de pequeno porte, uma vez que esses empreendimentos podem estar sofrendo dificuldades de crescimento dentro do segmento dado ao atual perfil do setor. Metodologicamente é engendrado como descritivo com abordagem qualitativa, embasando-se em um estudo de caso em um motel de pequeno porte de Parintins, Amazonas, Brasil. Os resultados indicam pouca motivação e expectativa por parte da proprietária do motel lócus deste estudo em relação ao seu próprio negócio. Em épocas sazonais, há um grande prejuízo financeiro e incapacidade de gestão da empresa em oferecer estratégias de inovação para alavancar o negócio. Conclui-se a necessidade de atualização do regimento que regulamenta os meios de hospedagem oficial no Brasil. A legislação vigente pode ser um dos fatores-chave que levam os motéis de pequeno porte à falência, pois os estabelecimentos moteleiros possuem pouca ou nenhuma abertura de crédito aos bancos e, por isso, mudam de segmento de mercado. Tem-se como reflexão de que não há necessidade de mudança de segmento de mercado e sim uma adaptação própria para o avanço na condução evolutiva do setor moteleiro.
Palavras-Chave: Motéis. Administração de serviços. Novas perspectivas de mercado.
MOTELS: NEW MARKET PERSPECTIVES
Abstract: The objective of this research is to describe the new perspectives of service management for the small motel sector. It is proposed to adapt the market segment to the provision of services in motels, since these enterprises may be experiencing growth difficulties within the segment in the current profile of the sector. This study is characterized as descriptive with a qualitative approach, based on a case study in a small motel in Parintins, Amazonas, Brazil. The results indicate little motivation and expectation on the part of the owner of the motel in relation to her own business. In seasonal times, there is a great financial loss and inability to manage the company in offering innovation strategies to develop the business. It is concluded that there is a need to update the regiment that regulates the means of official hosting in Brazil. Current legislation may be one of the key factors driving small motels into bankruptcy, since the establishments in question have little or no credit opening by financial institutions, and therefore change market segments. One has to reflect that there is no need to change market segment, but rather an adaptation to the evolutionary advance of the motel sector.
Keywords: Motels. Administration of services. New market prospects.
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