O Piso Salarial Nacional: configuração e atratividade da carreira docente da Educação Básica do município de Paula Freitas - PR

National Professional Minimum Wage: configuration and attractiveness from the Basic Education teaching career of Paula Freitas - PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v12i1.3069

Palavras-chave:

Piso Salarial Profissional Nacional, Valorização Docente, Plano de Carreira Municipal

Resumo

O debate em torno do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) envolve o Plano de Carreira do magistério, que é fator decisivo para a efetivação da valorização docente. Por meio do materialismo histórico-dialético, este texto objetiva analisar o PSPN e o Plano de Carreira do magistério do município de Paula Freitas – PR. quanto à presença de elementos da valorização docente e estímulo para melhor remuneração, atratividade e incentivo à permanência na carreira. O trabalho verificou que o município estudado somente passou a pagar o piso salarial no final de 2017, e passou a cumprir a jornada extraclasse de 33,33% em 2019 para os professores do Ensino Fundamental, mas para os profissionais da Educação Infantil ainda não foi implementada.

Palavras-chave: Piso Salarial Profissional Nacional. Valorização Docente. Plano de Carreira Municipal.

ABSTRACT

Debate on the National Professional Minimum Wage (PSPN) involves the Teaching Carrier Plan, which is a decisive factor for teaching appreciation effectuation. Through historical-dialectical materialism, this text has as aim at analyzing the PSPN and the Teaching Carrier Plan of Paula Freitas town – PR. regarding elements of teacher appreciation and encouragement for better remuneration, attractiveness, and encouragement to persevere in the career. The work verified that the town studied only start to pay the minimum wage at the end of 2017 and started fulfilling the 33,33% extra-class hours in 2019 for Elementary School teachers, but for early childhood education it is still not implemented.

Keywords: National Professional Minimum Wage. Teacher Appreciation. Municipal Career Plan.

 

Biografia do Autor

Viviana Patricia Kozlowski Lucyk, Universidade Estadual do Párana - UNESPAR

Atualmente professora colaboradora da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/UV) e professora efetiva na rede municipal do município de Paulo Frontin - Pr. Trabalhou na área da educação: na função de diretora escolar  (2017- 2019) e de professora no Curso de Formação de Docentes na Escola de Educação Básica Professor Balduino Cardoso (2020-2021). Atua principalmente nos seguintes temas: Estado, Estágio, Sexualidade e Políticas educacionais com ênfase em financiamento da educação e Valorização docente.

Adair Angelo Dalarosa, Universidade do CentroOeste do Párana- UNICENTRO

Professor Associado na Universidade Estadual do Centroeste do Paraná - UNICENTRO. Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Centroeste do Paraná - UNICENTRO em convênio com a Unicamp e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Cursou Pós-Doutorado em Filosofia da Educação na UNIVERSITA? DI URBINO CARLO BO, Itália. Cursou Pós-Doutorado Em Educação na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Possui publicações na área de Estado, Educação e Política Educacional.

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Publicado

2023-03-16

Como Citar

Patricia Kozlowski Lucyk, V., & Dalarosa, A. A. (2023). O Piso Salarial Nacional: configuração e atratividade da carreira docente da Educação Básica do município de Paula Freitas - PR: National Professional Minimum Wage: configuration and attractiveness from the Basic Education teaching career of Paula Freitas - PR. Professare, 12(1), e3069-e3069. https://doi.org/10.33362/professare.v12i1.3069

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