A (RE)SIGNIFICAÇÃO DO ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO
THE (RE)SIGNIFICATION OF TEACHING PHILOSOPHY IN HIGH SCHOOL
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v13i1.3361Palavras-chave:
(Re)significação, Ensino da Filosofia, Ensino MédioResumo
Para um melhor entendimento, desta pesquisa, é necessário iniciar com alguns questionamentos: O que é Filosofia? Para que ela serve? E quais são seus impactos na sociedade? O objetivo geral, foi apresentar as evidências para que o ensino da Filosofia seja (re)significado visando uma crítica-reflexiva da sociedade. Foi realizado um levantamento bibliográfico que possibilitou uma visão sobre as evidências para a (re)significação do ensino de Filosofia no Ensino Médio. Os resultados da pesquisa evidenciaram o processo de estruturação, investigação e embasamento teórico referente ao objeto, concluindo-se que o tema pesquisado necessita de uma (re)significação: seja quanto aos métodos de ensino utilizados pelos professores, seja quanto à (re)formulação da carga horária da disciplina de Filosofia, nas matrizes curriculares.
Palavras-chave: (Re)significação. Ensino da Filosofia. Ensino Médio.
ABSTRACT
For a better understanding of this research, it is necessary to start with some questions: What is Philosophy? What is it for? And what are its impacts on society? The general objective was to present the evidence so that the teaching of Philosophy can be (re)signified aiming at a reflexive critique of society. A bibliographical survey was carried out, which provided an insight into the evidence for the (re)signification of Philosophy teaching in High School. The research results highlighted the process of structuring, investigation and theoretical basis regarding the object, concluding that the researched topic requires a (re)signification: whether in terms of the teaching methods used by teachers, or in terms of (re)formulation of the course load of the Philosophy subject, in the curricular matrices.
Keywords: (Re)signification. Teaching Philosophy. High school.
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