METAMORFOSE DO MERCADO DE CONSUMO: AS INFLUÊNCIAS DO MARKETING NA TRANSFORMAÇÃO DO CIDADÃO EM CLIENTE

Autores

  • Ludimar Pegoraro Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), Caçador, SC
  • Joelce Gomes das Almas

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v3i1.217

Palavras-chave:

Mercado de consumo, Marketing, Cidadão, Cliente

Resumo

Este trabalho analisa as mudanças ocorridas, no mundo do mercado de consumo, a partir das últimas décadas do século XX até os dias atuais. Enfoca a análise na condição do cidadão que se transforma num mero consumidor ou cliente. Fazem parte das análises aspectos referentes ao cidadão, a mercantilização, o cliente, o marketing e o consumidor. É um trabalho constituído de estudos bibliográficos. Para finalizar o trabalho são feitas considerações sobre a temática proposta.

Biografia do Autor

Ludimar Pegoraro, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), Caçador, SC

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (Orientação: Dra. Arabela Campos Oliven), (2008). - Estágio sanduíche na Universidade de Coimbra - Faculdade de Economia - Centro de Estudos Sociais, sob orientação do Prof. Dr. Boaventura de Sousa Santos, projeto aprovado pela CAPES (2005-2006). - Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná - UNICENTRO, convênio UNICENTRO/UNICAMP (2000). - Especialização em Supervisão Escolar pela Fundação Educacional do AltoVale do Rio do Peixe - FEARPE, Caçador-SC (1991). - Graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Viamão - RS (1987) (Licenciatura em Filosofia, História e Psicologia). - Atualmente é professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação, Mestrado Acadêmico em Educação, na Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), Lages-SC, e professor titular, na graduação, na Universidade Alto Vale Rio do Peixe (UNIARP), Caçador-SC. - Tem experiência na área da educação, atuando como gestor, docente e pesquisador, há 25 anos. Como docente atua, principalmente, nos seguintes temas: Filosofia, Antropologia, Ética, Filosofia da Educação, Filosofia da Ciência, Metodologia Científica, Metodologia da Pesquisa, Gestão Escolar e Sociologia. No campo da produção acadêmica, atua na área sociofilosófica discutindo e produzindo a respeito da Globalização, Educação e Cidadania, Universidade, Educação Superior, Universidade e Sociedade ou Políticas Públicas para a Educação e Instituições de Educação Superior.

Downloads

Publicado

2014-02-27

Como Citar

PEGORARO, L.; ALMAS, J. G. das. METAMORFOSE DO MERCADO DE CONSUMO: AS INFLUÊNCIAS DO MARKETING NA TRANSFORMAÇÃO DO CIDADÃO EM CLIENTE. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 3, n. 1, p. 21–32, 2014. DOI: 10.33362/visao.v3i1.217. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/217. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos