AS REDES SOCIAIS COMO INDUTORAS DA VANTAGEM COMPETITIVA: INVESTIGAÇÃO EM MICROEMPRESAS ALIMENTÍCIAS

SOCIAL NETWORKS AS INDUCTORS OF COMPETITIVE ADVANTAGE: RESEARCH IN FOOD MICRO ENTERPRISES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v10i1.2408

Palavras-chave:

Redes Sociais, Marketing Digital, Vantagem Competitiva

Resumo

O objetivo do presente artigo é explanar reflexões oriundas de uma pesquisa de abordagem qualitativa realizada em três microempresas dos ramos de sorveteria/açaíteria e lanchonete das cidades de Angicos/RN e Lajes/RN que usam o Marketing Digital através das redes sociais para gerar vantagem competitiva. O objetivo principal é identificar qual o impacto das novas tecnologias no marketing digital e as aplicações de seu uso nas microempresas pesquisadas. A importância deste trabalho na identificação de como as microempresas conseguem se manter no mercado em meio ao cenário competitivo atual, visto que os produtos que comercializam não possuem alto grau de diferenciação. O outro aspecto é social, visto que analisa o comportamento da sociedade quanto ao consumo por meio das mídias digitais.

Palavras-Chave: Redes Sociais. Marketing Digital. Vantagem Competitiva.

Abstract: The purpose of this article is to explain reflections from a qualitative research conducted in three micro-companies in the ice cream / açaí and snack bar branches in the cities of Angicos / RN and Lajes / RN that use Digital Marketing through social networks to generate competitive advantage . The main objective is to identify the impact of new technologies on digital marketing and the applications of their use in the surveyed micro-companies. The importance of this work in identifying how microenterprises manage to remain in the market amidst the current competitive scenario, since the products they sell do not have a high degree of differentiation. The other aspect is social, as it analyzes the behavior of society regarding consumption through digital media.

Keywords: Social Networks. Digital marketing. Competitive advantage.

Biografia do Autor

Jerônimo de Castro Segundo Filho, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Graduado em Sistemas de Informação (UFERSA).

Joseph da Silva Oliveira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Graduado em Sistemas de Informação (UFERSA).

Juliana Carvalho de Sousa

Doutora em Administração pela Universidade Potiguar (UNP)

Referências

ARREDONDO, S. L., GUTIÉRREZ, Y. J. M., CÁRDENAS, M. V. C. Modelos estadísticos sobre la eficacia del marketing digital. Bogotá: Revista EAN, 2018.

BALA, M. VERMA, D. A Critical Review of Digital Marketing, International Journal of Management, IT & Engineering, v. 8, n. 10, 2018.

COSTA, M. R.; NUNES, R. R.; STREIT, J. A. C.; JUNIOR, A. S. A influência do marketing digital nas micro e pequenas empresas de brasília-df. Anais... 29º ENANGRAD, Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, São Paulo, 2018.

DAY, S.; PARABHOI, L. Use of Social Networking Site Whats App among the user of State Library , Shimla : a Case Study, 1st International Conference on Transforming Library, 2017.

FACCHIN, Odília. Fundamentos da Metodologia. São Paulo, SP: Saraiva, 2003.

FERNANDES, Silvia; BELO, Ana. Social Networks as Enablers of Enterprise Creativity: Evidence from Portuguese Firms and Users. Journal of Technology Management & Innovation, 2016.

GARCIA, J. J. L.; LIZCANO, D.; RAMOS, C. MQ.; MATOS, N. Digital Marketing Actions That Achieve a Better Attraction and Loyalty of Users: An Analytical Study, Future Internet, v. 11, n. 130, 2019.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas S.A., 2008.

HENRIQUES, Susana. Análise de Conteúdo, Lisboa: Ed. Autor, 2014.

HARRIS, L.; RAE, A. Social network: the future of marketing for small business. Journal of Business Strategy, Bradford, v.30, n. 5, p.24-31, Jan./Mar. 2009.

IBGE, ACESSO À INTERNET E À TELEVISÃO E POSSE DE TELEFONE MÓVEL CELULAR PARA USO PESSOAL. IBGE, [S.L], out. 2016. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv99054.pdf>. Acesso em: 08 ago. 2018.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 9. ed. São Paulo: Pretince Hall, 2003 p. 794.

LANGE, K. O.; ZAMPERETTI, R. MARKETING DIGITAL: estudo da utilização da ferramenta propaganda pelos supermercados de Juína-MT na visão dos empresários e clientes, RCA – Revista Científica da AJES, Juína/MT, v. 15, n.7, p. 41-62. 2018.

KANNAN, P. K.; LI, H. Digital marketing: A framework, review and research agenda. International Journal of Research in Marketing, 2017.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

Lamminen, V. Social Media Marketing and its impact on product promotion in small enterprises – The case of Blendtec. Bachelors Thesis, Turku University of Applied Science, 2018.

PHUA, J., JIN, S. V., KIM, J. J. Gratifications of using Facebook, Twitter, Instagram, or Snapchat to follow brands: The moderating effect of social comparison, trust, tie strength, and network homophily on brand identification, brand engagement, brand commitment, and membership intention. Elsevier, 2016.

Sampaio, V.; Tavares, C. Marketing digital: O poder da influência das redes sociais na decisão de compra do consumidor universitário da cidade de Juazeiro do Norte-CE. Revista Científica Semana Acadêmica, Fortaleza, 2017. n. 104, p. 5-9.

SANTOS, D. P. Marketing Digital em redes sociais: a propaganda online como ferramenta de influência ao consumidor digital, 2017. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso - Tecnologia em Processos Gerenciais. Instituto Federal de São Paulo, Campus Caraguatatuba, 2017.

SARAIVA, P. M. Marketing digital: a utilização das mídias sociais como um canal de comunicação no varejo de moda de Barbalha – CE. Id On Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, v. 13, n. 44, 2019. p. 486-507.

SAKAKI, P. L. Marketing Digital como ferramenta de comunicação e relacionamento [manuscrito]: Um estudo bibliométrico. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso, Ouro Preto/MG.

SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/RO/Anexos/Perfil%20das%20ME%20e%20EPP%20-%2004%202018.pdf. Acesso: 22 de Fevereiro de 2020.

SILVA FILHO, A. M. da. Redes Sociais na Era da Conectividade: The good, the bad and the ugly. Revista Espaço Acadêmico, Pernambuco, n. 115, p.5, dez. 2010. Mensal.

SHIRISHA, M. Digital Marketing Importance in the New Era, International Journal of Engineering Technology Science and Research, v. 5, n. 1, 2018.

TORRES, Cláudio. A Bíblia do marketing digital: tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Novatec Editora, 2009.

VAZ, Conrado Adolpho. Os 8 Ps do marketing digital: o guia estratégico de marketing digital. 1. ed. São Paulo, SP: Novatec, 2012.

Downloads

Publicado

2021-10-13

Como Citar

SEGUNDO FILHO, J. de C. .; OLIVEIRA, J. da S.; DE SOUSA, J. C. AS REDES SOCIAIS COMO INDUTORAS DA VANTAGEM COMPETITIVA: INVESTIGAÇÃO EM MICROEMPRESAS ALIMENTÍCIAS: SOCIAL NETWORKS AS INDUCTORS OF COMPETITIVE ADVANTAGE: RESEARCH IN FOOD MICRO ENTERPRISES. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 10, n. 1, p. 72-83, 2021. DOI: 10.33362/visao.v10i1.2408. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/2408. Acesso em: 8 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos