AS REDES SOCIAIS COMO INDUTORAS DA VANTAGEM COMPETITIVA: INVESTIGAÇÃO EM MICROEMPRESAS ALIMENTÍCIAS

SOCIAL NETWORKS AS INDUCTORS OF COMPETITIVE ADVANTAGE: RESEARCH IN FOOD MICRO ENTERPRISES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v10i1.2408

Palavras-chave:

Redes Sociais, Marketing Digital, Vantagem Competitiva

Resumo

O objetivo do presente artigo é explanar reflexões oriundas de uma pesquisa de abordagem qualitativa realizada em três microempresas dos ramos de sorveteria/açaíteria e lanchonete das cidades de Angicos/RN e Lajes/RN que usam o Marketing Digital através das redes sociais para gerar vantagem competitiva. O objetivo principal é identificar qual o impacto das novas tecnologias no marketing digital e as aplicações de seu uso nas microempresas pesquisadas. A importância deste trabalho na identificação de como as microempresas conseguem se manter no mercado em meio ao cenário competitivo atual, visto que os produtos que comercializam não possuem alto grau de diferenciação. O outro aspecto é social, visto que analisa o comportamento da sociedade quanto ao consumo por meio das mídias digitais.

Palavras-Chave: Redes Sociais. Marketing Digital. Vantagem Competitiva.

Abstract: The purpose of this article is to explain reflections from a qualitative research conducted in three micro-companies in the ice cream / açaí and snack bar branches in the cities of Angicos / RN and Lajes / RN that use Digital Marketing through social networks to generate competitive advantage . The main objective is to identify the impact of new technologies on digital marketing and the applications of their use in the surveyed micro-companies. The importance of this work in identifying how microenterprises manage to remain in the market amidst the current competitive scenario, since the products they sell do not have a high degree of differentiation. The other aspect is social, as it analyzes the behavior of society regarding consumption through digital media.

Keywords: Social Networks. Digital marketing. Competitive advantage.

Biografia do Autor

Jerônimo de Castro Segundo Filho, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Graduado em Sistemas de Informação (UFERSA).

Joseph da Silva Oliveira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Graduado em Sistemas de Informação (UFERSA).

Juliana Carvalho de Sousa

Doutora em Administração pela Universidade Potiguar (UNP)

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Publicado

2021-10-13

Como Citar

SEGUNDO FILHO, J. de C. .; OLIVEIRA, J. da S.; DE SOUSA, J. C. AS REDES SOCIAIS COMO INDUTORAS DA VANTAGEM COMPETITIVA: INVESTIGAÇÃO EM MICROEMPRESAS ALIMENTÍCIAS: SOCIAL NETWORKS AS INDUCTORS OF COMPETITIVE ADVANTAGE: RESEARCH IN FOOD MICRO ENTERPRISES. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 10, n. 1, p. 72–83, 2021. DOI: 10.33362/visao.v10i1.2408. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/2408. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos