MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIO: UMA ANÁLISE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
BUSINESS PROCESS MODELING: AN ANALYSIS IN A HIGHER EDUCATION INSTITUTION
DOI:
https://doi.org/10.33362/visao.v12i2.3312Palavras-chave:
Melhoria de Processos, Gestão de Processos de Negócio – BPM, Modelagem de Processos de Negócios, Modelo de Processos de Negócios e Notação – BPMNResumo
Resumo: As organizações estão inseridas em ambientes de negócios competitivos, complexos e imprevisíveis exigindo dos gestores agilidade para continuarem no mercado. Nesse contexto, o uso da gestão de processos de negócios vem aumentando por proporcionar as organizações adaptabilidade e eficiência operacional, sendo utilizado em entidades privadas e públicas. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo analisar processos críticos pertencentes ao Departamento de Ciências Sociais aplicadas (DCSA) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) seguindo a notação Business Process Model and Notation (BPMN). Para isso, este estudo de caso, de caráter descritivo, teve como meios de investigação a pesquisa bibliográfica e documental, e entrevistas semiestruturadas com três gestores do setor. Como resultados, foram propostas melhorias em relação ao processo crítico da fiscalização rigorosa da observância do regime acadêmico e a execução dos programas e planos didáticos no âmbito do departamento, de forma a torná-lo mais eficaz. Por fim, também foram feitas inferências sobre a utilidade da perspectiva BPM e da notação BPMN.
Palavras-Chave: Melhoria de Processos. Gestão de Processos de Negócio – BPM. Modelagem de Processos de Negócios. Modelo de Processos de Negócios e Notação – BPMN.
Abstract: Organizations are inserted in competitive, complex and unpredictable business environments requiring managers to be agile in order to remain in the market. In this context, the use of Business Process Management has been increasing as it provides organizations with adaptability and operational efficiency, being used in private and public entities. Therefore, the present study aimed to analyze critical processes belonging to the Department of Applied Social Sciences (DCSA) of the Federal Rural University of the Semi-arid (UFERSA) following the Business Process Model and Notation (BPMN). To this end, this case study, of a descriptive nature, used bibliographic and documentary research as its means of investigation, and semi-structured interviews with three managers in the sector. As a result, improvements were proposed in relation to the critical process of rigorous supervision of compliance with the academic regime and the execution of programs and teaching plans within the department, in order to make it more effective. Finally, inferences were also made about the usefulness of the BPM perspective and the BPMN notation.
Keywords: Process Improvement. Business Process Management – BPM. Business Process Modeling. Business Process Model and Notation – BPMN.
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