A PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO A SERVIÇO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO

Authors

  • Adelcio Machado dos Santos Uniarp, Caçador, SC
  • Paulo Cezar de Campos Uniarp, Caçador, SC

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v1i1.17

Abstract

A Psicologia Organizacional e do Trabalho se ocupa, especificamente, do como e do porquê fazer nas organizações e no trabalho em geral. Ademais, busca especializar-se na persecução das pessoas apropriadas para alimentar o crescimento e treiná-las para exercer fainas necessárias à organização. Por fim, esta disciplina desempenha papel estratégico para a excelência organizacional, fundamental para afrontar desafios competitivos, tais como a globalização, o uso das novas tecnologias e do capital intelectual. Serve, destarte, para a Gestão do Conhecimento, consistente na criação, acesso, transferência e conversão em ativo organizacional. Esta disciplina gera mecanismos e procedimentos dedicados a estimular a formação de competências e prover a ampliação generalizada do conhecimento relevante em todos os níveis desejados. A articulação da Psicologia Organizacional com a Gestão do Conhecimento pode melhorar o atendimento aos clientes e o relacionamento com os stakeholders, aumentar a autonomia dos empregados, atrair e reter os melhores colaboradores, facilitar a obtenção da informação e a criação de novos conhecimentos. Outrossim, facilita e incentiva a aprendizagem, localiza e utiliza o potencial intelectual dos funcionários, acelera o processo da aprendizagem em todos os níveis da empresa, explora o conhecimento humano, as habilidades e o potencial dos funcionários, concebe e otimiza processos eficazes e alavanca melhores práticas. Em resultado, utiliza a inteligência dispersa na organização, adota decisões de melhor qualidade, cria novos processos operacionais e promove a integração das ilhas do conhecimento existentes na organização.

 

ORGANIZATIONAL AND LABOUR PSYCHOLOGY THE SERVICE OF KNOWLEDGE MANAGEMENT

ABSTRACT

Labour Organizational Psychology deals specifically with how and why to do something in organizations and in labour in general.  Besides, it seeks for being specialized in looking for people who are suitable to feed growth, and train these people to do activities which are necessary for the organization.  Finally, this discipline performs a strategic role for the organizational excellence, vital to face competitive challenges such as globalization, the use of new technologies and of the intellectual capital. It fits, thus, the Management of Knowledge, consistent in creation, access, transference and conversion into organizational active.  This discipline originates mechanisms and procedures dedicated to stimulating the formation of competences and provide a general widening of relevant knowledge in all the desired levels.  The articulation of the Organizational Psychology with the Management of Knowledge can improve the assistance to clients and the relationship with stakeholders, increase the autonomy of the employees, attract and keep the best collaborators, to make it easy to obtain information and the creation of new knowledge.  Likewise, it stimulates a new learning, making it easier, finds and uses the intellectual potential of the workers, accelerates the learning process in all levels of the company, exploits human knowledge, conceives and optimizes efficient processes and levers better practices.  As a result, it uses the disperse intelligence in the organization, adopts better quality decisions, creates new operational processes and promotes the integration of the islands of knowledge which exist in the organization.

Keywords: Organizational Psychology. Management of Knowledge. Systemic Method.

 

Author Biographies

Adelcio Machado dos Santos, Uniarp, Caçador, SC

Pós-Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente e Pesquisador da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp). Administrador (CRA/SC nº 21.651). Endereço: Rua D. Pedro II, nº 176, Apto. 402 – 88101-320, São José (SC) Brasil. E-mail: adelciomachado@gmail.com.

Paulo Cezar de Campos, Uniarp, Caçador, SC

Possui Graduação em Bacharel em Administração pela Universidade do Contestado (1999). Atualmente é Coordenador do curso de Administração e acessor da Presidência na Universidade Alto Vale do Rio do Peixe. Também atua como Gerente de Custos na empresa Frame Madeiras Especiais Ltda, e tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção e Gestão de Custos, atuando principalmente nas áreas de: Planejamento e controle da produção, Gestão estratégica de custos, qualidade, Sistemas de Informações Gerenciais. Link para currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5876261160455110

Published

2012-07-06

How to Cite

DOS SANTOS, A. M.; CAMPOS, P. C. de. A PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO A SERVIÇO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO. Vision Journal: Organizational Management, Caçador (SC), Brasil, v. 1, n. 1, p. 3–20, 2012. DOI: 10.33362/visao.v1i1.17. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/17. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

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