RADIOFUSÃO E DESENVOLVIMENTO: UMA ABORDAGEM INTRODUTÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.33362/visao.v8i1.1874Abstract
Esse estudo objetiva retratar de maneira introdutória, o papel que os meios de comunicação, mais propriamente o rádio, desempenha na sociedade proporcionando o acesso as informações. A atualidade é marcada pela era do conhecimento, e a mídia é responsável por fomentar o desenvolvimento da sociedade. Nesse sentido, as rádios proporcionam o acesso ao conhecimento com a veiculação de notícias e informações. Assim, os ouvintes tornam-se conhecedores de direitos e deveres, para que possam fazer uso e tornar o convívio com a comunidade uma obra em proveito do desenvolvimento. Desta forma, constata-se que o acesso à informação que o rádio proporciona, é importante para o progresso social e cultural de uma sociedade. A referida pesquisa, é um estudo qualitativo, bibliográfico e documental, em que foram utilizados aporte de artigos científicos e documentos relacionados ao tema.
Palavras-Chave: Comunicação. Desenvolvimento. Rádio.
RADIOFUSION AND DEVELOPMENT: AN INTRODUCTORY APPROACH
Abstract: This study aims to portray in an introductory way the role that the media, more properly the radio, plays in society by providing access to information. Today is marked by the age of knowledge, and the media is responsible for fostering the development of society. In this sense, radios provide access to knowledge through the dissemination of news and information. Thus, listeners become aware of rights and duties, so that they can make use of and become acquainted with the community a work for the benefit of development. In this way, it is verified that the access to the information that the radio provides, is important for the social and cultural progress of a society. This research is a qualitative, bibliographical and documentary study, in which scientific papers and documents related to the theme were used.
Keywords: Commucation. Development. Radio.
References
ABERT. Disponível em: <http://www.abert.org.br>. Acesso em: 13 nov. 2015.
ALVES, MARCIA NOGUEIRA; FONTOURA, MARA; ANTONIUTTI, CLEIDE LUCIANE. Mídia e produção áudio visual: uma introdução. Curitiba: IBPEX, 2008.
BATEMAN, Thomas S. & SNELL, Scott A. Administração: construindo vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 1998.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1989.
CARDOSO, Fernando Henrique. As idéias e seu lugar - ensaios sobre as teorias do desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1980.
CÉSAR, Cyro. Como falar no Rádio – prática de locução AM e FM. São Paulo: Summus editorial, 2009.
CAUSO, ROBERTO DE SOUSA. Ficção científica, fantasia e horror no Brasil, 1875 a 1950. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
DUARTE, Dorival. RÁDIO SANTA CRUZ: Estudo das contribuições da radiodifusão à região do Vale do Rio Pardo. Disponível em: <http://btd.unisc.br/Dissertacoes/DogivalDuarte.pdf>. Acesso em: 13 nov. 2015.
ESTEVES, João P. A ética da comunicação e os média modernos. Lisboa: Fundação C. Gulbenkian, 1998.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda., 1910-1989. Minidicionário: o minidicionário da língua portuguesa. [et. al.]. 6. ed. rev. atualiz. Curitiba: Positivo, 20014.
GOMES, Wilson. Transformações da política na era da comunicação de massa. São Paulo: Paulus, 2004.
FERRARETO, L. A. Rádio: o veículo, a história e a técnica. 2. ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatyo, 2001.
LEAL, M. Cristina. Nas ondas da razão e da ciência: a radioeducação como instrumento da modernidade no Brasil dos anos 20 aos 50. Moderna OnLine. Fazendo Escola. Disponível em: <http://www.moderna.com.br/escola/prof/art64.htm>. Acesso em: 13 nov. 2015.
MCLUHAN, Marshall Herbert. Os meios de comunicação como extensão do homem. São Paulo: Cutrix, 1964.
MELO, José Marques (Org.). Comunicação na América Latina: Desenvolvimento e crise. Campinas, SP: Papirus, 1989.
NASSAR, Paulo & FIGUEIREDO, Rubens. O que é comunicação empresarial. São Paulo: Brasiliense, 2007.
ORTRIWANO, Gisela Swetlana. A Informação no Rádio – os grupos de poder e a determinação dos conteúdos. São Paulo: Summus, 1985.
PARADA, Marcelo. Rádio: 24 horas de jornalismo. São Paulo: Panda, 2000.
PEREIRA, Luiz Carlos Bresser. Desenvolvimento e crise no Brasil 1930-1983. São Paulo: Brasiliense, 1985.
PEREIRA, Marcos Vinícius. A espetacularização da política no “cidade viva”. Porto Alegre, 2004. 206p. Dissertação (Mestrado) – Curso de Pós-Graduação em Comunicação e Informação. UFRGS. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
RODRIGUES, Adriano Duarte. Estratégias da comunicação questão comunicacional e formas de sociabilidade. Lisboa: Presença, 2001.
RUAS, Cláudia Mara Stapani. Rádio Comunitária: uma estratégia para o desenvolvimento. Campo Grande: Editora UCDA, 2004.175 p.
STEINBERG, Charles S. (org.). Meios de comunicação de massa. São Paulo: Cultrix, 1966.