GESTÃO PARA A FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS CRIATIVOS E INOVADORES EM AMBIENTES CORPORATIVOS
MANAGEMENT STRATEGIES FOCUSED ON TRAINING CREATIVE AND INNOVATIVE INDIVIDUALS IN CORPORATE ENVIRONMENTS
DOI:
https://doi.org/10.33362/visao.v12i2.3177Palabras clave:
Criatividade, Estratégias de gestão, Formação, Ambientes organizacionaisResumen
Este artigo objetiva abordar, por meio de investigação, estratégias de gestão aplicadas à formação e à potencialização de indivíduos criativos e inovadores nos ambientes organizacionais. Através de uma revisão sistemática da literatura e análise de estudos de caso, identificaram-se as melhores práticas e recomendações para promover a criatividade e a inovação nas empresas. Além disso, analisaram-se os impactos dessas estratégias na potencialização do indivíduo criativo e inovador. Como resultado, propuseram-se recomendações práticas para a implementação eficaz dessas estratégias, visando a melhorar o desempenho organizacional e a competitividade no mercado. Este estudo contribui para a área de gestão ao fornecer um panorama atualizado e embasado cientificamente sobre o tema, auxiliando gestores e líderes empresariais na formação de equipes criativas e inovadoras.
Palavras-chave: Criatividade. Estratégias de gestão. Formação. Ambientes organizacionais.
Abstract: This article aims to investigate management strategies applied to the development and empowerment of creative and innovative individuals in organizational environments. Through a systematic review of the literature and analysis of case studies, the best practices and recommendations for promoting creativity and innovation in companies have been identified. Additionally, the impacts of these strategies on the empowerment of creative and innovative individuals have been analyzed. As a result, practical recommendations for the effective implementation of these strategies have been proposed, aiming to improve organizational performance and competitiveness in the market. This study contributes to the field of management by providing an updated and scientifically grounded overview of the topic, assisting managers and business leaders in developing creative and innovative teams.
Keywords: Creativity, Management strategies, Formation, Organizational environments.
Citas
AMBRÓSIO, Ana Paula Santana. 11 Passos para um Modelo de Gestão voltado à Criatividade e Inovação. Bay Metrics. 2019. Disponível em: https://www.baymetrics.com.br/11-passos-para-um-modelo-de-gestao-voltado-a-criatividade-e-inovacao/. Acesso em: 11/06/2023.
BARCELOS, X.; RIOS, T. Gestão Criativa: Gerenciamento de Colaboradores. Gestão da Criatividade e Inovação, v. 26, n. 343, p. 974-983, 2017.
BRANDÃO, J.; HADAN, G.; MATOS, M. J. Inovação na Gestão. Revista da Academia de Gestão, [s.I.], v. 11, n. 14, p. 825-845, 2018.
CARNEIRO, Luiz Barbosa. Criatividade e Inovação: diferença e dicas para estimular. PUCPR. 2021. Disponível em: https://ead.pucpr.br/blog/criatividade-e-inovacao. Acesso em: 11/06/2023.
CARVALHO, Luís Felipe. Gestão da inovação: o que é, cases e estratégias. AeVo. Gestão da Informação. Online. Disponível em: https://blog.aevo.com.br/gestao-da-inovacao//. Acesso em: 11/06/2023.
CRAVO, João Aurélio. Capitalismo, Socialismo e Democracia. São Paulo, Editora: Salinas 2018.
DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2018.
GURGEL, Marcos Freire. Criatividade & Inovação: Uma Proposta de Gestão da Criatividade para o Desenvolvimento da Inovação. Dissertação. Pós-Graduação De Engenharia Da Universidade Federal Do Rio De Janeiro. Rio de Janeiro. 2016. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1751677/mod_resource/content/1/Criatividade_e_Inovacao_-_Marcus_Gurgel_-_COPPE_2006.pdf. Acesso em: 11/06/2023.
LUCOSA, Camila Brandt. Política Tecnológica e Desempenho Econômico. São Paulo, Editora: Roda Viva. 2017.
LUZ, G.; SERRA, J. A Estetização do Mundo Moderno: Capitalismo Criativo. Revista Companhia das Letras, v. 26, n. 142, p. 129-137, 2015.
MARTINS, Wladmir. Criatividade e inovação nas empresas: como e aplica na liderança. Opus Human. 2020. Disponível em: https://www.opushuman.com.br/blog/criatividade-e-inovacao-nas-empresas/. Acesso em: 11/06/2023.
RAMOS, S.; GADELHA, D. C. Como a heterogeneidade do conhecimento aumenta o desempenho e a inovação. Jornal de Gestão Estratégica, v. 45, n. 16, p. 441-462, 2016.
SIERRA, S.; WILSON, F. Trabalhando nas Indústrias Criativas. Gestão Estratégica. Rio de Janeiro. Passo Fundo, 2020.
SILVA, D.; SIMON, F. O. (2005). Abordagem quantitativa de análise de dados de pesquisa: construção e validação de escala de atitude. Cadernos do CERU, 2(16), 11-27.
TINO, D. J.; PASSANO, G.; SOUZA, A. Dinâmicas voltadas à Gestão Estratégica. Jornal de Gestão Estratégica, v. 48, n. 27, p. 709-733, 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Sibeli Liziane Drozdek Contesini, Cleonice Witt
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Estou ciente de que, através da submissão voluntária de meu texto ao corpo editorial da revista Visão, editada pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP, estou concedendo à Universidade Alto Vale do Rio do Peixe a autorização de publicar o respectivo texto na revista a título não oneroso e declarando a originalidade do texto e sua não submissão simultanea a qualquer outro periódico, em meu nome e em nome dos demais coautores, se eventualmente existirem.Reitero que permaneço como legítimo titular de todos os direitos patrimoniais que me são inerentes na condição de autor. Comprometo-me também a não submeter este mesmo texto a qualquer outro periódico no prazo de, pelo menos, um (1) ano. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso acarretará em infração e conseqüente punição tal como prevista na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).