PERSPECTIVAS DO COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO ENTRE OS DOCENTES PARA VIABILIZAR A METODOLOGIA ATIVA

Autores

  • Meline Vitali Duminelli Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Criciúma
  • Karoline Brasil de Oliveira Ezequiel Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Criciúma
  • Cristina Keiko Yamaguchi Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v7i2.1331

Palavras-chave:

Metodologias ativas. Compartilhamento do conhecimento. Aprendizagem.

Resumo

Alguns docentes insatisfeitos com a abordagem de ensino tradicional no ensino superior, buscam alternativas para inovar no processo de ensino e aprendizagem, e dentre as técnicas existentes, destaca-se a metodologia ativa. Esse estudo buscou compreender as práticas de compartilhamento do conhecimento entre os docentes que aplicam a técnica de metodologia ativa na educação superior. Os procedimentos metodológicos adotados foram: pesquisa de caráter interdisciplinar e quanto aos fins de investigação: descritiva e exploratória. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista com quatro professoras que estudam e aplicam a metodologia ativa. Percebeu-se que adotando a técnica de metodologia ativa, ocorre maior interação entre professores e alunos, promove o compartilhamento do conhecimento com os professores durante o planejamento das aulas e na instituição durante as capacitações docentes, quando o tema abordado trata das diferentes técnicas e modelos de ensino a serem praticados na sala de aula.

Palavras-Chave: Metodologias ativas. Compartilhamento do conhecimento. Aprendizagem.

 

Perspectives of Knowledge Sharing Between Teachers to Viabilize Active Methodology

Abstract: Some teachers dissatisfied with the traditional teaching approach, seek alternatives to innovate within the classroom, and highlights here the active methodologies. This study sought to understand the practices of knowledge sharing among teachers who apply the techniques of active methodologies in higher education. This interdisciplinary research was used for the purposes of descriptive and exploratory research. Data collection took place through a focus group interview, with four teachers who study and apply the active methodologies. It was noticed that adopting the techniques of active methodologies, there was a greater interaction between teachers and students, as well as, it was evidenced that the active methodologies promote the sharing of knowledge with other teachers in the moments of class planning and within the institutions when they offer training on the different techniques and teaching models that can be practiced in classrooms.

Keywords: Active methodologies. Sharing knowledge. Learning.

Biografia do Autor

Meline Vitali Duminelli, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Criciúma

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico - PPGDS, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Karoline Brasil de Oliveira Ezequiel, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Criciúma

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico - PPGDS, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Cristina Keiko Yamaguchi, Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC

Coordenadora Institucional do Stricto Sensu em Rede

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

DUMINELLI, M. V.; EZEQUIEL, K. B. de O.; YAMAGUCHI, C. K. PERSPECTIVAS DO COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO ENTRE OS DOCENTES PARA VIABILIZAR A METODOLOGIA ATIVA. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 7, n. 2, p. 20–32, 2018. DOI: 10.33362/visao.v7i2.1331. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/1331. Acesso em: 29 mar. 2024.

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