ESPAÇOS ITINERANTES PARA PRÁTICAS ECOFORMADORAS NA EDUCAÇÂO INFANTIL

ITINERANT SPACES FOR ECOFORMING PRACTICES IN CHILDHOOD EDUCATION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v11i3.3021

Palavras-chave:

Espaços. Carrinhos. Educação Infantil. Ecoformação.

Resumo

Neste relato de experiência aborda-se uma prática educativa que foi desenvolvida nas interfaces de um contexto de Educação Infantil e a universidade. A experiência partiu do objetivo de propor espaços criativos itinerantes, com multiplicidade de recursos naturais e não-naturais, a fim de ampliar possibilidades de práticas educativas na Educação Infantil, considerando as premissas da ecoformação. Os espaços itinerantes consistiram em sete carrinhos temáticos, com propostas de materiais organizados com as famílias e construídos de modo que as crianças pudessem utilizá-los com autonomia e em interação social, em práticas do brincar espontâneo e dirigidas com intencionalidades pedagógicas. A proposta desenvolvida em uma Unidade de Educação Infantil do município de Massaranduba- SC com crianças demonstrou sua potência para práticas criativas e ecoformadoras, na direção do desenvolvimento das crianças, nas relações consigo, com os outros com os outros e em conexão com a natureza.

Palavras-chave: Espaços. Carrinhos. Educação Infantil. Ecoformação.

 

ABSTRACT

This experience report addresses an educational practice that was developed in the interfaces of a context of Early Childhood Education and the university. The experience started with the objective of proposing itinerant creative spaces, with a multitude of natural and non-natural resources, to expand possibilities of educational practices in Early Childhood Education, considering the premises of eco-training. The itinerant spaces consisted of seven thematic carts, with proposals for materials organized with the families and built so that the children could use them autonomously and in social interaction, in spontaneous playing practices and directed with pedagogical intentions. The proposal developed in an Early Childhood Education Unit in the city of Massaranduba-SC with children demonstrated its power for creative and eco-training practices, towards the development of children, in relationships with themselves, with others and in connection with nature.

Keywords: Spaces. Carts. Child education. Ecoformation.

Biografia do Autor

Marilene Schorck Wroblewski, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestra no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau (PPGECIM)

Vera Lúcia Simão, Universidade Regional de Blumenau - FURB / Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Doutora. Docente e Pesquisador do Programas de Profissional em Educação Básica da UNIARP e Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau (PPGECIM).

Daniela Tomio, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutorado em Educação Científica e Tecnológica (Universidade Federal de Santa Catarina). Docente na Universidade Regional de Blumenau.

Maria Antònia Pujol Maura, Faculdade de Educação da Universidade de Barcelona-Espanha

Doutora em Filosofia e em Ciencias da Educação. Licenciada en Filosofía e Letras, especialista em Pedagogía Sistemática.  Professora Honorífica da Faculdade de Educação da Universidade de Barcelona-Espanha.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Wroblewski, M. S. ., Simão, V. L., Tomio, D. ., & Maura, M. A. P. . (2022). ESPAÇOS ITINERANTES PARA PRÁTICAS ECOFORMADORAS NA EDUCAÇÂO INFANTIL: ITINERANT SPACES FOR ECOFORMING PRACTICES IN CHILDHOOD EDUCATION. Professare, 11(3), e3021-e3021. https://doi.org/10.33362/professare.v11i3.3021

Edição

Seção

Dossiê: FORMAÇÃO DOCENTE: estudos e práticas educativas

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