TPAC3K: CONHECIMENTO TECNOLÓGICO-PEDAGÓGICO DOS CONTEÚDOS CRIATIVOS/CULTURAIS/COLABORATIVOS DO DOCENTE

TPAC3K: TEACHER'S TECHNOLOGICAL-PEDAGOGICAL KNOWLEDGE OF CREATIVE/CULTURAL/ COLLABORATIVE CONTENT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v12i2.3060

Palavras-chave:

Inovação Pedagógica, BNCC e Tecnologia, Pedagogia-Tecnologia-Conteúdo

Resumo

A pesquisa apresentada parte da problemática quais são os pontos de interseção entre a prática do professor, a utilização de tecnologias e os conteúdos a ser abordados, a fim de que haja, efetivamente, um processo de inovação pedagógica e de otimização da aprendizagem do aluno e do professor? Nessa perspectiva, o objetivo geral centra-se em estruturar um framework, com linhas orientadoras para o professor da educação básica, que utilize uma matriz que relacione a tríade pedagogia-tecnologia-conteúdo, em prol de uma perspectiva mais inovadora e coerente com as especificidades da escola pós-março de 2020. Para tal, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: (a) mapear documentos internacionais, considerados norteadores para a conceituação de inovação pedagógica; (b) entender como a Base Nacional Comum Curricular entende a prática docente com pressupostos de inovação e/ou tecnologia; (c) (re)visitar a base Conhecimento Tecnológico-Pedagógico do Conteúdo, estruturando sua aplicabilidade no cenário educacional pós-março de 2020. A partir do estudo realizado, percebe-se que os professores da educação básica podem não reconhecer a função da inovação por meio da tecnologia, mas suas atividades cotidianas destacam tal conhecimento, com destaque para o conhecimento do conteúdo. Diante disso, aqui apresentamos como produto de aplicabilidade pedagógica um framework denominado TPAC3K, estrutura para formação e prática docente que envolve tecnologia, pedagogia e conteúdo e, por empreender o aprofundamento da base de conteúdo, inclui-se conteúdo cultural, conteúdo criativo e conteúdo colaborativo.

 

ABSTRACT

The study presented the problem which are the points of intersection between the teacher's practice, the use of technologies and the contents to be addressed, so that there is, effectively, a process of pedagogical innovation and optimization of student and teacher learning? In this perspective, the general objective of the research focuses on structuring a framework, with guidelines for basic education teachers, which uses a matrix that relates the pedagogy-technology-content triad, in favor of a more innovative and coherent perspective with the specificities of the post-March 2020 school. To this end, the following specific objectives were established for the research: (a) mapping international documents, considered guidelines for the conceptualization of pedagogical innovation; (b) understand how the National Common Curricular Base understands the teaching practice with assumptions of innovation and/or technology; (c) (re)visit the Technological-Pedagogical Content Knowledge base, structuring its applicability in the post-March 2020 educational scenario. From the study carried out, it is clear that basic education teachers may not recognize the role of innovation through technology, but their daily activities highlight such knowledge, with emphasis on content knowledge. In view of this, here we present as a product of pedagogical applicability a framework called TPAC3K, a structure for training and teaching practice that involves technology, pedagogy and content and, by undertaking the deepening of the content base, it includes cultural content, creative content and collaborative content.

Keywords: Pedagogical Innovation, BNCC and Technology, Pedagogy-Technology-Content.

Biografia do Autor

Bruno César Lôbo De Medeiros, UNINTER

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias – UNINTER.

Luana Priscila Wunsch, UNINTER

Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias. UNINTER.

Referências

ALVARADO-PRADA, L. E. et al. Ações municipais de formação continuada de professores na região de Uberaba. In: Encontro de pesquisa em educação da anped da região centro-oeste, 9., 2008, Tagutinga. Anais. Taguatinga: ANPED, 2008. p. 1103-1116.

ARAUJO, Denise; PEREIRA, Paulo. Tinha uma pandemia no meio do caminho”: desafios e perspectivas da implantação da BNCC em meio à educação remota. Revista Leia Escola. v. 21. n 5. 2021, p. 12-28.

DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v21i5.2241

ASSMANN, H. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. Petrópolis: Vozes, 1998.

BACICH, L. Inovação na educação. 2017. Disponível em: https://lilianbacich.com/2017/11/01/metodologias-ativas-para-uma-educacao-inovadora/. Acesso em: 18 jan. 2022.

BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BORGES, W. M. S.; NASCIMENTO, I. V. Blog e processos de escrita em busca da autoria e autonomia no desenvolvimento profissional docente. In: BOTTENTUIT JUNIOR, J. B. (Org.). Anais do II Simpósio Internacional e V Nacional de Tecnologia Digitais na Educação. São Luís: EDUFMA, 2020.

BOTTENTUIT JUNIOR, J. B. Portais educacionais e suas características: contribuições para o estado da arte. Revista Científica de Educação a Distância, [s.l.], v. 5, n. 9, jan. 2014.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014.

BRASIL. Lei n. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 fev. 2017.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 20 jul. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer n. 7, de 14 de dezembro de 2010. Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 dez. 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução n. 1, de 27 de outubro de 2020. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 29 out. 2020.

CIBOTTO, R. A. G.; OLIVEIRA, R. M. M. A. TPACK – conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo: uma revisão teórica. Imagens da Educação, [s.l.], v. 7, n. 2, p. 11-23, 2017.

CORTELAZZO, A.L.; FIALA, D.S.; PIVA JR, D. PANISSON, L.; RODRIGUES, M.R. New Blended Learning. Rio de Janeiro: Editora AltaBooks, 2018

DAROS, T. Por que inovar na educação? In: CAMARO, F.; DAROS, T. (Org.). A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.

FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC). Educação escolar em tempos de pandemia. 2020. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-de-pandemia-informe-n-2. Acesso em: 18 jan. 2022.

GATTI, Bernardete A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília,DF: Plano, 2002.

KOEHLER, M. J.; MISHRA, P. Teachers learning technology by design. Journal of Computing in Teacher Education, [s.l.], v. 21, n. 3, p. 94-102, 2005. Disponível em: http://creativity.fts.educ.msu.edu/wp-content/uploads/2011/09/Teachers-Learning-Technology-by-Design.pdfKoehler. Acesso em: 17 jan. 2022.

KUKULSKA-HULME, A. et al. Innovating pedagogy 2021. Milton Keynes: The Open University, 2021.

MENEZES, C. M. A. Educação continuada de educadores: superando ambiguidades conceituais. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, [s.l.], v. 12, n. 20, p. 311-320, 2003.

MISHRA, P.; KOEHLER, M. J. Technological pedagogical content knowledge: a framework for teacher knowledge. Teachers College Record, [s.l.], v. 108, n 6, p. 1017-1054, 2006. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/977d/8f707ca1882e093c4ab9cb7ff0515cd944f5.pdf. Acesso em: 1 mar. 2017.

MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Shulman. Revista Educação, [s.l.], v. 29, n. 2, p. 33-49, 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3838/2204. Acesso em: 17 fev. 2022.

MORAN, José. A fascinante e complexa arte de educar, hoje. Acesso em 08/12/22. Disponível https://moran10.blogspot.com/2022/12/a-fascinante-e-complexa-arte-de-educar.html.

OCDE. Relatórios Econômicos OCDE. OECD Publishing, Brasil, 2018.

OECD. Education at a Glance 2019: OECD Indicators, OECD Publishing, Paris, 2019. DOI:https://doi.org/10.1787/f8d7880d-en.

OLIVEIRA, H. V.; SOUZA, F. S. Do conteúdo programático ao sistema de avaliação: reflexões educacionais em tempos de pandemia (COVID-19). Boletim de Conjuntura, Boa Vista, v. 2, n. 5, p. 15-24, 2020. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/OliveiraSouza. Acesso em: 22 jun. 2020.

PERRENOUD, P. Novas competência para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SANTOS, A.; TEIXEIRA, A. C. A formação tecnológica digital em meio ao cenário do século XXI. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 25., 2019, Brasília, DF. Anais [...]. [S.l.: s.n.], 2019.

SHULMAN, L. S. Knowledge an teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, [s.l.], v. 57, n. 1, p. 1-22, 1987. Disponível em: http://hepgjournals.org/doi/pdf/10.17763/haer.57.1.j463w79r56455411. Acesso em: 17 jan. 2021.

SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Research, [s.l.], v. 12, n. 2, p. 4-14, 1986. Disponível em: http://www.fisica.uniud.it/URDF/masterDidSciUD/materiali/pdf/Shulman_1986.pdf. Acesso em: 17 jan. 2022.

SHULMAN, Lee S. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nueva reforma. Profesorado. Revista de Currículum y Formación de Profesorado. v.9, n.2, Granada, España, 2005, pp.1-30.

VALENTE, J. A. Formação de educadores para o uso da informática na escola. São Paulo: NIED/Unicamp, 2001.

WUNSCH, Luana Priscila. Professores Universitários: formadores dos docentes da Educação Básica em tempos pandêmicos. In: Ana Maria Eyng; Reginaldo Rodrigues da Costa. (Org.). Educação e Formação de professores: inspirações, espaços e tempos. 1ed.Curitiba: CRV, 2021, v. 1, p. 217-231.

XAVIER, A. J. O. S.; SILVA, L. N. Letramento digital na BNCC: cultura virtual nas práticas de ensino e aprendizagem. [S.l.: s.n.], 2019.

Downloads

Publicado

2023-08-09

Como Citar

Lôbo De Medeiros, B. C., & Wunsch, L. P. (2023). TPAC3K: CONHECIMENTO TECNOLÓGICO-PEDAGÓGICO DOS CONTEÚDOS CRIATIVOS/CULTURAIS/COLABORATIVOS DO DOCENTE : TPAC3K: TEACHER’S TECHNOLOGICAL-PEDAGOGICAL KNOWLEDGE OF CREATIVE/CULTURAL/ COLLABORATIVE CONTENT. Professare, 12(2), e3060. https://doi.org/10.33362/professare.v12i2.3060

Edição

Seção

Dossiê: FORMAÇÃO DOCENTE: estudos e práticas educativas