INSERÇÃO E USO DE TECNOLOGIA NA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO NOS ANOS 1990: A INFLUÊNCIA DOS ORGANISMOS MULTILATERAIS NA MANUTENÇÃO DA ORDEM ECONÔMICA MUNDIAL VIGENTE
INSERTION AND USE OF TECHNOLOGY IN PUBLIC EDUCATION POLICY IN THE 1990s: THE INFLUENCE OF MULTILATERAL ORGANISMS ON THE MAINTENANCE OF THE WORKING ECONOMIC ORDER
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v11i1.2968Palavras-chave:
Política pública. Tecnologia. Organismos multilaterais. Neoliberalismo. Determinismo tecnológico.Resumo
O artigo apresenta análise teórica e documental sobre o papel dos organismos multilaterais no estabelecimento de políticas públicas no Brasil, pós anos 1990, a concepção de tecnologia presente nos documentos emitidos pela Unesco. O objetivo deste artigo é evidenciar os impactos dessa concepção no estabelecimento das orientações de uso e inserção de tecnologia na educação brasileira. O estudo realizado traz como conclusão que as orientações estabelecidas nos documentos da Unesco, centralizam na tecnologia a possibilidade de inovação e qualidade no ensino, desvalorizando o papel da ação e formação docente no processo de ensino-aprendizagem, cristalizando na política pública brasileira uma concepção tecnicista e determinista para o uso da tecnologia na educação.
Palavras-chaves: Política pública. Tecnologia. Organismos multilaterais. Neoliberalismo. Determinismo tecnológico.
ABSTRACT
The article presents a theoretical and documental analysis on the role of multilateral organizations in the establishment of public policies in Brazil, after the 1990s, the concept of technology present in documents, issued by Unesco. The purpose of this article is to highlight the impacts of this conception in the establishment of guidelines for the use and insertion of technology in Brazilian education. The study carried out concludes that the guidelines established in the Unesco documents, focus on technology the possibility of innovation and quality in teaching, devaluing the role of action and teacher training in the teaching-learning process, crystallizing a technicist conception in Brazilian public policy and deterministic for the use of technology in education.
Keywords: Public policy. Technology. Multilateral organisms. Neoliberalism. Technological determinism.
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