INSERÇÃO E USO DE TECNOLOGIA NA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO NOS ANOS 1990: A INFLUÊNCIA DOS ORGANISMOS MULTILATERAIS NA MANUTENÇÃO DA ORDEM ECONÔMICA MUNDIAL VIGENTE

INSERTION AND USE OF TECHNOLOGY IN PUBLIC EDUCATION POLICY IN THE 1990s: THE INFLUENCE OF MULTILATERAL ORGANISMS ON THE MAINTENANCE OF THE WORKING ECONOMIC ORDER

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v11i1.2968

Keywords:

Política pública. Tecnologia. Organismos multilaterais. Neoliberalismo. Determinismo tecnológico.

Abstract

O artigo apresenta análise teórica e documental sobre o papel dos organismos multilaterais no estabelecimento de políticas públicas no Brasil, pós anos 1990, a concepção de tecnologia presente nos documentos emitidos pela Unesco. O objetivo deste artigo é evidenciar os impactos dessa concepção no estabelecimento das orientações de uso e inserção de tecnologia na educação brasileira. O estudo realizado traz como conclusão que as orientações estabelecidas nos documentos da Unesco, centralizam na tecnologia a possibilidade de inovação e qualidade no ensino, desvalorizando o papel da ação e formação docente no processo de ensino-aprendizagem, cristalizando na política pública brasileira uma concepção tecnicista e determinista para o uso da tecnologia na educação.

Palavras-chaves: Política pública. Tecnologia. Organismos multilaterais. Neoliberalismo. Determinismo tecnológico.

 

ABSTRACT 

The article presents a theoretical and documental analysis on the role of multilateral organizations in the establishment of public policies in Brazil, after the 1990s, the concept of technology present in documents, issued by Unesco. The purpose of this article is to highlight the impacts of this conception in the establishment of guidelines for the use and insertion of technology in Brazilian education. The study carried out concludes that the guidelines established in the Unesco documents, focus on technology the possibility of innovation and quality in teaching, devaluing the role of action and teacher training in the teaching-learning process, crystallizing a technicist conception in Brazilian public policy and deterministic for the use of technology in education.

Keywords: Public policy. Technology. Multilateral organisms. Neoliberalism. Technological determinism.

Author Biographies

Marina Campos Nori Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Goiano

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/ Câmpus Marília (2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Católica de Santos (2008), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2021). Atua profissionalmente como pedagoga na Coordenação de Educação a Distância do Centro de Referência em Ensino e Formação em Rede (Cerfor) do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Goiano - Reitoria. É membro do projeto de pesquisa " Qualidade e Regulamentação no contexto da educação aberta, flexível ou a distância no Brasil e América Latina ", aprovado pelo Edital de Ciências Humanas CNPq (2018), e do Grupo de Pesquisa em Tecnologias e educação a Distância (GEaD/UFG/DGP-CNPq). Atua, como bolsista Capes (UAB/ IF Goiano) como equipe multidisciplinar, no processo de implementação da UAB no IF Goiano, nas seguintes frentes de trabalho: organização pedagógica de elaboração de salas virtuais do curso de Pedagogia, acompanhamento pedagógico da oferta de disciplinas do curso de pedagogia, orientação pedagógica para o trabalho docente em curso na modalidade a distância. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas e Legislação Educacional atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, políticas educacionais da educação superior, educação profissional e educação a distância, metodologias e tecnologias educacionais.

Daniela da Costa Britto Pereira Lima, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1995), especialização em Avaliação Educacional pela Universidade Católica de Goiás (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2005)/Bolsa PAPED-MEC, doutorado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013)/Bolsa Fapeg-Goiás e Pós-Doutorado em Educação pela UFMT (2019)/Bolsa Capes/Fapeg. Professora Associada da Universidade Federal de Goiás no Curso de Pedagogia e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFG (2022-atual). Editora Chefe da Revista UFG e editora Chefe da Revista Em Rede. Membro do conselho editorial da Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - RBPAE, membro do Conselho Editorial da Revista Revelli (UEG), da Revista Exitus (UFOPA) e da Revista Série-Estudos da UCDB. Líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação a Distância (GEaD/UFG/DGP-CNPq). Foi consultora e elaboradora de dois Produtos Técnicos para o Conselho Nacional de Educação (CNE) e UNESCO sobre as Políticas Públicas de Educação Superior a Distância no Brasil, entre 2002 e 2012, seu processo de expansão, regulamentação, regulação e avaliação, incluindo análises da modalidade na Formação de Professores a distância e a respeito de possíveis indicadores de qualidade para seu desenvolvimento no país (2014). Hoje possui Projeto de Pesquisa Aprovado pelo Edital Universal CNPq (2018). Atual vice-coordenadora da regional Centro-Oeste do GT-16 da Anped (2019 - atual). Trabalhou no processo de implementação da UAB na UFG, como bolsista UAB no CIAR, nas seguintes frentes de trabalho: elaboração de material didático; designer pedagógico e instrucional; elaboração de cursos e materiais; tutoria, orientação acadêmica, coordenação de disciplina; e coordenadora do curso de Formação de Autores para EaD. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, educação a distância, tecnologias e formação de professores para a educação infantil e para a educação superior.

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Published

2022-04-30

How to Cite

Campos Nori Rodrigues, M., & da Costa Britto Pereira Lima, D. (2022). INSERÇÃO E USO DE TECNOLOGIA NA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO NOS ANOS 1990: A INFLUÊNCIA DOS ORGANISMOS MULTILATERAIS NA MANUTENÇÃO DA ORDEM ECONÔMICA MUNDIAL VIGENTE: INSERTION AND USE OF TECHNOLOGY IN PUBLIC EDUCATION POLICY IN THE 1990s: THE INFLUENCE OF MULTILATERAL ORGANISMS ON THE MAINTENANCE OF THE WORKING ECONOMIC ORDER. Professare, 11(1), e2968-e2968. https://doi.org/10.33362/professare.v11i1.2968

Issue

Section

ARTIGOS