EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ENSINO DE BIOLOGIA, TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: RELAÇÕES EM PESQUISAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

YOUNG AND ADULT EDUCATION, TEACHING BIOLOGY, HISTORICAL-CULTURAL THEORY AND HISTORICAL-CRITICAL PEDAGOGY: RELATIONSHIPS IN POSTGRADUATE RESEARCH

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v12i1.3070

Palavras-chave:

EJA, THC, PHC, Conhecimento biológico, Estado do Conhecimento

Resumo

Este estudo é o desdobramento de uma investigação de mestrado e objetiva analisar as relações entre a Educação de Jovens e Adultos, o Ensino de Biologia, a Teoria Histórico-Cultural (THC) e a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) em pesquisas de pós-graduação brasileiras com propostas de intervenção didática. Empregou-se a metodologia do Estado do Conhecimento, com recorte temporal de 1997 a 2019 e seleção das produções no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foram selecionadas e analisadas 15 dissertações. Os resultados indicam que a THC e PHC não se configuram nos principais referenciais das pesquisas e seu emprego ocorre de forma majoritariamente incidental. Os nexos estabelecidos pelos trabalhos são insipientes e focalizam o cotidiano e as experiências de vida dos sujeitos. Defende-se a necessidade de uma abordagem teórico-epistemológica a partir do Materialismo Histórico-Dialético, na qual a Teoria Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica sejam mediação viva para os vínculos sintéticos entre o conhecimento biológico e a modalidade, em uma perspectiva de organização do ensino-aprendizagem para o desenvolvimento humano omnilateral. 

Palavras-chave: EJA. THC. PHC. Conhecimento biológico. Estado do conhecimento.

 

ABSTRACT

Este estuThis study is the unfolding of a master's investigation and aims to analyze the relationships between Youth and Adult Education, Biology Teaching, Historical-Cultural Theory (THC) and Historical-Critical Pedagogy (PHC) in postgraduate research. Brazilian undergraduate courses with didactic intervention proposals. The State of Knowledge methodology was used, with a time frame from 1997 to 2019 and selection of productions in the Catalog of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). Fifteen dissertations were selected and analyzed. The results indicate that THC and PHC are not the main research references and their use is mostly incidental. The connections established by the works are incipient and focus on the subjects' daily life and experiences. The need for a theoretical-epistemological approach based on Historical-Dialectic Materialism is defended, in which Historical-Cultural Theory and Historical-Critical Pedagogy are living mediation for the synthetic links between biological knowledge and modality, in a perspective organization of teaching and learning for omnilateral human development.

Keywords: EJA. THC. PHC. Biological knowledge. State of knowledge.

Biografia do Autor

Lucas Martins de Avelar, Universidade Federal de Goiás

Doutorando e Mestre em Educação em Ciências em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (PPGECM/UFG). Licenciado em Ciências Biológicas pela UFG. Membro da Rede de Pesquisa em Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos. Membro do Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adultos

Rones de Deus Paranhos, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professor do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG. Coordenador da Rede de Pesquisa em Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos. Membro do Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adultos

Referências

AVELAR, L. M. O Ensino de Biologia na Educação de Jovens e Adultos: a perspectiva Histórico-Cultural como princípio da organização do ensino-aprendizagem. 2022. 351f. Dissertação (Mestrado Acadêmico – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022.

AVELAR, L. M.; COELHO, L. J.; GUIMARÃES, S. S. M.; PARANHOS, R. D. O conceito de conceito na formação de professores de Biologia: apontamentos a partir da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Germinal: marxismo e educação em debate, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 667–691, 2022.

AVELAR, L. M.; PARANHOS, R. D. Apropriações da Teoria Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica em pesquisas do Ensino de Biologia na Educação de Jovens e Adultos. Revista GESTO-Debate, Campo Grande, v. 7, n.1, p. 1-33, 7 fev. 2023.

CANCELLARA, C. H. P. O conhecimento em Biologia na Educação de Jovens e Adultos: aproximações com a Pedagogia Histórico-Crítica. 2017. 198f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 2017.

COELHO, L. J. Ensino de Ciências fundamentado na psicologia histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica: indicativos a partir da produção acadêmica. 2019. 198f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência), Faculdade de Ciências, Universidade Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 2019.

DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2006.

GALVÃO, A. C.; LAVOURA, T. N.; MARTINS, L. M. Fundamentos da didática histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2019.

GERALDO, A. C. H. Didática de ciências naturais na perspectiva histórico-crítica. 1.ed. Campinas: Autores Associados, 2009.

LAVOURA, T. N. A dialética do singular-universal-particular e o método da pedagogia histórico-crítica. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 2, p.4-18, mai./ago., 2018.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do Psiquismo. São Paulo: Centauro, 2004.

MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013.

OLIVEIRA, M. K. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, s/v, n.12, p. 59-73, set./dez, 1999.

PARANHOS, R. D. Ensino de Biologia na Educação de Jovens e Adultos: o pensamento político- pedagógico da produção científica brasileira. 2017. 229f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação - Universidade de Brasília. 2017.

PARANHOS, R. D.; CARNEIRO, M. H. S. Ensino de Biologia na Educação de Jovens e Adultos: distribuição da produção científica e aspectos que caracterizam o interesse intelectual de um coletivo de pesquisadores. Contexto & Educação, [S. l.], v. 34, n. 108, p. 269–286, 2019.

PORTO, M. L. O. O ensino de Biologia na educação de jovens e adultos (EJA) por meio do enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS): análise de uma proposta desenvolvida em Jequíe. 2014. 381f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2014.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2013.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica, quadragésimo ano: novas aproximações.1. ed. Campinas: Autores Associados, 2019.

SCALCON, S. À Procura da Unidade Psicopedagógica: articulando a psicologia histórico-cultural com a pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2002.

SILVA, G. L. R. Educação de jovens e adultos e Psicologia Histórico-Cultural: a centralidade do trabalho na aprendizagem e no desenvolvimento de trabalhadores precariamente escolarizados. 2011. 347f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2011.

SIMIRIO, L. V. B. Ação docente em ciências naturais na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um olhar histórico-crítico e histórico-cultural. 2020. 226 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2020.

VALENTE, J. A. S. A construção de conceitos relacionados com os movimentos terra-lua-sol por alunos da E.J.A. à luz da teoria histórico-cultural. 2007. 137f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2007.

VILANOVA, R.; MARTINS, I. Educação em ciências e educação de jovens e adultos: pela necessidade do diálogo entre campos e práticas. Ciência e educação, v.14, n.2, p. 331-346, 2008.

VOSGERAU, D. S. A. R.; ROMANOWSKI, J. P. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, jan./abr. 2014.

Downloads

Publicado

2023-04-03

Como Citar

Martins de Avelar, L., & de Deus Paranhos, R. (2023). EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ENSINO DE BIOLOGIA, TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: RELAÇÕES EM PESQUISAS DE PÓS-GRADUAÇÃO : YOUNG AND ADULT EDUCATION, TEACHING BIOLOGY, HISTORICAL-CULTURAL THEORY AND HISTORICAL-CRITICAL PEDAGOGY: RELATIONSHIPS IN POSTGRADUATE RESEARCH. Professare, 12(1), e3070-e3070. https://doi.org/10.33362/professare.v12i1.3070

Edição

Seção

Dossiê: FORMAÇÃO DOCENTE: estudos e práticas educativas