DA DITADURA MILITAR À REDEMOCRATIZAÇÃO: CAMINHOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NA PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO BRASILEIRAS (ANOS 1970 A 1990)

FROM THE MILITARY DICTATORSHIP TO REDEMOCRATIZATION: PATHS OF HISTORICAL-CULTURAL THEORY IN BRAZILIAN PSYCHOLOGY AND EDUCATION (1970's TO 1990's)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v11i3.3074

Palavras-chave:

Vigotski, Processo educacional, psicologia histórico-cultural, redemocratização, história da psicologia, redemocratization

Resumo

O presente artigo traça uma breve análise histórica do processo inicial de apropriação e difusão da psicologia histórico-cultural no Brasil, com foco no legado de Lev Semionovich Vigotski (1896-1934). O objetivo da pesquisa que lhe deu origem foi identificar especificidades do contexto político brasileiro e seu desdobramento no trabalho dos grupos que impulsionaram esse processo de difusão. Para tanto, trabalhamos com teses, livros, artigos e dossiês que recuperam a história do legado vigotskiano entre os anos 1970 (ainda durante a ditadura civil-militar) e final da década de 1990. Nossa análise mostra o decisivo impacto da redemocratização na busca por referências mais adequadas à realidade brasileira (seja na educação ou na psicologia social), com ênfase no marxismo, assim como o redesenho das políticas educacionais no bojo da redemocratização que atravessou os anos 1980 e 1990 e que acabou promovendo Vigotski à condição de um dos mais populares autores da psicologia no campo educacional em nosso país. Concluímos nosso percurso apontando como essa popularidade desdobra-se no bojo de divergências sobre a natureza política e epistemológica do seu legado.

Palavras-chave: Vigotski, Lev Semionovich (1896-1934); psicologia educacional; psicologia histórico-cultural; redemocratização; história da psicologia.

 

ABSTRACT

This article outlines a brief historical analysis of the initial process of appropriation and diffusion of historical-cultural psychology in Brazil, focusing on the legacy of Lev Semionovich Vigotski (1896-1934). The objective of the research that gave rise to it was to identify specificities of the Brazilian political context and its unfolding in the work of the groups that boosted this diffusion process. To do so, we work with theses, books, articles and dossiers that trace the history of the Vygotskian legacy between the 1970s (still during the civil-military dictatorship) and the end of the 1990s. Our analysis highlights how the search for more appropriate references to Brazilian reality (whether in education or in social psychology), with an emphasis on Marxism, played a significant role in such legacy. This process also depended on the reshaping of educational policies in the wake of redemocratization that went through the 1980s and 1990s and ended up promoting Vygotsky to the status of one of the most popular psychology authors in the educational field in our country.  We conclude our journey by pointing out how this popularity unfolds in the midst of disagreements about the political and epistemological nature of his legacy.

Keywords: Vygotsky, Lev Semionovich (1896-1934); educational psychology;  historical-cultural psychology; redemocratization; history of psychology.

Biografia do Autor

Gisele Toassa, Universidade Federal de Goiás

Psicóloga. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia (IPUSP). Docente do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação da UFG.

Flávia da Silva Ferreira Asbahr, Universidade Estadual Paulista

Psicóloga. Doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia (IPUSP). Docente do departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem da Faculdade de Educação da Unesp, campus de Bauru.

Marilene Proença Rebello de Souza, Universidade de São Paulo

Professora titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e coordenadora do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar – LIEPPE.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Toassa, G., da Silva Ferreira Asbahr, F., & Proença Rebello de Souza, M. (2022). DA DITADURA MILITAR À REDEMOCRATIZAÇÃO: CAMINHOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NA PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO BRASILEIRAS (ANOS 1970 A 1990): FROM THE MILITARY DICTATORSHIP TO REDEMOCRATIZATION: PATHS OF HISTORICAL-CULTURAL THEORY IN BRAZILIAN PSYCHOLOGY AND EDUCATION (1970’s TO 1990’s). Professare, 11(3), e3074-e3074. https://doi.org/10.33362/professare.v11i3.3074

Edição

Seção

ARTIGOS