A EDUCAÇÃO DO CAMPO E A EDUCAÇÃO RURAL: APONTAMENTOS DAS REALIDADES DO MÉXICO SOBRE AS SALAS/ESCOLAS MULTISSERIADAS/MULTIGRADO

RURAL EDUCATION AND RURAL EDUCATION: NOTES OF THE REALITIES OF MEXICO ON MULTIGRADE/MULTIGRADE CLASSROOMS/SCHOOLS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v12i2.3149

Palavras-chave:

Educação do campo, escolas multisseriadas, escuelas multigrado

Resumo

Esse texto, produto de um seminário realizado pela Red temática de investigación de educación rural – RIER- onde apresentamos uma análise comparativa entre a educação do campo no Brasil e a educação rural (México), pretende analisar quais intersecções é possível fazer entre essas propostas de ensino, tomando como base as pesquisas já realizadas e os resultados desses trabalhos. Sabendo que as salas/escolas multisseriadas são uma realidade nos dois países, com menos frequência no Brasil, é objeto dessa escrita trazer apontamentos sobre as duas realidades, mostrando o que os trabalhos já realizados apontaram. Trata-se de uma análise bibliográfica, de caráter documental, cujos documentos são as portarias, decretos e normas que norteiam essa prática nos dois países. Utilizamos os seguintes autores para a análise das escolas multisseriadas/multigrado: Hage (2006), Leite (2002), Arroyo (2011), Rocha (2022). Locks (2013), Hamodi y Aragués (2014), Marrero y Rodrigues (2012), Martinez & Bolãnos (2019), Solera (2016) e Carvilo (2021). É um estudo comparativo, que visa retratar o cenário dessas escolas no Brasil e como é possível a sua defesa, em uma perspectiva que aponta para o seu fechamento. Compreendemos que as escolas multisseriadas apresentam uma alternativa para a educação do campo, possibilitando a garantia do direito à educação para as populações rurais.

Palavras-chave: Educação do campo. Escolas multisseriadas. Escuelas multigrado.

 

ABSTRACT

This text, product of Thematic Network of research of rural education - RIER - where we present a comparative analysis between rural education in Brazil and rural education (Mexico), aims to analyze what intersections it is possible to make between these teaching proposals, from the research already carried out and the results of these works. Knowing that multiseriate classrooms / schools are a reality in both countries, it is the object of this research to provide notes on the two realities, showing what the work already done indicated. It is a bibliographic analysis, of a documentary nature, whose documents are the ordinances, decrees and norms that guide this practice in both countries. It is a comparative study, which aims to portray the scenario of these schools in Brazil and how it is possible to defend them, in a perspective that points to their closure.

Keywords: Rural education. Rural education. Multigrade schools.

Biografia do Autor

Amone Inácia Alves, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Educação, professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Manuel de Jésus Arévalo Robles, Centro de Educación Básica para Alumnos de Alto Rendimiento Escolar (CEBAARE)

Licenciado en Educación Primaria y Maestrante en Docencia para la Educación Básica por la Escuela Normal Rural “Gral. Matías Ramos Santos”. Docente en el Centro de Educación Básica para Alumnos de Alto Rendimiento Escolar (CEBAARE), Zacatecas, México. Integrante de la Red Temática de Investigación de Educación Rural (RIER)

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Publicado

2023-08-15

Como Citar

Inácia Alves, A., & Arévalo Robles, M. de J. (2023). A EDUCAÇÃO DO CAMPO E A EDUCAÇÃO RURAL: APONTAMENTOS DAS REALIDADES DO MÉXICO SOBRE AS SALAS/ESCOLAS MULTISSERIADAS/MULTIGRADO: RURAL EDUCATION AND RURAL EDUCATION: NOTES OF THE REALITIES OF MEXICO ON MULTIGRADE/MULTIGRADE CLASSROOMS/SCHOOLS. Professare, 12(2), e3149. https://doi.org/10.33362/professare.v12i2.3149

Edição

Seção

Dossiê: FORMAÇÃO DOCENTE: estudos e práticas educativas