A A RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: A UNIVERSIDADE ENTRE A PRÁTICA E A PRÁXIS

THE RELATIONSHIP BETWEEN THEORY AND PRACTICE IN THE COURSE OF THE DEGREE IN BIOLOGICAL SCIENCES: THE UNIVERSITY BETWEEN PRACTICE AND PRAXIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v12i3.3224

Palavras-chave:

Formação de professores, Relação teoria-prática, Práxis, Ciências biológicas.

Resumo

O presente texto objetiva compreender como a relação teoria-prática se (re)configura no trabalho de professores universitários dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas de duas instituições de ensino superior de Goiânia (GO). Assim, pautado no materialismo histórico dialético empreendemos uma pesquisa qualitativa por intermédio do estudo de caso coletivo. Os sujeitos da investigação constituíram-se professores universitários que atuam nos cursos, sendo a coleta de dados através de observação das aulas e entrevistas. Para leitura dos dados empregamos a Análise do Discurso. Os dados reiteram uma compreensão simplista sobre a relação teoria-prática na formação de professores de Ciências e Biologia. Por muitas vezes, a prática é apreendida como demonstração em laboratório, e a teoria momento onde o professor torna-se mero explicador de conceitos. Portanto, torna-se importante que os espaços universitários instituam políticas de formação continuada, com vista a (re)pensar uma formação que reverbere conhecimentos científicos, filosóficos e artísticos de maneira crítico-emancipadora.

Palavras-chave: Formação de professores. Relação teoria-prática. Práxis. Ciências Biológicas.

 

ABSTRACT

This text aims to understand how the theory-practice relationship is (re)configured in the work of university professors of the Degree in Biological Sciences courses at two higher education institutions in Goiânia (GO). Thus, based on dialectical historical materialism, we undertook a qualitative research through a collective case study. The subjects of the investigation were university professors who work in the courses, with data collection through observation of classes and interviews. To read the data we used Discourse Analysis. The data reiterate a simplistic understanding of the theory-practice relationship in the training of Science and Biology teachers. For many times, practice is apprehended as a demonstration in the laboratory, and theory is the moment when the teacher becomes a mere explainer of concepts. Therefore, it becomes important for university spaces to institute continuing education policies, with a view to (re)thinking an education that reverberates scientific, philosophical and artistic knowledge in a critical-emancipating manner.

Keywords: Teacher education. Theory-practice relationship. Praxis. Biological Sciences.

Biografia do Autor

José Firmino de Oliveira Neto, Universidade Federal de Goiás

Licenciado em Ciências Biológicas (UEG) e Pedagogia (UFG), mestrado e doutorado em Educação em Ciências e Matemática (UFG), Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.

Dalva Eterna Gonçalves Rosa, Universidade Federal de Goiás

Licenciada em Pedagogia (AEE), mestrado em Educação (UFG), doutorado em Educação (UNIMEP), Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.

Leandro Gonçalves Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Bacharel em Ciências Biológicas (USP), mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (USP), Professor Titular do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás.

Referências

ANDRÉ, M. E. D. A. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Líber Livro Editora, 2005.

BAKHTIN, M. M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1995.

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. 2º ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BARBOSA, I. G. Ensino, aprendizagem e desenvolvimento em um mundo em movimento: contribuições da psicologia sócio-histórico-dialética para uma didática de orientação dialética. In: SILVA, C. C.; SUANNO, M. V. R. Didática e interfaces. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2019.

BRANDÃO, C. R. O outro ou meu lado: algumas ideias de tempos remotos e atuais para pensar a partilha do saber e a educação de hoje. In: MOLL, J. et al. Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012.

CANDAU, V. M.; LELIS, I. A. A relação teoria-prática na formação do educador. In: CANDAU, V. M. Rumo a uma nova didática. 19º ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

CUNHA, M. I. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, n. 3, p. 609-625, 2013.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GUIMARÃES, V. S. Formação de professores: saberes, identidade e profissão. 4. ed. Campinas: Papirus, 2009.

JAPIASSU, H.; MARCONDES, D. Dicionário básico de filosofia. 2º ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.

LIMA, T. C. S. de; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, n. 10, p. 37-45, 2007.

MAGALHÃES, S. M. O. Profissionalização docente no contexto da universidade pública: condução do professor à expertise. In: SOUZA, R. C. C. R.; MAGALHÃES, S. M. O. (Orgs.). Poiésis e práxis II: formação, profissionalização, práticas pedagógicas. 2º ed. Goiânia: Ed. América; Ifiteg, 2014.

MAGALHÃES, S.M. O.; SOUZA, R. C. C. R. Qualidade social e produção do conhecimento. Educar em Revista, n. 58, p. 253-270, 2015.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. 4º ed. Petropolis, RJ: Vozes, 2012.

OLIVEIRA-NETO, J. F. O ensino universitário: formação e práxis docente emancipadora. Rev. Fac. Educ. (Universidade do Mato Grosso), n. 26, v. 01, p. 73- 85, 2016.

REYES-SANTANA, M. Apresentação. In: SOUZA, R. C. C. R.; MAGALHÃES, S. M. O. (Orgs.). Poiésis e Práxis II: formação, profissionalização, práticas pedagógicas. 2ºed. Goiânia: Editora América; IFITEG, 2014, p. 7-20.

SILVA, M. A. A. A corporeidade exilada da formação e da prática docente. In: MAGALHÃES, S. M. O.; SOUZA, R. C. C. R. Docência universitária I: construções, utopias, inovações. Goiânia: Editora América, 2013.

SILVA, K. A. C. P. C.; LIMONTA, S. V. Formação de professores em uma perspectiva crítico-emancipadora: a materialidade da utopia. In: SILVA, K. A. C. P. C.; LIMONTA, S. V. Formação de professores na perspectiva crítica: resistência e utopia. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2014.

Downloads

Publicado

2023-09-11

Como Citar

de Oliveira Neto, J. F., Eterna Gonçalves Rosa, D., & Gonçalves Oliveira, L. (2023). A A RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: A UNIVERSIDADE ENTRE A PRÁTICA E A PRÁXIS: THE RELATIONSHIP BETWEEN THEORY AND PRACTICE IN THE COURSE OF THE DEGREE IN BIOLOGICAL SCIENCES: THE UNIVERSITY BETWEEN PRACTICE AND PRAXIS. Professare, 12(3), e3224. https://doi.org/10.33362/professare.v12i3.3224

Edição

Seção

Dossiê: FORMAÇÃO DOCENTE: estudos e práticas educativas