Enfrentamentos de alunos do ensino médio em tempos de pandemia e ensino remoto: um estudo de caso situado
Facings of high school students in times of pandemic and remote education: a situated case study
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v14i2.3417Palavras-chave:
Concepções, Ensino médio, Ensino remoto, Processo ensino-aprendizagemResumo
No panorama desencadeado pela Pandemia da Covid-19, repensar a educação foi um desafio, sobretudo na conjuntura de distanciamento social, na tentativa de se promover uma educação crítica e libertadora que tome como ponto de partida a realidade vivenciada pelos alunos considerando a sua formação integral e cidadã via ensino remoto. Frente ao exposto, a discussão apresentada evidencia uma pesquisa de ancoragem metodológica do tipo estudo de caso qualitativo, o qual teve por instrumento de coleta um questionário Google forms distribuído a 134 alunos do ensino médio de uma rede pública estadual do interior paranaense, que puderam responder por adesão e livre escolha. Sob este enfoque, o presente estudo objetivou delinear os enfrentamentos vividos e vivenciados pelos alunos do ensino médio de uma escola da rede pública estadual paranaense inerentes ao ensino remoto e ao processo ensino-aprendizagem. Assim, os dados captados e analisados demonstraram que os enfrentamentos no contexto pandêmico de ensino remoto foram oriundos de cinco dimensões: pedagógicas, psicológicas, econômicas, políticas e sociais.
Palavras-chave: Concepções. Ensino médio. Ensino remoto. Processo ensino-aprendizagem.
Abstract: In the context of the COVID-19 pandemic, rethinking education has been a challenge, due to social distancing, aiming to promote a critical and emancipatory education grounded in students lived experiences, considering their comprehensive and civic education via remote learning. In view of the above, the discussion presented highlights methodologically anchored research of the qualitative case study type, which had as its collection instrument a Google Forms questionnaire distributed to 134 high school students from a state public school system in the interior of Paraná, who were able to respond who voluntarily participated in the study. From this perspective, the present study aimed to outline the challenges faced by high school students from a state public school in Paraná inherent to remote learning and the teaching-learning process. Thus, the data collected and analyzed demonstrated that the challenges in the pandemic context of remote learning came from five dimensions: pedagogical, psychological, economic, political, and social.
Keywords: Conceptions. High school. Remote teaching. Teaching-learning process.
Resumen: En el contexto de la pandemia de Covid-19, repensar la educación fue un desafío, especialmente en el contexto de distanciamiento social, en el intento de promover una educación crítica y liberadora que tome como punto de partida la realidad vivida por los estudiantes, considerando su formación integral y ciudadana a través del aprendizaje a distancia. Delante de lo expuesto, la discusión presentada destaca una investigación metodológicamente anclada, del tipo estudio de caso cualitativo, que tuvo como instrumento de recolección un cuestionario Google forms distribuido a 134 estudiantes de secundaria de una red pública de enseñanza estatal del interior de Paraná, que pudieron responder por adhesión y libre elección. Desde esta perspectiva, el presente estudio tuvo como objetivo describir los desafíos enfrentados por los estudiantes de secundaria de una escuela pública del estado de Paraná, inherentes a la enseñanza a distancia y al proceso de enseñanza-aprendizaje. Así, los datos recolectados y analizados demostraron que los enfrentamientos en el contexto pandémico de la enseñanza a distancia se dieron desde cinco dimensiones: pedagógica, psicológica, económica, política y social.
Palabras clave: Concepciones. Enseñanza remota. Escuela secundaria. Proceso de enseñanza-aprendizaje.
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