CRISE E MUDANÇA: SIGNIFICADO PARA A GESTÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Nelson Colossi Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP, Caçador, SC
  • Joel Haroldo Baade Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP, Caçador, SC http://orcid.org/0000-0001-7353-6648

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v4i3.820

Resumo

Gestão Universitária é um tema oportuno e relevante de interesse dos
diversos segmentos da comunidade acadêmica. Envolve as áreas da
Administração e da Educação para analisar um tipo especial de organização: a universidade. O artigo assume que a universidade é, antes de
tudo, uma instituição social e merece ser analisada sob ambos aspectos:
organizacional e institucional. A universidade está exposta a mudanças
que ocorrem em seu macro ambiente e, naturalmente, tende a refletir
em seu interior o ambiente externo. O foco central do artigo repousa,
portanto, no fator mudança; mais especificamente, discute a relação entre crise e mudança com o objetivo de sugerir reflexões sobre quem vem
primeiro, perguntando se são as crises que determinam as mudanças
ou se são as mudanças que provocam as crises. Neste sentido, o artigo
explora o significado de ambos os conceitos: crise e mudança, destacando semelhanças e diferenças entre eles. A seguir, ressalta o potencial
efetivo de resiliência da universidade, como sua característica de lidar
com a problemática crise-mudança e continuar cumprindo o seu papel
na sociedade. Por último, o artigo promove a importância da gestão
para a universidade continuar a realizar sua missão num contexto de
mudanças e crises que caracterizam a sociedade atual.

Palavras-chave: Gestão universitária. Universidade. Instituição social.
Crise. mudança. Resiliência.

Crisis and change: the meaning for university management

ABSTRACT
University Management is an opportune and relevant theme of interest for the various segments of the academic community. It involves
the areas of Administration and of Education to analyze a special type
of organization: the university. The article pressuposes that the university, above all, is a social institution and deserves to be analyzed from
both aspects: organizational and institutional. The university is exposed
to changes which occur in its macro environment and, naturally, tends
to reflect internally the external environment. The central focus of
the article lies, therefore, on the factor of change, more specifically,
it discusses the relationship between crisis and change, with the goal
of suggesting reflections on which one comes first, thus asking do the
crises determine the changes or do the changes provoke the crises? In
this sense, the article explores the meaning of both concepts: crisis and
change, highlighting similarities and differences between them. Next,
it points out the effective potential of the resilience of the university,
such as its characteristic of dealing with the crisis-change problem and
continue carrying out its role in society. Lastly, the article promotes the
importance of management for the university to continue carrying out
its mission in a context of changes and crises which characterize the
current society.
Keywords: University management. University. Social institution. Crisis. Change. Resilience.


Biografia do Autor

Nelson Colossi, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP, Caçador, SC

Possui Doutorado em Administração Universitária pela The George Washington University (1990). Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978). Graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1973). Graduação em Administração Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1974). Professor Titular Aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina onde exerceu as seguintes funções: Coordenador do Curso de Mestrado em Administração; Diretor do Instituto de Pesquisa em Administração Universitária; Coordenador de Cursos de Mestrados em Administração Interinstitucionais; Chefe de Departamento do Curso de Ciências da Administração. Atualmente é sócio-gerente da empresa NLC Consultoria em Gestão Universitária. Professor Celetista (40 Horas) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). É professor convidado do Curso de Doutorado em Administraçao da Universidad de la Empresa de Montevideo (UDE), Unruguai. Tem interesse Gestão e Planejamento Estrategico, Desenvolvimento Institucional de IES, Comportamento Organizacional, Competencias Gerenciais.

Joel Haroldo Baade, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP, Caçador, SC

Possui Doutorado (2011 - Conceito CAPES 6), Mestrado (2007 - Conceito CAPES 6) em Teologia na área de História da Igreja na América Latina pela Escola Superior de Teologia - Faculdades EST (São Leopoldo/RS). Tem especialização em Administração Escolar, Supervisão e Orientação pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci ? UNIASSELVI (2013). Graduação em Teologia Escola Superior de Teologia - Faculdades EST (São Leopoldo/RS) (Conceito 5). É graduando em Administração pela Universidade do Contestado (UnC). A sua formação inclui temas como História das Religiões, História da Educação, Hermenêutica, Correntes Pedagógicas, Sociologia, Filosofia, Teoria Curricular, Metodologia de Pesquisa, Gestão Educacional. Também tem formação e experiência na área de educação a distância (EAD). Desde fevereiro de 2011, é professor da UNIARP (Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe em Caçador-SC), lecionando disciplinas como Sociologia, Filosofia, Sociologia da Educação, Sociologia Rural, Psicologia da Educação, História da Educação, História da África, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica e Metodologia Científica e da Pesquisa em Cursos de Graduação. Em cursos de Pós-Graduação atua principalmente na área de metodologia da pesquisa. Desde junho de 2012, é Coordenador de Pesquisa e da comissão para implementação do programa de pós-graduação stricto sensu da Uniarp. Preside, ainda, o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UNIARP. É representante da UNIARP no Programa Ciência sem Fronteiras do Governo Federal. Membro da Câmara de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da ACAFE (Associação Catarinense de Fundações Educacionais). É líder do Grupo de Pesquisa em Ética, Cidadania e Sustentabilidade (CNPq). Atua também no Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Processos Formativos em Educação - UNIARP (CNPq); e Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Estudos em Saúde - GIES/UNIARP (CNPq), que liderou de 2012 a 2014. É editor-chefe da Revista Interdisciplinar de Estudos em Saúde (RIES/UNIARP). Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC). Docente e Pesquisador do Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento e Sociedade e do Mestrado Profissional em Educação da UNIARP.

Publicado

2016-03-22

Como Citar

Colossi, N., & Baade, J. H. (2016). CRISE E MUDANÇA: SIGNIFICADO PARA A GESTÃO UNIVERSITÁRIA. Professare, 4(3), 69–84. https://doi.org/10.33362/professare.v4i3.820

Edição

Seção

ARTIGOS

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