A ESCUTA DO (IN)DIZÍVEL DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL ACERCA DO COTIDIANO ESCOLAR
LISTENING TO THE (UN)SAYABLE OF EARLY CHILDHOOD EDUCATION STUDENTS ABOUT DAILY SCHOOL LIFE
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v12i2.3121Keywords:
Observação Participante, Cotidiano Escolar, PsicanáliseAbstract
A pesquisa referida visou analisar falas, expressões e manifestações de crianças sobre suas experiências no cotidiano escolar da educação infantil. Para atingir os objetivos, a pesquisadora acompanhou uma turma de Educação Infantil, com alunos na faixa etária entre cinco a sete anos, em escola particular de Joinville/SC, a partir dos pressupostos da Observação Participante. Nesse sentido, a construção dos dados ocorreu por meio de observação participante e os apontamentos foram desenvolvidos no encontro entre os participantes e a pesquisadora, pela via transferencial. O processo de organização do material coletado nas observações, se deu mediante a Análise de Conteúdo e o referencial teórico teve a perspectiva psicanalítica como norteadora para a discussão dos dados. Como resultado, pode-se constatar que sobressaíram aspectos relacionados às preferências dos alunos acerca da rotina escolar; as aproximações nas relações discentes e algumas pontuações referentes a descobertas dos corpos, que são enfatizadas na relação entre os pares. Assim, através da observação, pode-se dizer que é fundamental fazer uma escuta atenta das crianças como protagonistas do cotidiano escolar, refletindo sobre a relação formativa, onde educação e conhecimentos entre os sujeitos se aproximam, independente do lugar que cada um ocupa no ambiente escolar. Por fim, as expressões das crianças apontam para o enlace entre educação e psicanálise, direcionando como possibilidade de construções onde alguns desejos se manifestam no ponto onde se escapa algo possível de ser enunciado e justamente por isso anunciam o inconsciente.
Palavras Chave: Observação Participante. Cotidiano Escolar. Psicanálise.
ABSTRACT
The research aimed to analyze the statements, expressions and manifestations of children about their experiences in the daily school life of early childhood education. To achieve the objectives, the researcher followed a class of Early Childhood Education, with students aged between five and seven years, in a private school in Joinville/SC, based on the assumptions of participant observation. In this sense, the construction of the data occurred through participant observation and the notes were developed in the meeting between the participants and the researcher, through the transferential route. The process of organizing the material collected in the observations was through content analysis and the theoretical framework had the psychoanalytic perspective as a guide for the discussion of the data. As a result, it can be seen that aspects related to students' preferences about the school routine were out of the way; the approximations in student relationships and some scores referring to body discoveries, which are emphasized in the relationship between peers. Thus, through observation, it can be said that it is essential to make a careful listening of children as protagonists of school daily life, reflecting on the formative relationship, where education and knowledge among the subjects approach, regardless of the place that each one occupies in the school environment. Finally, the children's expressions point to the link between education and psychoanalysis, directing as a possibility of constructions where some desires manifest themselves at the point where something possible to be enunciated escapes and precisely for this reason they announce the unconscious.
Keywords: Participant Observation. Daily School Life. Psychoanalysis.
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