ANÁLISE DA FORMAÇÃO CIDADÃ EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE FRAIBURGO, SC
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v6i2.1327Resumen
Sabe-se da importância que a educação tem para o desenvolvimento de uma nação, não menos distante para o desenvolvimento de uma região em específico. Com isso, tendo em vista a educação levada a cabo na história brasileira desde a Era Vargas até o governo de Dilma Rousseff e o que se pensa hoje como uma educação para o futuro levando em conta o surgimento dos direitos humanos nos termos de Morin, a presente dissertação teve como objetivo analisar as características da educação desenvolvida na Escola de Educação Básica São José no município de Fraiburgo, SC, que possui diferencial de qualidade. No aspecto metodológico, a dissertação constitui-se de pesquisa de natureza básica e utilizou-se do método exploratório e descritivo. Quanto ao procedimento técnico, deu-se de forma bibliográfica e através de levantamento. Conclui-se que as principias características da Escola que auxiliam na ação ativa da cidadania são: o entendimento do conhecimento como uma construção contínua; a definição dos papeis de aluno/a e professor; a ligação da Escola com o dia a dia dos alunos/as; a possibilidade de expor as ideias; a valorização das competências; o incentivo à cidadania; a importância do planejamento pessoal atrelado ao futuro; a abordagem interdisciplinar; a felicidade e o bem-estar e, por último, a criticidade.
Palavras-chave: Desenvolvimento. Educação. Cidadania. Ensino Médio. Fraiburgo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).