Entrevista: Lucídio Bianchetti
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v6i3.1504Resumen
Lucídio Bianchetti, natural de David Canabarro, RS, possui graduação em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional pela Universidade de Passo Fundo (1978), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982) e Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), Estágio pós-doutoral na Universidade do Porto, Portugal (2009). Pesquisador 1B do CNPq. Atualmente é professor Aposentado/Voluntário no Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Visitante no PPGEDU UNISINOS (2016/CNPq). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Pós-graduação; Formação de Pesquisadores; Trabalho, Tecnologia e Qualificação Profissional. Além de inúmeros artigos, dentre suas publicações, em formato de livros/coletâneas, como autor, coautor e coorganizador, destacam-se: 1. A bússola do escrever. Desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações (3ª ed., Cortez, 2012); 2. A Trama do Conhecimento: Teoria, método e escrita em ciência e pesquisa (2ª ed., Papirus, 2011); 3. Dilemas da pós-graduação. Gestão e avaliação (Autores Associados, 2009); 4. Interdiciplinaridade. Para além da filosofia do sujeito (9ª ed., Vozes, 2011); 5. Utopias e distopias na modernidade. Educadores em diálogo com T. Morus, F. Bacon, J. Bentham, A. Huxley e G. Orwell (Editora UNIJUÍ, 2014); 6. O fim dos intelectuais acadêmicos? Induções da CAPES e desafios às Associações Científicas (Autores Associados, 2015); 7. O Processo de Bolonha e a globalização da educação superior. Antecedentes, implementação e repercussões no quefazer dos trabalhadores da educação (Mercado de Letras, 2015); 8. Da universidade à commoditycidade. Ou de como e quando, se a educação/ formação é sacrificada no altar do mercado, o futuro da universidade se situaria em algum lugar do passado (Mercado de Letras, 2017); 9. Publique, apareça ou pereça. (Editora da UFBA, no prelo).Descargas
Publicado
2017-12-18
Cómo citar
Baade, J. H. (2017). Entrevista: Lucídio Bianchetti. Professare, 6(3). https://doi.org/10.33362/professare.v6i3.1504
Número
Sección
DEPOIMENTOS-ENTREVISTAS
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).