A EDUCAÇÃO FÍSICA CONCEBIDA COMO EDUCAÇÃO INTEGRAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

PHSYSUCAL EDUCATION DESIGNED AS COMPREHENSIVE EDUCATION IN THE EARLY GRADES OF ELEMENTARY EDUCATION

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v12i3.3271

Resumen

O presente artigo teve por objetivo realizar um estudo acerca da disciplina de educação física escolar, como componente curricular na formação integral do educando. Apresenta um breve estudo da Educação Física acerca das abordagens pedagógicas aplicadas ao ambiente escolar sendo elas: Abordagem Psicomotora: estudada por um conjunto de campos científicos como a Neurologia, a Psicologia, a Educação entre outros que busca o desenvolvimento de capacidades básicas (sensoriais, perceptivas e motoras), otimizando através da Educação Física a aprendizagem de conteúdos de outras disciplinas. Abordagem Desenvolvimentista: tem como seu conteúdo habilidades básicas, habilidades específicas, jogo, esporte e dança. Sua finalidade é a adaptação aos valores presentes na sociedade, a temática principal fica por conta das habilidades, aprendizagem e desenvolvimento motor. Abordagem Construtivista: tem como conteúdo brincadeiras populares, jogo simbólico e jogo de regra. Sua finalidade é a construção do conhecimento através do resgate do conhecimento do aluno para solução de problemas. A temática principal fica por conta da cultura popular, do jogo e do que é lúdico. Abordagem Crítico – Superadora: têm como conteúdos os conhecimentos sobre o jogo, esporte dança e ginástica. Sua finalidade é a transformação social para isso usam uma tematização da aula. A temática principal é a cultura corporal em uma visão holística. Abordagem dos Parâmetros Curriculares Nacionais: tem como objetivo principal a busca por uma sistematização da educação através de temas transversais para uma promoção de uma interdisciplinaridade.  Contempla um estudo acerca da função pedagógica da Educação Física nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

Palavras-chave: Educação Física. Abordagens Pedagógicas. Função Pedagógica.

 

ABSTRACT

This article aims to conduct a study about the discipline of physical education as a curriculum component in the integral formation of the student. Presents a brief study of Physical Education about the pedagogical approaches applied to the school environment which are: Psychometric Approach: studied by a number of scientific fields such as neurology, psychology Education among others seeking to develop basic skills (sensory , perceptual and motor ) , by optimizing physical education learning content from other disciplines . Developmental Approach: has as its content basic skills, specific skills, play, sport and dance. Its purpose is to adapt to the values ​​present in society , the main issue is due to the skills, learning and motor development. Constructivist approach: its popular games content, symbolic play and game regret. Sea purpose is the construction of knowledge through the redemption student knowledge for troubleshooting. The main theme is up to the popular culture of the game and that is playful. Critical Approach - surpassing: have the content knowledge of the game, sport dance, and gymnastics. Its purpose is social transformation for this class use a theming. The main theme is the body culture in a holistic view. Addressing the National Curriculum Parameters: aims to search for a systematization of education through cross for promoting interdisciplinary themes. Includes a study about the educational role of Physical Education in the early grades of elementary school.

Keywords: Physical Education. Pedagogical Approaches. Pedagogical Function.

Biografía del autor/a

Jorge Roberto Alves dos Santos, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Mestrando em Gestão de Políticas Públicas. Univali – Universidade do Vale do Itajaí.

Joel Haroldo Baade, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Doutorado (2011 - Conceito CAPES 6) e Mestrado (2007 - Conceito CAPES 6) em Teologia pela Escola Superior de Teologia - Faculdades EST (São Leopoldo/RS). Especialização em Administração Escolar, Supervisão e Orientação pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2013). Graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia - Faculdades EST (São Leopoldo/RS) (Conceito 5). Graduação em Administração pela Universidade do Contestado (UnC, 2016). A formação inclui temas como Ética, Pesquisa, Metodologia de Pesquisa, História das Religiões, História da Educação, Hermenêutica, Correntes Pedagógicas, Sociologia, Filosofia, Teoria Curricular, Gestão Educacional. Formação e experiência na área de educação a distância (EAD). Desde fevereiro de 2011, professor da UNIARP (Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe em Caçador-SC), lecionando diversas disciplinas em nível de graduação e pós-graduação. Líder do Grupo de Pesquisa em Ética, Cidadania e Sustentabilidade (CNPq). Editor-chefe da Revista Visão de Gestão Organizacional. Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC). Docente e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade e do Mestrado Profissional em Educação da UNIARP. Coordenador geral do programa de Educação a Distância do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Sua pesquisa, produção técnica e tecnológica estão concentradas na Epistemologia, Interdisciplinaridade e Ética na construção do conhecimento, desde a Educação Básica até a Pós-Graduação.

Citas

BRACHT, Valter. Educação Física e aprendizagem social. Porto Alegre: Magister, 1992.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: educação física. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em ˂<-htt//portal-domêsc.gov.br.//>˃. Acessado em agosto de 2008.

CASTELLANI FILHO, Lino. Educação Física no Brasil: a história que não se conta. Campinas: Papirus, 1988.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 2009.

DARIDO, Suraya C. Educação física escolar: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2003.

FARIA FILHO, L.M. de. “História da escola primária e da educação física no Brasil: Alguns apontamentos”. In: SOUSA, E.S. de e VAGO, T.M. (orgs.). Trilhas e partilhas; educação física na cultura escolar e nas práticas sociais. Belo Horizonte: Cultura, 1997, 43-58.

FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática. São Paulo, Scipione, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J.C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2001.

GALLARDO, Jorge Sergio Pérez. Didática da educação física: a criança em movimento; jogo, prazer e transformação.Sao Paulo: FTD, 1998.

GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. Educação Física progressista: a pedagogia crítico-social dos conteúdos e a Educação Física brasileira. 2ª ed. São Paulo: Loyola, 1988.

LE BOULCH, Jean. A educação pelo movimento a psicocinética na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1983.

LE BOULCH, Jean. Desenvolvimento psicomotor - do nascimento até os seis anos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1982.

LIBANEO, José C. Didática. São Paulo: Cortez, 1991.

LUCKESI, C. Filosofia da educação . São Paulo : Cortez, 1991.

MANOEL, E. J. Desenvolvimento motor: implicações para a educação física escolar. In. Revista Paulista de Educação Física, v 8, nº1, p. 82-97, 1994.

MEDINA, João Paulo. A educação cuida do corpo... e"mente". 2ª ed. Campinas: Papirus, 1983.

NEGRINE, Airton. Aprendizagem e desenvolvimento infantil: psicomotricidade.v 3. Porto Alegre: Edita. 1998.

NEIRA, Marcos Garcia. Educação física: desenvolvendo competências. São Paulo: Phorte, 2003.

OLIVEIRA, Vitor Marinho de. Consenso e conflito da Educação Física brasileira. Campinas: Papirus, 1994.

PICCOLO, Vilma L. Nista. (org). Educação física escolar:ser... ou não ser? 3ª ed. Campina, SP: Editora da Unicamp, 1995.

SAVIANI, Demerval. A pedagogia histórica-crítica no quadro das tendências críticas da educação brasileira. ANDE. São Paulo, v. 6, n. 11, p. 15-21, 1986.

TANI, Go et alii. Educação física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: Ed Pedagógica e Universitária, 1988.

Publicado

2023-11-03

Cómo citar

Santos, J. R. A. dos, & Baade, J. H. (2023). A EDUCAÇÃO FÍSICA CONCEBIDA COMO EDUCAÇÃO INTEGRAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PHSYSUCAL EDUCATION DESIGNED AS COMPREHENSIVE EDUCATION IN THE EARLY GRADES OF ELEMENTARY EDUCATION. Professare, 12(3), e3271. https://doi.org/10.33362/professare.v12i3.3271

Número

Sección

ARTIGOS

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2 3 4 5 > >>