VISÃO BASEADA EM RECURSOS NO CLUSTER VITIVINÍCOLA DA SERRA GAÚCHA

Autores

  • Bibiana Skrebsky de Almeida Universidade de Caxias do Sul
  • Flávia Camargo Bernardi Universidade de Caxias do Sul
  • Uiliam Hahn Biegelmeyer Universidade de caxias do Sul
  • Tânia Craco Universidade de Caxias do Sul
  • Maria Emilia Camargo Universidade de Caxias do Sul
  • Alice Munz Fernandes Universidade Federal do RS
  • Mayara Pires Zanotto Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v7i2.1625

Palavras-chave:

Clusters. Visão Baseada em Recursos. Vantagem Competitiva

Resumo

O presente estudo foi realizado por meio de uma revisão da literatura sobre clusters e a Visão Baseada em Recursos (RBV). O artigo teve como objeto de estudo o cluster vitivinícola da Serra Gaúcha/RS. Com o referido estudo foi possível compreender como a RBV pode ser utilizada para criar vantagens competitivas.  A metodologia utilizada foi uma pesquisa básica de revisão de literatura, exploratória, bibliográfica e documental. Averigou-se como resultado que o cluster apresenta potencial para se destacar internacionalmente, desde que analise seus recursos e a maneira como eles podem ser estratégicos, principalmente com espumantes e vinhos tintos da variedade merlot, que já possuem reputação firmada. Também foi observado que o cluster apresenta alguns desafios:  distribuição, equilibrio entre a produção e a oferta e a concorrência com vinhos importados.

Palavras-Chave: Clusters. Visão Baseada em Recursos. Vantagem Competitiva.

 

Resource-based vision in the cluster of Saw Gaúcha Wildlife

Abstract: The present study was carried out through a review of the cluster literature and the Resource Based View (RBV). The article had as object of study the viticulture cluster of Serra Gaúcha / RS. With this study it was possible to understand how RBV can be used to create competitive advantages. The methodology that was used, was based in a basic research of literature review, exploratory, bibliographical and documentary. It has emerged that the cluster has the potential to stand out internationally as long as it analyzes its resources and the way they can be strategic, especially with sparkling wines and merlot red wines, which already have a reputation. It was also observed that the cluster presents some challenges: distribution, balance between production and supply and competition with imported wines.

Keywords: Clusters. Resource Based View. Competitive Advantages.

Biografia do Autor

Bibiana Skrebsky de Almeida, Universidade de Caxias do Sul

Bacharel em Comunicação

Flávia Camargo Bernardi, Universidade de Caxias do Sul

Mestre em Administração

Uiliam Hahn Biegelmeyer, Universidade de caxias do Sul

Doutor em Administração

Tânia Craco, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Administração

Maria Emilia Camargo, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Engenharia de Produção

Alice Munz Fernandes, Universidade Federal do RS

Mestre em Administração

Mayara Pires Zanotto, Universidade de Caxias do Sul

Mestre em Administração

Referências

MAFEZOLLI,E. Programa de Treinamento e Desenvolvimento Através da Leitura para os Colaboradores Técnico Administrativos do Centro Universitário de Brusque. Revista Visão: Gestão Organizacional. Volume 06, nº 01, 2017.

MORAES,J,P; SAGAZ,S,M; SANTOS,G,L; LUCIETTO,D,A.Tecnologia da Informação, Sistemas de Informações Gerenciais e Gestão do Conhecimento com Vistas à Criação de Vantagens Competitivas: Revisão de Literatura.Revista Visão: Gestão Organizacional, Vol 07, nº01, 2018.

PORTER, M.E. Clusters and the new economics of competition. Harvard Business Review, v. 76, n. 6, nov./dec., p. 77-90, 1998.

BARNEY, J. B. Strategic factor markets: expectations, luck and business strategy. Management Science, v. 32, n. 10, p.1231-1241, 1986.

BARNEY, J.B. Firm Resources and Sustained Competitive Advantage. Journal of Management, v.17, p.99-120, 1991.

BARNEY, J.B. Gaining and Sustaining Competitive Advantage. Reading – MA: Addison-Wesley Publishing Company, 1996.

BELSO-MARTINEZ, J.A. Why are some Spanish manufacturing firms internationalizing rapidly? The role of business and institutional international networks. Entrepreneurship & Regional Development, v. 18, 207–226, Maio, 2006.

BECATTINI, G. Italian Industrial District: Problems and Perspectives. International Studies of Management & Organization, v. 21, n. 1, p. 83 –90, Spring, 1991.

CALVET, J. Les Clusters Vitivinicoles Français a AOC: Une analyse en termes de biens clubs. Working Paper, 2005

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

DE ALMEIDA, B. S.; BERNARDI, F. C.; BIEGELMEYER, U. H.; CRACO, T.; CAMARGO, M. E.; FERNANDES, A. M.; ZANOTTO, M. P. VISÃO BASEADA EM RECURSOS NO CLUSTER VITIVINÍCOLA DA SERRA GAÚCHA. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 7, n. 2, p. 104–120, 2018. DOI: 10.33362/visao.v7i2.1625. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/1625. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)