ANÁLISE DE INDICADORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SOB ENFOQUE PÚBLICO E PRIVADO: A RELAÇÃO UNIVERSIDADE E SOCIEDADE

ANALYSIS OF HIGHER EDUCATION INDICATORS FROM A PUBLIB AND PRIVATE FOCUS: THE UNIVESITY AND SOCIETY RELATIONSHIP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v9i2.2427

Palavras-chave:

Universidades. Gestão Universitária. Educação Superior. Indicadores.

Resumo

É intrínseca a relação entre as universidades e a sociedade, em que uma influência a outra, e ambas são beneficiadas dessa relação. Entretanto, alguns autores tem refletido sobre se essa relação é equilibrada e se a resultante contribui para um ambiente socialmente democrático. Tendo por objetivo contrastar indicadores da educação superior com as reflexões de alguns autores, sob o enfoque do setor público e privado, este artigo levantou pesquisas empíricas sobre a evolução de matrículas em cursos de graduação no setor privado e público, números de instituições de educação superior públicas e privadas, programas de financiamento estudantil e de assistência estudantil. Por meio de análises interpretativistas, concluiu-se que o Estado tem direcionado o enfoque da educação superior para o setor privado, ao mesmo tempo em que tem promovido políticas públicas para o financiamento e assistência aos estudantes que desejam ingressar e permanecer em cursos de graduação.

Palavras-Chave: Universidades. Gestão Universitária. Educação Superior. Indicadores.

Abstract: The relationship between universities and society is intrinsic, in which one influence the other, and both benefit from this relationship. However, some authors have reflected whether this relationship is balanced and whether the resulting one contributes to a socially democratic environment. With the objective of contrasting higher education indicators whit the reflections of some authors, under the public and private sector approach, this article raised empirical research on the evolution of enrollment in undergraduate courses in the private and public sector, numbers of higher education institutions public and private, student finance and student assistance programs. Through interpretive analysis, it was conclude that the State has directed the focus of higher education on the private sector, while promoting public policies for financing and assisting students who wish to enter and remain in undergraduate courses.

Keywords: Universities. University Management. Higher Education. Indicators.

 

Referências

ALMEIDA, Denise Ribeiro e; ALMEIDA, Leonardo Ribeiro de; TEIXEIRA FILHO, Antônio Raimundo Cardoso. Massificação do ensino superior brasileiro: um modelo de privatização a partir dos programas FIES e PROUNI. Anais do XVII Colóquio Internacional de Gestão Universitária. 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/181131/101_00066.pdf. Acesso em 09 jul. 2020.

BIANCHETTI, Lucídio; SGUISSARDI, Valdemar. Da Universidade à Commoditycidade ou de como e quando, se a educação/formação é sacrificada no altar do mercado, o futuro da universidade se situaria em algum lugar do passado. São Paulo: Mercado das Letras, 2017.

BORGES, Gabriela Fernanda Silva; RIBEIRO, Elisa Antônia. A expansão da educação superior brasileira a partir dos anos 90: democratização ou massificação? Revista Triângulo, v. 12, n. 1, 2019, p. 103-118. ISSN 2175-1609. Uberaba, Minas Gerais. Disponível em: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/3450/3500. Acesso em: 09 jul. 2020.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituiçao.htm>.

CAMARGO, Murilo Silva de. A evolução dos indicadores da educação superior brasileira no período 2003 a 2013: dados e resultados das políticas públicas implementadas. Anais do XIV Colóquio Internacional de Gestão Universitária. 2014. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/131810/2014-179.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 10 jul. 2020.

CHAUI, Marilena de Souza. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação. N.2, 2003, p. 5-15. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n24/n24a02.pdf>Acesso em: 26 mar. 2020

CORBUCCI, Paulo Roberto; KUBOTA, Luiz Claudio; MEIRA, Ana Paula Barbosa. Evolução da educação superior privada no brasil: da reforma universitária de 1968 à década de 2010. Radar, Brasília, v.46, ago. 2016, p.7-12. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/7066/1/Radar_n46_evolu%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em 09 jul. 2020.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

WOODS JR. Thomas E. Como a Igreja Católica construiu a civilização Ocidental. São Paulo: Quadrante, 2008.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

HEIL, G. P.; ORNELAS SILVA, J. E. . ANÁLISE DE INDICADORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SOB ENFOQUE PÚBLICO E PRIVADO: A RELAÇÃO UNIVERSIDADE E SOCIEDADE: ANALYSIS OF HIGHER EDUCATION INDICATORS FROM A PUBLIB AND PRIVATE FOCUS: THE UNIVESITY AND SOCIETY RELATIONSHIP. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 9, n. 2, p. 254–263, 2020. DOI: 10.33362/visao.v9i2.2427. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/2427. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos