BEM VIVER E FELICIDADE NO TRABALHO: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA
WELL LIVE AND HAPPINESS AT WORK: THE PERCEPTION OF UNIVERSITY TEACHERS OF A PRIVATE INSTITUTION
DOI:
https://doi.org/10.33362/visao.v10i2.2750Palavras-chave:
Bem Viver, Felicidade no Trabalho, Professores UniversitáriosResumo
O presente estudo tem como proposta através do instrumento de pesquisa saber qual a forma sentida pelos docentes universitários de uma instituição privada de ensino superior, situada na cidade de Santa Maria/RS como eles percebem a felicidade e qualidade de vida no trabalho (QVT) ou bem viver nas instituições em que trabalham. A busca de conciliar o bem viver no ambiente de trabalho, tornou-se uma estratégia imprescindível para as instituições de maneira geral, pois os colaboradores passam maior parte do seu tempo dentro das organizações, e essas precisam buscar estratégias que acompanhem constantemente os indicadores de qualidade e felicidade no ambiente organizacional. Os temas felicidade e bem viver fazem parte da rotina nas organizações, sempre buscando o bem-estar e auxiliando a saúde dos colaboradores, e com isso melhorar o desempenho da organização. A importância do estudo justifica-se perante o impacto que a falta de felicidade no trabalho e a incidência de fontes de pressão e a cobrança são mais elevadas. Com os resultados obtidos através da pesquisa é possível identificar ações que possam melhorar esses quesitos, visando manter um clima harmônico que contribua para o alcance dos resultados institucionais.
Palavras-Chave: Bem Viver. Felicidade no Trabalho. Professores Universitários.
Abstract: The present study proposes, through the research instrument, to know how university professors of a private higher education institution, located in the city of Santa Maria/RS, feel how they perceive happiness and quality of life at work (QWL) or living well in the institutions where they work. The quest to reconcile well-being in the work environment has become an essential strategy for institutions in general, as employees spend most of their time within organizations, and these need to seek strategies that constantly monitor the indicators of quality and happiness in the organizational environment. The themes of happiness and well being are part of the routine in organizations, always seeking the well-being and helping the health of employees, and thus improving the organization's performance. The importance of the study is justified by the impact that the lack of happiness at work and the incidence of pressure and demand sources are higher. With the results obtained through the research, it is possible to identify actions that can improve these requirements, aiming to maintain a harmonious climate that contributes to achieving institutional results.
Keywords: Live Well. Happiness at Work. University Teachers.
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