CADÊ O TROCO DA MINHA COMPRA: MARKETING ENGANOSO

WHERE´S THE CHANGE FOR MY PURCHASE: DECEPTIVE MARKETING

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v11i2.2908

Palavras-chave:

Troco, Retenção, Consumidor, Empresa, Marketing enganoso

Resumo

O presente ensaio visa demonstrar a prática de supressão de unidade fracionada de moeda de menor valor (troco), indevidamente justificada pelas empresas pela falta destas em circulação no mercado, incorrendo em costume ilegal e danoso aos clientes, em nome da estratégia mercadológica, nomenclatura utilizada de forma enganosa, em seu dia a dia. Tem por escopo, ainda, o objetivo de alertar que tal prática, por parte das empresas, gera significativo prejuízo ao sistema econômico e financeiro do país, pois desequilibra o processo de distribuição de rendas e riquezas, vez que parte delas fica retida com quem não deveria ter tal contemplação, porquanto estes valores são, de fato e de direito, de seus consumidores. Por fim, a pesquisa trata sobre o marketing enganoso, que se exibe como sendo um “costume institucionalizado” no cotidiano dos estabelecimentos e que deve ser combatido pelos órgãos de fiscalização do consumidor, de maneira que haja pleno respeito aos seus clientes.

Palavras-Chave: Troco. Retenção. Consumidor. Empresa. Marketing enganoso.

 

Abstract: This essay aims to demonstrate the practice of suppressing fractional units of lesser value currency (change), unduly justified by companies due to their lack of circulation in the market, incurring in an illegal and harmful custom to customers, in the name of the marketing strategy, nomenclature used deceptively, in their daily lives. Its scope is also to warn that such practice, on the part of companies, generates significant damage to the country´s economic and financial system, as it unbalances the process of income and wealth distribution, since part of it is retained with those who do not should have such contemplation, because these values are, in fact and in law, of its consumers. Finally, the research deals with deceptive marketing, which is displayed as an “institutionalized custom” in the daily life of establishments and that must be fought by consumer inspection agencies, so that there is full respect for their customers.

Keywords: Thing. Retention. Consumer. Company. Deceptive marketing.

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Publicado

2022-11-07

Como Citar

BELO DE SOUZA, S.; CARDOSO MARQUES, E. CADÊ O TROCO DA MINHA COMPRA: MARKETING ENGANOSO: WHERE´S THE CHANGE FOR MY PURCHASE: DECEPTIVE MARKETING. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 11, n. 2, p. 155–180, 2022. DOI: 10.33362/visao.v11i2.2908. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/2908. Acesso em: 28 abr. 2024.

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Artigos