A GESTÃO E O PROFISSIONAL DE COMUNICAÇÃO

Autores

  • Adelcio Machado dos Santos Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP, Caçador, SC
  • Alexandre Carvalho Acosta Instituto Federal - Campus Videira, SC
  • Liz Barbara Borghetti Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP, Caçador, SC
  • Sandra Mari Gambin Balbinoti Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP, Caçador, SC

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v4i1.1002

Palavras-chave:

Comunicação. Gestor. Administração.

Resumo

Resumo: A comunicação social, talvez por ser uma área considerada novata na ciência, vem sofrendo importantes alterações nas últimas décadas. A globalização, somada com a agilidade dos procedimentos comunicacionais oriundos do avanço da tecnologia, tem modificado os modos de trabalho do jornalista, relações públicas e publicitário. Não podemos negar que a administração sempre andou junto com a comunicação e, é desta coirmã, que a comunicação está se espelhando para definir um profissional atualizado. Sendo a partir do “Gestor”, um perfil conhecido da administração, que faremos uma análise reflexiva, propondo neste artigo uma definição mais atualizada para o profissional comunicador.

Palavras-Chave: Comunicação. Gestor. Administração.

Management and the Professional in Communication

Abstract: The media, perhaps because it is considered a newcomer in the science area, has undergone important changes in recent decades. Globalization, coupled with the agility of procedures from the advance of communication technology has changed ways of working journalist, public relations and advertising. We can not deny that the administration has always gone along with communication, and this is sister that mirroring communication is to define a professional updated. Being from the "Manager", a profile known to the administration, we will do a reflective analysis, this article proposes an updated definition for the professional communicator.

Keywords: Communication. Mananger. Administration.

Biografia do Autor

Adelcio Machado dos Santos, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP, Caçador, SC

Pós-Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Mestre em Relações Internacionais. Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho; em Psicopedagogia; em Gestão Educacional; em Supervisão, Orientação e Administração Escolar; em Direito Civil; em Negócios Internacionais; e em Ecumenismo e Diálogo Interreligioso. Bacharel em Administração, Direito e Filosofia. Técnico em Transações Imobiliárias. Pesquisador e docente na educação superior, nomeadamente no Mestrado em Administração da Universidade do Oeste de Santa Catarina (em elaboração), participando do Núcleo de Pesquisa em Administração e Desenvolvimento Organizacional. Orientou e participou de bancas examinadoras de trabalhos acadêmicos, bem como recebeu diversas honrarias acadêmicas. Comendador pelo Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina. Trouxe à publicidade artigos em congressos, periódicos e livros. Ex-assessor da Assembléia Estadual Constituinte de Santa Catarina. Membro do Conselho Editorial de várias revistas científicas. Pesquisador nas áreas de Gestão do Conhecimento e de Administração Pública. Avaliador do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina para atividades regulatórias de cursos de graduação e credenciamento institucional. Agente Público, em gestão e assessoramento superior, no exercício de funções educacionais, legislativas e jurídicas, coordenou a elaboração de Planos de Governo do Estado de Santa Catarina. No âmbito filosófico, mantém interesse em Epistemologia e Filosofia da Mente; e, na área teológica, devota-se ao Diálogo Interreligioso. Ex-integrante do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais e do Grupo de Pesquisa em Estratégia e Inovação da Universidade do Sul de Santa Catarina, assim como do Núcleo de Pesquisa em Complexidade e Cognição da Universidade Federal de Santa Catarina. Ex-Presidente do Conselho Estadual de Educação e ex-membro dos Conselhos Estadual de Cultura e do Desporto de Santa Catarina. Estudioso da Literatura Brasileira, com ênfase na obra de Vinícius de Morais. Cultor de Artes Visuais e da Música, precipuamente Bossa Nova. Ex-docente da Unisul Virtual (educação a distância). Reitor da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Advogado (OAB/SC nº 4912), com militância em Direito Eleitoral e Processo Legislativo. Administrador (CRA-SC nº 21651), com devotamento à Administração Universitária e á Gestão de Pessoas. Jornalista (MTE/SC nº 4155), dedicado ao Jornalismo Turístico e ao Jornalismo Cultural. Turismólogo, com "expertise" em Turismo Cultural e Hotelaria. Corretor de Imóveis (Creci - SC º 15070). Deu a lume 20 (vinte) livros. Presentemente, pesquisa Ciências da Religião e Relações Internacionais. Link para currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6663595207403860

Alexandre Carvalho Acosta, Instituto Federal - Campus Videira, SC

Doutor pela Universidad Nacional Tres de Febrero (UNTREF). Mestrando no Programa Interdisciplinar em Desenvolvimento e Sociedade da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe PPG-UNIARP. Docente e pesquisador pelo Instituto Federal - Campus Videira-SC.

Liz Barbara Borghetti, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP, Caçador, SC

Mestranda do Programa de Mestrado Interdisciplinar da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, pós-graduada em Gestão de Pessoas (UNIARP), graduada em Pedagogia (UnC).

Sandra Mari Gambin Balbinoti, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP, Caçador, SC

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Desenvolvimento e Sociedade da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (PPG-UNIARP).

Publicado

2016-08-15

Como Citar

DOS SANTOS, A. M.; ACOSTA, A. C.; BORGHETTI, L. B.; BALBINOTI, S. M. G. A GESTÃO E O PROFISSIONAL DE COMUNICAÇÃO. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 4, n. 1, p. 49–62, 2016. DOI: 10.33362/visao.v4i1.1002. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/1002. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>