ELEMENTOS CARACTERÍSTICOS DA TEORIA DE LIDERANÇA COM BASE NA COMPLEXIDADE PRESENTES NA ATUAÇÃO DE GESTORES DE INDÚSTRIAS TÊXTEIS

Autores

  • Ana Cristina de Amorim Centro Universitário Católica de Santa Catarina
  • Ana Célia Bohn Centro Universitário Católica de Santa Catarina
  • Cinara Gambirage UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - UNIARP
  • Jorge Harry Harzer Centro Universitário Católica de Santa Catarina
  • Jaison Caetano da Silva Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v6i2.1219

Palavras-chave:

Gestão de Indústrias Têxteis, Teoria da Liderança com base na Complexidade, Liderança Adaptativa

Resumo

Este estudo teve por objetivo identificar os elementos característicos da Teoria de Liderança com base na Complexidade (TLC) presentes na atuação dos gestores de Indústrias Têxteis do Litoral Norte de Santa Catarina. O estudo caracteriza-se como qualitativo, de natureza exploratória e contou com a aplicação de entrevistas em profundidade, a partir de roteiro norteador de perguntas semiestruturadas para cinco gestores de Indústrias Têxteis. Os principais resultados apontam que as indústrias têxteis são organizações complexas. Também foi possível identificar as condições habilitadoras da TLC na atuação dos gestores, sendo que em duas delas prevalece o sistema hierárquico e a função administrativa, como se pôde verificar nos resultados dos respondentes R1 e R5.

Palavras-Chave: Gestão de Indústrias Têxteis. Teoria da Liderança com base na Complexidade. Liderança Adaptativa.

 

Abstract: This study aimed to identify the characteristic elements of the Complexity Leadership Theory (TLC) present in the performance of the managers of the Textile Industries of the Northern Coast of Santa Catarina. The study is characterized as qualitative, of an exploratory nature and counted on the application of in-depth interviews, based on a guideline of semi-structured questions for five managers of Textile Industries. The main results indicate that the textile industries are complex organizations. It was also possible to identify the enabling conditions of the FTA in the managers' performance, in two of them the hierarchical system and the administrative function prevail, as it was verified in the results of the respondents R1 and R5.

Keywords: Textile Industry Management. Theory of Leadership based on Complexity. Adaptive Leadership.

Biografia do Autor

Ana Cristina de Amorim, Centro Universitário Católica de Santa Catarina

Estudante de Graduação em Administração, Pesquisadora do Programa de Iniciação Científica do Centro Universitário Católica de Santa Catarina. Técnica Administrativa na mesma instituição para o setor de Projeto Comunitário de Extensão Universitária.

Ana Célia Bohn, Centro Universitário Católica de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração - Mestre em Administração - Furb - Blumenau - SC (2014). Especialista em Gestão de Recursos Humanos - Unoesc - SMOeste - SC (2008). Graduada em Administração - Unoesc - SMOeste - SC (1996). Atualmente é professora de ensino superior no Centro Universitário - Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul, além das funções de apoio à Coordenação dos Curso de Administração e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Avaliadora de Projetos de Iniciação Científica PROINPES. Membro integrante dos Núcleos Docente Estruturantes dos Cursos de Administração e Gestão de Recursos Humanos. Orientadora de trabalhos de conclusão de curso, projetos integradores e artigos científicos de Graduação e de Pós-Graduação. Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Estratégica de Pessoas, Empreendedorismo, Gestão da Qualidade, Gestão do Ensino Superior e Educação a Distância. Atua principalmente nos seguintes temas de produção científica: gestão universitária, segmento industrial têxtil, tecnologia da informação e comunicação, educação a distância e gestão de pessoas.

Cinara Gambirage, UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - UNIARP

Mestre em Administração pela UNISUL de Florianópolis SC. Especialista em Docência na Educação a Distância pela FAE de Curitiba PR. Graduada de Letras - trilíngue pela UNIARP de Caçador SC. Graduanda em Administração pela UNIARP de Caçador SC. Possui capacitação em Designer Instrucional, curso ofertado pelo Livre Docência, apresenta também curso de língua inglesa em nível avançado pela escola de línguas CCAA. Atua como professora no ensino superior. Atualmente, ministra a disciplina de Empreendedorismo nos Cursos de Engenharia Civil e Sisteas de Informação na UNIARP, e atua como analista de projetos na mesma instituição. Também possui curso na área de Games para EaD ofertado pelo Instituto Brasileiro Nacional de Desenho Instrucional.

Jorge Harry Harzer, Centro Universitário Católica de Santa Catarina

DOUTOR em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, 2015. MESTRE em Relações Econômicas e Sociais Internacionais - Área de Concentração em Gestão Internacional - Universidade do Minho - UMINHO, Braga, Portugal, 2001 (Título revalidado como Mestre em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, 2006). ESPECIALISTA em Contabilidade Gerencial e Controladoria - Fundação Educacional Regional Jaraguaense - FERJ, Jaraguá do Sul/SC, 1996. ESPECIALISTA em Finanças e Orçamentos - Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ, Jaraguá do Sul/SC, 2006. GRADUAÇÃO em Administração - Faculdades Associadas de São Paulo - FASP, São Paulo/SP, 1990. Atua nas áreas de Análise de Projetos de Investimentos, Análise de Custos, Finanças e Orçamentos.

Jaison Caetano da Silva, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Graduado em Matemática (2013) e em Administração (2014) pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Especialização em andamento em Gestão Estratégica de Finanças, Contabilidade e Controladoria pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Mestre em Administração (2016) pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Doutorando em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Tem experiência na área de compras e no suporte à área de custos e controladoria em Instituições de Ensino Superior, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Estratégia, finanças, custos e materiais. Também atuou como professor da disciplina de Matemática para o Ensino Fundamental, Médio e Superior.

Downloads

Publicado

2017-12-14

Como Citar

AMORIM, A. C. de; BOHN, A. C.; GAMBIRAGE, C.; HARZER, J. H.; DA SILVA, J. C. ELEMENTOS CARACTERÍSTICOS DA TEORIA DE LIDERANÇA COM BASE NA COMPLEXIDADE PRESENTES NA ATUAÇÃO DE GESTORES DE INDÚSTRIAS TÊXTEIS. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 6, n. 2, 2017. DOI: 10.33362/visao.v6i2.1219. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/1219. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos