ARTICULAÇÕES EM RELAÇÃO À AMPLITUDE E ADERÊNCIA EM PROL DA REFORMA DO PENSAMENTO EM EDGAR MORIN

ARTICULATIONS IN RELATION TO THE AMPLITUDE AND ADHERENCE FOR THE REFORM OF THOUGHT IN EDGAR MORIN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v12i2.3155

Palavras-chave:

complexidade fenomênica, pensamento complexo, reforma do pensamento

Resumo

A humanidade concebe e é concebida pela ciência. Esse entrelace nem sempre é (re)conhecido cientificamente. Considerando a necessidade de uma reforma do pensamento que potencialize a complexidade fenomênica com vistas a problematizar a ciência, Edgar Morin cunha o pensamento complexo. Em diálogo com este contexto, este artigo, a partir de uma revisão bibliográfica, na perspectiva qualitativa, objetiva anunciar uma articulação na intenção de contribuir com o mencionado processo reformador. Assim, escola e práticas pedagógicas criativas serão anunciadas, respectivamente, consoante a dimensão de amplitude e aderência. Contudo, em concordância com a visão de Edgar Morin, destaca-se que o pensamento complexo jamais será absoluto. Entretanto, ao inserir as discussões de Morin em um campo tão amplo como a escola, onde o labor docente faz emergir práticas pedagógicas que, criativamente, cativam (aderem) os sujeitos, é possível potencializar outras maneiras de se relacionar com os conhecimentos (ciências), podendo superar aquelas previstas no/pelo paradigma simplificador.

Palavras-chave: complexidade fenomênica. pensamento complexo. reforma do pensamento.

 

ABSTRACT

Humanity conceives and is conceived by science. This interweaving is not always (re)known scientifically. Considering the need for a reform of thought that enhances phenomenal complexity with a view to problematizing science, Edgar Morin coined complex thinking. In dialogue with this context, this article, based on a bibliographic review, from a qualitative perspective, aims to announce an articulation with the intention of contributing to the aforementioned reform process. Thus, school and creative pedagogical practices will be announced, respectively, according to the dimension of breadth and adherence. However, in line with Edgar Morin's view, it is emphasized that complex thinking will never be absolute. However, by inserting Morin's discussions into a field as broad as the school, where the teaching work gives rise to pedagogical practices that creatively captivate (adhere) the subjects, it is possible to enhance other ways of relating to knowledge (science) , which may exceed those foreseen in/by the simplifying paradigm.

Keywords: phenomenal complexity. complex thinking. thought reform.

Biografia do Autor

Alysson Carlos Ribeiro Gomes, Universidade Federal do Tocantins (PPGE/UFT)

Licenciatura Plena em Educação Física (Universidade Norte do Paraná - 2005). Mestre em Educação (PPGE/UFT – 2023). Professor de carreira na rede municipal de ensino de Palmas (TO). Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC-TO).

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins (PPGE/UFT)

Doutorado em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil (2004). Professora Associada IV da Universidade Federal do Tocantins, Brasil. Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC Coord. UB/Espanha).

Referências

BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

BEHRENS, Marilda Aparecida; PRIGOL, Edna Liz. Prática docente: das teorias críticas à teoria da complexidade. In: SÁ, R. A de; BEHRENS, M. A (Orgs). Teoria da Complexidade: contribuições epistemológicas e metodológicas para uma pedagogia complexa. Curitiba: Appris, 1999.

CHAUÍ, Marilena. Convite a filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2002.

FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: qual sentido? São Paulo: Paulus, 2003.

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, set/dez. 2016.

KUHN, Thomas Samuel. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Editora Perspectiva S.A, 1962.

MORAES, Maria Cândida. Ecologia dos saberes: complexidade, transdisciplinaridade e educação. São Paulo: Antakarana/WHH, 2008.

MORIN Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.

MORIN, E. Por uma reforma do pensamento. In: PENA-VEGA, Alfredo; NASCIMENTO, Elimar Pinheiro do. (Orgs) O pensar complexo: Edgar Morin e a crise da modernidade. Editora Garamond. Rio de Janeiro, 1999.

MORIN, Edgar. A aventura de O Método e Para uma racionalidade aberta. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2020.

MORIN, Edgar. A aventura de O Método e Para uma racionalidade aberta. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2020.

MORIN, Edgar. A minha esquerda. Porto Alegre: Editora Sulina, 2011.

MORIN, Edgar. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001b.

SANTOS, Akiko. Didática sob a ótica do pensamento complexo. Porto Alegre: Editora Sulina, 2003.

TORRE, Saturnino de La. Criatividade Aplicada: recursos para uma formação criativa. Madras, 2008.

TORRE, Saturnino de La. Dialogando com a criatividade. São Paulo: Madras, 2005.

Downloads

Publicado

2023-08-17

Como Citar

Gomes, A. C. R., & de Pinho, M. J. (2023). ARTICULAÇÕES EM RELAÇÃO À AMPLITUDE E ADERÊNCIA EM PROL DA REFORMA DO PENSAMENTO EM EDGAR MORIN: ARTICULATIONS IN RELATION TO THE AMPLITUDE AND ADHERENCE FOR THE REFORM OF THOUGHT IN EDGAR MORIN. Professare, 12(2), e3155. https://doi.org/10.33362/professare.v12i2.3155

Edição

Seção

ARTIGOS