MARKETING DIGITAL E CANAIS DE VENDA: ANÁLISE EM UMA MICROEMPRESA VAREJISTA

DIGITAL MARKETING AND SALES CHANNELS: ANALYSIS IN A RETAIL MICRO COMPANY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v11i1.2514

Palavras-chave:

Administração, Marketing digital, Canais de venda, Microempresa varejista, E-commerce

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar a viabilidade de implementação de ferramentas de vendas on-line dos produtos em uma microempresa que atua no ramo do comércio varejista de roupas e acessórios. O estudo foi desenvolvido com base no referencial teórico a respeito do composto de marketing (Produto, Preço, Praça e Promoção), com foco no “P de Praça” e no e-commerce. De natureza quantitativa e qualitativa, foi empregada a metodologia de pesquisa de campo, tendo como instrumento para coleta de dados a aplicação de questionários para 178 clientes, utilizando a ferramenta Google Forms. Os resultados apontaram que 99% dos entrevistados têm acesso à internet diariamente principalmente por meio do celular. Grande parte deles tem o costume de fazer compras pela internet por meio de sites ou pelo Instagram e apresentam média confiança em lojas on-line. Os respondentes julgam importante realizar compras on-line no período de pandemia do Coronavírus, por isso apontam que comprariam de forma on-line nesse contexto e continuariam comprando pós-pandemia. Conclui-se que o ideal para a empresa estudada é adotar site e Instagram de forma complementar como meios de vendas. Sugere-se para pesquisas futuras a aplicação da ferramenta utilizada (questionário) em outras empresas do mesmo ramo com o intuito de auxiliar na escolha de um canal de vendas on-line que melhor se adeque à empresa e aos seus consumidores.

Palavras-Chave: Administração. Marketing digital. Canais de venda. Microempresa varejista. E-commerce.

Abstract: The article aims to analyze the feasibility of implementing online sales tools of products in a microcompany that operates in the retail business of clothing and accessories. The study was developed based on the theoretical framework regarding the marketing compound (Product, Price, Square and Promotion), focusing on the "P of Square" and e-commerce. Quantitative and qualitative in nature, the field research methodology was used, using the application of questionnaires to 178 clients, using the Google Forms tool. The results showed that 99% of the interviewees have access to the Internet daily, mainly through their mobile phones. Most of them have the habit of shopping over the internet through websites or through Instagram and have average confidence in online stores. Respondents consider it important to shop online in the Coronavirus pandemic period, which is why they point out that they would buy online in this context and continue to buy post-pandemic. It is concluded that the ideal for the company studied is to adopt website and Instagram in a complementary way as means of sales. It is suggested for future research the application of the tool used (questionnaire) in other companies in the same branch in order to assist in the choice of an online sales channel that best agrees with the company and its consumers.

Keywords: Management. Digital marketing. Sales channels. Retail micro company. E-commerce.

Biografia do Autor

Aline de Souza Freitas, Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (FADIP)

Bacharela em Administração pela Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (FADIP).

Luana Ferreira dos Santos, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Adjunta do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa (DAD/UFV).

Cristina Caetano de Aguiar

Mestra em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

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Publicado

2022-05-20

Como Citar

DE SOUZA FREITAS, A.; SANTOS, L. F. dos; CAETANO DE AGUIAR, C. . MARKETING DIGITAL E CANAIS DE VENDA: ANÁLISE EM UMA MICROEMPRESA VAREJISTA: DIGITAL MARKETING AND SALES CHANNELS: ANALYSIS IN A RETAIL MICRO COMPANY. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 11, n. 1, p. 63-78, 2022. DOI: 10.33362/visao.v11i1.2514. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/2514. Acesso em: 1 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos