MARKETING DIGITAL E CANAIS DE VENDA: ANÁLISE EM UMA MICROEMPRESA VAREJISTA
DIGITAL MARKETING AND SALES CHANNELS: ANALYSIS IN A RETAIL MICRO COMPANY
DOI:
https://doi.org/10.33362/visao.v11i1.2514Palavras-chave:
Administração, Marketing digital, Canais de venda, Microempresa varejista, E-commerceResumo
O artigo tem como objetivo analisar a viabilidade de implementação de ferramentas de vendas on-line dos produtos em uma microempresa que atua no ramo do comércio varejista de roupas e acessórios. O estudo foi desenvolvido com base no referencial teórico a respeito do composto de marketing (Produto, Preço, Praça e Promoção), com foco no “P de Praça” e no e-commerce. De natureza quantitativa e qualitativa, foi empregada a metodologia de pesquisa de campo, tendo como instrumento para coleta de dados a aplicação de questionários para 178 clientes, utilizando a ferramenta Google Forms. Os resultados apontaram que 99% dos entrevistados têm acesso à internet diariamente principalmente por meio do celular. Grande parte deles tem o costume de fazer compras pela internet por meio de sites ou pelo Instagram e apresentam média confiança em lojas on-line. Os respondentes julgam importante realizar compras on-line no período de pandemia do Coronavírus, por isso apontam que comprariam de forma on-line nesse contexto e continuariam comprando pós-pandemia. Conclui-se que o ideal para a empresa estudada é adotar site e Instagram de forma complementar como meios de vendas. Sugere-se para pesquisas futuras a aplicação da ferramenta utilizada (questionário) em outras empresas do mesmo ramo com o intuito de auxiliar na escolha de um canal de vendas on-line que melhor se adeque à empresa e aos seus consumidores.
Palavras-Chave: Administração. Marketing digital. Canais de venda. Microempresa varejista. E-commerce.
Abstract: The article aims to analyze the feasibility of implementing online sales tools of products in a microcompany that operates in the retail business of clothing and accessories. The study was developed based on the theoretical framework regarding the marketing compound (Product, Price, Square and Promotion), focusing on the "P of Square" and e-commerce. Quantitative and qualitative in nature, the field research methodology was used, using the application of questionnaires to 178 clients, using the Google Forms tool. The results showed that 99% of the interviewees have access to the Internet daily, mainly through their mobile phones. Most of them have the habit of shopping over the internet through websites or through Instagram and have average confidence in online stores. Respondents consider it important to shop online in the Coronavirus pandemic period, which is why they point out that they would buy online in this context and continue to buy post-pandemic. It is concluded that the ideal for the company studied is to adopt website and Instagram in a complementary way as means of sales. It is suggested for future research the application of the tool used (questionnaire) in other companies in the same branch in order to assist in the choice of an online sales channel that best agrees with the company and its consumers.
Keywords: Management. Digital marketing. Sales channels. Retail micro company. E-commerce.
Referências
ALYRIO, Rovigati Danilo. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Administração. Volume único. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2009.
BAPTISTA, Claudio Santiago; BOTELHO, Delane. Escolha de Canais de Venda em Comércio Eletrônico. Revista de Administração Mackenzie, v. 8, n. 1, p. 59-76, 2007.
BARBOS, Betânia Palmeirim de Andrade; COSTA, Robson Antônio Tavares. Marketing nas Micro e Pequenas Empresas: Como o Marketing de Relacionamento pode se Tornar uma Ferramenta de Diferenciação e Fidelização de Clientes. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Micro e Pequenas Empresas, v.1, n 6, p.116-133, 2016.
CABRAL, Leonardo de Oliveira; et al. Mix de marketing: estudo da satisfação de clientes varejistas de uma distribuidora de produtos alimentícios gaúcha. Revista Visão: Gestão Organizacional, v. 6, n. 2, p. 28-45, 2017.
COBRA, Marcos. Administração de marketing no Brasil – 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
CRUZ, Vera Lúcia Lima; et al. Redes Sociais como Estratégia de Marketing Turístico: o Facebook e a Região Norte do Estado do Piauí-Brasil. Revista de Investigación en Turismo y Desarrollo Local, v. 5, n. 13, 2012.
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE, 2017). Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílio. PNAD Contínua TIC 2017: Internet chega a três em cada quatro domicílios do país. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/23445-pnad-continua-tic-2017-internet-chega-a-tres-em-cada-quatro-domicilios-do-pais. Acesso em: 7 set. 2019.
KOTLER, Philip. Marketing 4.0. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin L. Administração de Marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
MAYA, Paulo Cesar da Cunha; OTERO, Walter Ruben Iriondo. A influência do consumidor na era da internet. Revista da FAE, v. 5, n. 1, p. 71-81, 2002.
PALAVECINI, Andressa Carla; MIECOANSKI, Flavia Regina. Estratégias de formação do preço de venda em uma pequena empresa de materiais de construção. Revista Visão: Gestão Organizacional, v. 9, n. 2, p. 138-154, 2020.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Rio Grande do Sul: Feevale, 2013.
SANTOS, Daniele Silva; SILVA, Michelle Maia Paris. A Importância do Marketing Empresarial para Micro e Pequenas Empresas. Revista Facima Digital Gestão, Alagoas, p. 44, 2015.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE). Como Elaborar um Plano de Marketing. 2013. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/MG/Sebrae%20de%20A%20a%20Z/Plano+de+Marketing.pdf. Acesso em: 10 set. 2019.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE). Identidade Empresarial das Regionais e Microrregiões – Ponte Nova. 2015. Disponível em: https://www.sebraemg.com.br/atendimento/bibliotecadigital/documento/Diagnostico/Identidade-Territorial-das-Regioes-e-Microrregioes---Ponte-Nova. Acesso em: 30 out. 2019.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE). Coronavírus: o impacto nas vendas online. 2020. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/coronavirus-o-impacto-nas-vendas-online,ed84f8e520f71710VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 10 set. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Aline de Souza Freitas, Luana Ferreira dos Santos, Cristina Caetano de Aguiar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Estou ciente de que, através da submissão voluntária de meu texto ao corpo editorial da revista Visão, editada pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP, estou concedendo à Universidade Alto Vale do Rio do Peixe a autorização de publicar o respectivo texto na revista a título não oneroso e declarando a originalidade do texto e sua não submissão simultanea a qualquer outro periódico, em meu nome e em nome dos demais coautores, se eventualmente existirem.Reitero que permaneço como legítimo titular de todos os direitos patrimoniais que me são inerentes na condição de autor. Comprometo-me também a não submeter este mesmo texto a qualquer outro periódico no prazo de, pelo menos, um (1) ano. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso acarretará em infração e conseqüente punição tal como prevista na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).