GERAÇÃO Y: COMO ATRAIR E RETER?
DOI:
https://doi.org/10.33362/visao.v7i1.1218Palabras clave:
Geração Y, comportamento, gestão de pessoas.Resumen
A geração Y, também conhecida por geração do milênio, é representada por indivíduos nascidos entre os anos de 1980 e 1995. Caracterizada pela velocidade de acesso às informações e intimidade com os meios tecnológicos, essa geração possui uma nova visão em relação ao trabalho e, por consequência, novas expectativas. Diante disso, surge a necessidade de adaptar a gestão das empresas de maneira que se torne possível a atração, desenvolvimento e retenção desses profissionais dentro das organizações. Neste sentido, o estudo tem como objetivo identificar as características da geração Y, bem como os fatores que promovem a sua satisfação, motivação e permanência no emprego. Para que fosse possível atingir os objetivos propostos, elaborou-se uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo que fora aplicada por meio de questionário fechado veiculado por meio de redes sociais. Os resultados obtidos demonstraram que a geração Y é movida por desafios, demonstra grande interesse em adquirir novos conhecimentos e espera reconhecimento, credibilidade e crescimento profissional dentro das organizações.
Palavras-Chave: Geração Y. Comportamento. Gestão de pessoas.
Abstract: The generation Y, also known by generation of the millennium, is represented by individuals born between the years of 1980 and 1995. Characterized by the speed of access to information and intimacy with technological means, this generation has a new vision in relation to work and, consequently, new expectations. Faced with this, there is a need to adapt the management of companies in a way that makes it possible to attract, develop and retain these professionals within organizations. In this sense, the research aims to identify the characteristics of generation Y, as well as the factors that promote their satisfaction, motivation and permanence in employment. In order to achieve the proposed objectives, an exploratory and descriptive research was developed and applied through a closed questionnaire carried out through social networks. The results show that the Y generation is driven by challenges, shows great interest in acquiring new knowledge and expects recognition, credibility and professional growth in organizations.
Keywords: Generation Y. Behavior. People management.
Citas
BALDIN, Nelma; MUNHOZ, Elzira M. Bagatin. Educação ambiental comunitária: uma experiência com a técnica de pesquisa snowball (bola de neve). 2011. Disponível em: . Acesso em: 21/06/2017.
BAUER, Berna. Você sabe o que é geração Y? 2010. Disponível em: <https://www.bernabauer.com/voce-sabe-o-que-e-a-geracao-y/>. Acesso em: 01/11/2016.
DOS SANTOS, Cristiane Ferreira et al. O processo evolutivo entre as gerações X, Y e Baby Boomers. 2011. Disponível em: <http://www.professores.uff.br/screspo/PSI_P2_artigo9.pdf>. Acesso em: 07/10/2016.
ERICKSON, Tamara J. E agora Geração X? : Como se manter no auge profissional e exercer a liderança plena numa época de intensa transformação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
HUNTLEY, Rebecca. The World according to Y: Inside the new adult generation. Sydney: McPherson’s Printing Group, 2006.
FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
KHOURI, Karim. Liderança é uma questão de atitude. São Paulo: Senac, 2010.
LACOMBE, Francisco José Masset. Recursos Humanos: Princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2005.
LIPKIN, Nicole; PERRYMORE, April. A Geração Y no trabalho. Como lidar com a força de trabalho que influenciará definitivamente a cultura da sua empresa. Elsevier: Rio de Janeiro, 2010.
MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
MCCRINDLE, Mark. Understanding Generation Y. Australia: The Australian Leadership Fundation, 2002.
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Recife: Ed. Bagaço, 2005.
OLIVEIRA, Sidnei. Geração Y: era das conexões - tempo de relacionamentos. São Paulo: Clube dos autores, 2009.
______. Geração Y: o nascimento de uma nova versão de líderes. São Paulo: Integrare, 2010.
PERRONE, Cláudia Maria et al. A percepção das organizações pela geração y. 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/index.php/reaufsm/article/viewFile/6157/pdf>. Acesso em: 10/11/2016.
WADA, Elizabeth Kyoko; CARNEIRO, Natalie Arruda. As necessidades da geração Y no cenário de eventos empresariais. 2010. Disponível em: < http://www.eumed.net/ce/2010a/kwac.htm>. Acesso em: 07/10/2016.