Mentoria de liderança: um estudo de caso com base nos princípios e práticas da psicologia positiva

Leadership mentoring: a case study based on the principles and practices of positive psychology

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v13i2.3512

Palabras clave:

Virtudes e forças de caráter, Autoeficácia, Liderança, Mentoria

Resumen

Diante da crescente responsabilidade e pressão inerentes às demandas do ambiente corporativo, os líderes desempenham um papel crucial, impelindo-os a aprimorar suas habilidades e estratégias de liderança para enfrentar desafios. Este estudo de caso foi desenvolvido a partir da realização de um programa de mentoria com uma liderança de uma empresa de confecção de pequeno porte no sul de Santa Catarina, que tinha o objetivo de desenvolver maior segurança em seu posicionamento e tomada de decisões. O programa de mentoria foi realizado em seis sessões onde aplicaram-se técnicas relacionadas às virtudes e forças de caráter e ao desenvolvimento da autoeficácia. Por meio do feedback da participante, o programa foi avaliado como eficaz, resultando em um aumento na percepção de autoeficácia, considerando as forças de liderança e de bravura.

Palavras-Chave: Virtudes e forças de caráter. Autoeficácia. liderança. Mentoria.

 

Abstract

Faced with the increasing responsibility and pressure inherent in the demands of the corporate environment, leaders play a crucial role, compelling them to enhance their skills and leadership strategies to meet challenges. This case study was developed from a mentoring program conducted with a leader from a small garment company in southern Santa Catarina, aiming to develop greater confidence in her positioning and decision-making. The mentoring program consisted of six sessions in which techniques related to virtues and character strengths and the development of self-efficacy were applied. Through the participant's feedback, the program was evaluated as effective, resulting in an increased perception of self-efficacy, particularly considering the strengths of leadership and bravery.

Keywords: Virtues and character strengths. Self-efficacy. Leadership. Mentoring.

Biografía del autor/a

Tamires Almeida Bressan, Escola Viver mais Psicologia

Psicóloga, especialista em gestão de recursos humanos.

Lúcia Helena de Oliveira Parazzi, Viver Mais Psicologia

Pedagoga, especialista em gestão escolar e psicopedagogia construtivista.

Hellen Cristine Geremia, Escola Viver mais Psicologia

Doutora em Psicologia.

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Publicado

2024-12-19

Cómo citar

ALMEIDA BRESSAN, T.; DE OLIVEIRA PARAZZI, L. H.; GEREMIA, H. C. Mentoria de liderança: um estudo de caso com base nos princípios e práticas da psicologia positiva: Leadership mentoring: a case study based on the principles and practices of positive psychology. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 13, n. 2, p. e3512-e3512, 2024. DOI: 10.33362/visao.v13i2.3512. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/3512. Acesso em: 21 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos