ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA NOS SERVIÇOS PRESTADOS PELOS FUNCIONÁRIOS DO SERVIÇO DISTRITAL DE SAÚDE, DA MULHER E AÇÃO SOCIAL DE CHÓKWÈ

ANALYSIS OF THE INFLUENCE OF LEADERSHIP ON THE SERVICES PROVIDED BY EMPLOYEES OF THE DISTRICT WOMEN'S HEALTH AND SOCIAL ACTION SERVICE OF CHÓKWÈ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v13i1.3273

Palavras-chave:

Liderança, Qualidade de serviços, Organização

Resumo

O presente estudo objetiva analisar a influência da liderança nos serviços prestados pelos funcionários do Serviço Distrital de Saúde da Mulher e Ação Social de Chókwè. Como procedimentos metodológicos recorreu-se a um estudo de caso, os dados foram recolhidos por via de questionário e processados pelo SPSS. Com os dados recolhidos, verificou-se que a liderança do Serviço Distrital de Saúde da Mulher e Ação Social de Chókwè adotou durante o período em referência um conjunto de comportamentos ou ações que se refletiram na qualidade de serviços prestados pelos funcionários, associado a uma liderança autocratica benevolente, isto é, houve fraco envolvimento dos funcionários em todos os aspectos inerentes a organização e as atividades diárias. Contudo, a liderança do Serviço Distrital de Saúde da Mulher e Ação Social de Chókwè deve pautar por um modelo de gestão participativa. Outrossim, deve também, criar mecanismos que estimulam os funcionários a participar e a organizar atividades, utilizando ideias construtivas dos funcionários sobre questões relativas as suas atividades e a missão da organização.

Palavras-Chave: Liderança. Qualidade de serviços. Organização.

 

Abstract: The present study aims to analyze the influence of leadership on the services provided by employees of the Chókwè District Women's Health and Social Action Service. As methodological procedures, a case study was used, data were collected via questionnaire and processed by SPSS. With the data collected, it was found that the leadership of the Chókwè District Women's Health and Social Action Service adopted, during the period in question, a set of behaviors or actions that were reflected in the quality of services provided by employees, associated with leadership benevolent autocratic, that is, there was weak involvement of employees in all aspects inherent to the organization and daily activities. However, the leadership of the Chókwè District Women's Health and Social Action Service must be guided by a participatory management model. Furthermore, it must also create mechanisms that encourage employees to participate and organize activities, using constructive ideas from employees on issues relating to their activities and the organization's mission.

Keywords: Leadership. Quality of services. Organization.

Referências

ARAÚJO, L. C. G. de. Gestão de pessoas estratégias e integração organizacional. São Paulo: Atlas, 2014.

BASS, B. Bass and Stogdill's handbook of leadership: theory, research and manegerial applications, New York: 1990.

BERGAMINI, Cecília Whitaker, BERALDO, Deobel Garcia Ramos. Avaliação de desempenho humano na empresa, 4.ed. São Paulo: Atlas, 1988.

CARAPETO, C.; Fonseca, F. Administração Pública – Modernização, Qualidade e Inovação, Lisboa: Edições Sílabo, 2006.

CARMO, H. e FERREIRA, M. Metodologia da Investigação - Guia para Autoaprendizagem, Lisboa: Universidade Aberta, 1998.

CHIAVENATO, I. Empreendedorismo. Dando Asas ao Espírito Empreendedor. 4. ed. Barueri: Manole, 2012.

CIRESP, Estratégia Global da Reforma do Sector Público 2001-2011, Maputo.

DAFT. Richard, L. Administração. São Paulo: Editora Harbra Learning, 2010.

ESCORSIN, Ana Paula e WALGER, Carolina. Liderança e desenvolvimento de equipes. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2017.

LIKERT, Rensis. Novos padrões de administração, São Paulo: Pioneira, 1971.

MACORE, Sérgio. Análise de qualidade de serviços prestados na Administração Pública no âmbito da reforma no sector Público. Nampula: 2016.

MARRAS, Jean Pierre. Administração de Recursos Humanos: do operacional ao estratégico. 14.ed. São Paulo: Futura, 2011.

MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à Administração. 7ª. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MENDES, Ana Nelsa. Papel da Liderança na Motivação dos funcionários: O Caso de Estudo de Ministério dos Combatentes (2014-2015). Maputo: 2016

QUIVY, R. ; CAMPENHOUDT, L. Manual de investigação em ciências sociais, 2005.

REIS, E.; Melo, P, Estatística aplicada 1. Lisboa: Edições Sílabo, 2015.

ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

Downloads

Publicado

2024-02-09

Como Citar

ANTONIO DIOGO, B. ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA NOS SERVIÇOS PRESTADOS PELOS FUNCIONÁRIOS DO SERVIÇO DISTRITAL DE SAÚDE, DA MULHER E AÇÃO SOCIAL DE CHÓKWÈ: ANALYSIS OF THE INFLUENCE OF LEADERSHIP ON THE SERVICES PROVIDED BY EMPLOYEES OF THE DISTRICT WOMEN’S HEALTH AND SOCIAL ACTION SERVICE OF CHÓKWÈ. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 13, n. 1, p. e3273-e3273, 2024. DOI: 10.33362/visao.v13i1.3273. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/3273. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos