ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA NOS SERVIÇOS PRESTADOS PELOS FUNCIONÁRIOS DO SERVIÇO DISTRITAL DE SAÚDE, DA MULHER E AÇÃO SOCIAL DE CHÓKWÈ
ANALYSIS OF THE INFLUENCE OF LEADERSHIP ON THE SERVICES PROVIDED BY EMPLOYEES OF THE DISTRICT WOMEN'S HEALTH AND SOCIAL ACTION SERVICE OF CHÓKWÈ
DOI:
https://doi.org/10.33362/visao.v13i1.3273Palavras-chave:
Liderança, Qualidade de serviços, OrganizaçãoResumo
O presente estudo objetiva analisar a influência da liderança nos serviços prestados pelos funcionários do Serviço Distrital de Saúde da Mulher e Ação Social de Chókwè. Como procedimentos metodológicos recorreu-se a um estudo de caso, os dados foram recolhidos por via de questionário e processados pelo SPSS. Com os dados recolhidos, verificou-se que a liderança do Serviço Distrital de Saúde da Mulher e Ação Social de Chókwè adotou durante o período em referência um conjunto de comportamentos ou ações que se refletiram na qualidade de serviços prestados pelos funcionários, associado a uma liderança autocratica benevolente, isto é, houve fraco envolvimento dos funcionários em todos os aspectos inerentes a organização e as atividades diárias. Contudo, a liderança do Serviço Distrital de Saúde da Mulher e Ação Social de Chókwè deve pautar por um modelo de gestão participativa. Outrossim, deve também, criar mecanismos que estimulam os funcionários a participar e a organizar atividades, utilizando ideias construtivas dos funcionários sobre questões relativas as suas atividades e a missão da organização.
Palavras-Chave: Liderança. Qualidade de serviços. Organização.
Abstract: The present study aims to analyze the influence of leadership on the services provided by employees of the Chókwè District Women's Health and Social Action Service. As methodological procedures, a case study was used, data were collected via questionnaire and processed by SPSS. With the data collected, it was found that the leadership of the Chókwè District Women's Health and Social Action Service adopted, during the period in question, a set of behaviors or actions that were reflected in the quality of services provided by employees, associated with leadership benevolent autocratic, that is, there was weak involvement of employees in all aspects inherent to the organization and daily activities. However, the leadership of the Chókwè District Women's Health and Social Action Service must be guided by a participatory management model. Furthermore, it must also create mechanisms that encourage employees to participate and organize activities, using constructive ideas from employees on issues relating to their activities and the organization's mission.
Keywords: Leadership. Quality of services. Organization.
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