RECRUTAMENTO E SELEÇÃO: ESTUDO DE UM MODELO EFICIENTE

RECRUITMENT AND SELECTION: STUDY OF AN EFFICIENT MODEL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v9i2.2384

Resumo

O presente artigo é resultado de um estudo que teve como objetivo analisar as práticas e políticas de recrutamento e seleção de uma empresa de grande porte localizada na região meio-oeste catarinense, com vistas a avaliar seu modelo de gestão nessa área. Para isso, foram identificadas as diretrizes e ferramentas adotadas pela empresa. Em seguida, fez-se a análise dos dados coletados com a aplicação de um questionário junto a 90 colaboradores da área de produção; e de entrevista semiestruturada com três supervisores e com a gestora do setor na empresa. Esse trabalho foi desenvolvido no mês de setembro de 2017. Utilizou-se de análise qualitativa, descritiva e exploratória. Os resultados apontam para o reconhecimento de que o modelo adotado pela empresa é eficiente. As pessoas que o conduzem têm segurança de seus objetivos. As diretrizes, políticas e técnicas de recrutamento e seleção adotadas são bem-sucedidas e os colaboradores reconhecem sua validade e compreendem o processo a que se submetem para fazer parte do quadro funcional e para crescerem profissionalmente dentro da empresa.

Palavras-Chave: Gestão de pessoas. Recrutamento e seleção. Modelos de Gestão.

 

Abstract: This article is the result of a study that aimed to analyze the practices and policies of recruitment and selection of a large-sized company located in the Midwest of Santa Catarina, with the aim of evaluating its management model in this area. For this, the guidelines and tools adopted by the company were identified. Then, the data collected were analyzed with the application of a questionnaire to 90 employees of the production area; and a semi-structured interview with three supervisors and with the manager of the sector in the company. This work was developed in September 2017. Qualitative, descriptive and exploratory analysis were used. The results point to the recognition that the model adopted by the company is efficient. The people who lead it are sure of its goals. Recruitment and selection guidelines, policies and techniques are successful and employees recognize their validity and understand the process they undergo to become part of the staff and to grow professionally within the company. 

Keywords: People management. Recruitment and selection. Management Models

Biografia do Autor

Sandra Mara Bragagnolo, UNIARP

Mestre em Desenvolvimento e Sociedade pela UNIARP e pós-graduanda em Docência para o Ensino Superior pela mesma instituição. É especialista em Metodologia do Ensino de Línguas (2007) pela Universidade do Contestado - UnC; licenciada em Letras (2004) e graduada em Administração de Empresas (1995). Coordena o curso de Administração da UNIARP no campus de Fraiburgo. Integra o Grupo de Pesquisa em Ética, Cidadania e Sustentabilidade. Atualmente, é docente no programa de Pós-Graduação Lato Sensu de MBA em gestão de pessoas e business; ministra as disciplinas de Introdução à Gestão I e Teoria da Administração no Curso de Administração da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP em Caçador; e Trabalho de Conclusão de Curso no campus de Fraiburgo. É professora tutora e autora do material didático da disciplina de Português e tutora de disciplinas e Projetos Integradores de cursos ofertados a distância.

Downloads

Publicado

2020-12-09

Como Citar

BRAGAGNOLO, S. M. .; CORDEIRO, A. .; NARLOCH, R. T. .; REGERT, R. RECRUTAMENTO E SELEÇÃO: ESTUDO DE UM MODELO EFICIENTE: RECRUITMENT AND SELECTION: STUDY OF AN EFFICIENT MODEL . Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 9, n. 2, p. 102–121, 2020. DOI: 10.33362/visao.v9i2.2384. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/2384. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>