FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PARA PROFESSORES NA ÁREA DE HISTÓRIA E FILOSOFIA DA BIOLOGIA: CONHECENDO OS ASPECTOS TEMÁTICO-AUTORAL DE UM PERIÓDICO DA ÁREA

THEORETICAL FOUNDATIONS FOR TEACHERS IN THE FIELD OF HISTORY AND PHILOSOPHY OF BIOLOGY: KNOWING THE THEMATIC-AUTHORAL ASPECTS OF A JOURNAL IN THE FIELD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v12i1.3071

Palavras-chave:

História da Biologia, Levantamento Temático, Periódico Científico, Teoria da Evolução

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um mapeamento quali-quantitativo das produções publicadas no periódico Filosofia e História da Biologia entre 2006 (ano da primeira publicação) e 2019 (migração do site para outra plataforma), caracterizando especialmente a formação dos autores e lugar geográfico de atuação bem como as temáticas recorrentes na publicação. Metodologicamente consideramos elementos da Revisão Sistemática para o levantamento dos artigos e a análise foi pautada pela perspectiva dialética. Constatou-se no mapeamento que os autores que publicam na revista são formados em biologia (66%) e tem como local geográfico de atuação o Sudeste (59%). Também é possível que sejam os responsáveis pelo coletivo mais relevante relacionado ao tema no Brasil. Em relação à análise temática, os conceitos relacionados à Teoria da Evolução aparecem na maior parte dos artigos publicados (38%) prevalecendo uma visão de mundo histórica (46%). Destaca-se a necessidade de mais pesquisas a partir do periódico, haja vista seu potencial para o desenvolvimento do campo de investigação relacionadas a história e filosofia da biologia no Brasil bem como para fundamentação de professores e professoras de biologia que atuam na educação básica.

Palavras-chave: História da Biologia. Levantamento temático. Periódico científico. Teoria da Evolução.

 

ABSTRACT

The objective of this article is to present a qualitative and quantitative mapping of the productions published in the journal Philosophy and History of Biology between 2006 (year of first publication) and 2019 (migration of the site to another platform), characterizing especially the training of the authors. and geographical place of action, as well as recurring themes in the publication. Methodologically, we considered elements of the Systematic Review to survey the articles and the analysis was guided by the dialectical perspective. It was found in the mapping that the authors who publish in the journal are trained in biology (66%) and have the Southeast (59%) as their geographic location. It is also possible that they are responsible for the most relevant collective related to the topic in Brazil. Regarding the thematic analysis, concepts related to the Theory of Evolution appear in most published articles (38%) with a prevailing historical worldview (46%). The need for more research based on the journal is highlighted, given its potential for the development of the field of investigation related to the history and philosophy of biology in Brazil, as well as for the foundation of biology teachers who work in basic education.

Keywords: History of Biology. Thematic survey. Scientific journal. Evolution theory.

Biografia do Autor

Gabriel da Rocha Barbosa, Universidade Federal de Goiás

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás. Membro do Grupo de Pesquisa Colligat - (re)pensando a formação de professores de ciências na natureza (UFG). Professor de biologia do Cursinho Popular Comunidade FazArte (UFG).

Iury Kesley Marques de Oliveira Martins , Universidade Federal de Goiás

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Goiás (PPGE UFG). Especialista em Políticas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Goiás (IFG). Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás. Professor efetivo (PIV-B) de Biologia da Secretaria de Educação do Estado de Goiás (SEDUC-GO). É integrante do grupo de pesquisa Kadjót (Grupo Interinstitucional de estudos e pesquisas sobre as relações entre tecnologias e educação).

Simone Sendin Moreira Guimarães, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação Escolar - UNESP, mestre em Educação - UNIMEP, especialista em Educação Ambiental e Recursos Hídricos - USP e licenciada em Ciências Biológicas - UNIMEP. Atualmente é professora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Goiás (UFG). É professora do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da UFG. Coordena o Grupo de Pesquisa Colligat - (re)pensando a formação de professores de ciências na natureza (UFG) e participa como pesquisadora do Grupo de Pesquisa em História da Biologia e Ensino (USP).

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Publicado

2023-04-04

Como Citar

Barbosa, G. da R., Martins , I. K. M. de O., & Guimarães, S. S. M. (2023). FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PARA PROFESSORES NA ÁREA DE HISTÓRIA E FILOSOFIA DA BIOLOGIA: CONHECENDO OS ASPECTOS TEMÁTICO-AUTORAL DE UM PERIÓDICO DA ÁREA : THEORETICAL FOUNDATIONS FOR TEACHERS IN THE FIELD OF HISTORY AND PHILOSOPHY OF BIOLOGY: KNOWING THE THEMATIC-AUTHORAL ASPECTS OF A JOURNAL IN THE FIELD. Professare, 12(1), e3071-e3071. https://doi.org/10.33362/professare.v12i1.3071

Edição

Seção

Dossiê: FORMAÇÃO DOCENTE: estudos e práticas educativas