THEORETICAL FOUNDATIONS FOR TEACHERS IN THE FIELD OF HISTORY AND PHILOSOPHY OF BIOLOGY: KNOWING THE THEMATIC-AUTHORAL ASPECTS OF A JOURNAL IN THE FIELD

THEORETICAL FOUNDATIONS FOR TEACHERS IN THE FIELD OF HISTORY AND PHILOSOPHY OF BIOLOGY: KNOWING THE THEMATIC-AUTHORAL ASPECTS OF A JOURNAL IN THE FIELD

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v12i1.3071

Keywords:

História da Biologia, Levantamento Temático, Periódico Científico, Teoria da Evolução

Abstract

The objective of this article is to present a qualitative and quantitative mapping of the productions published in the journal Philosophy and History of Biology between 2006 (year of first publication) and 2019 (migration of the site to another platform), characterizing especially the training of the authors. and geographical place of action, as well as recurring themes in the publication. Methodologically, we considered elements of the Systematic Review to survey the articles and the analysis was guided by the dialectical perspective. It was found in the mapping that the authors who publish in the journal are trained in biology (66%) and have the Southeast (59%) as their geographic location. It is also possible that they are responsible for the most relevant collective related to the topic in Brazil. Regarding the thematic analysis, concepts related to the Theory of Evolution appear in most published articles (38%) with a prevailing historical worldview (46%). The need for more research based on the journal is highlighted, given its potential for the development of the field of investigation related to the history and philosophy of biology in Brazil, as well as for the foundation of biology teachers who work in basic education.

Author Biographies

Gabriel da Rocha Barbosa, Universidade Federal de Goiás

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás. Membro do Grupo de Pesquisa Colligat - (re)pensando a formação de professores de ciências na natureza (UFG). Professor de biologia do Cursinho Popular Comunidade FazArte (UFG).

Iury Kesley Marques de Oliveira Martins , Universidade Federal de Goiás

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Goiás (PPGE UFG). Especialista em Políticas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Goiás (IFG). Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás. Professor efetivo (PIV-B) de Biologia da Secretaria de Educação do Estado de Goiás (SEDUC-GO). É integrante do grupo de pesquisa Kadjót (Grupo Interinstitucional de estudos e pesquisas sobre as relações entre tecnologias e educação).

Simone Sendin Moreira Guimarães, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação Escolar - UNESP, mestre em Educação - UNIMEP, especialista em Educação Ambiental e Recursos Hídricos - USP e licenciada em Ciências Biológicas - UNIMEP. Atualmente é professora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Goiás (UFG). É professora do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da UFG. Coordena o Grupo de Pesquisa Colligat - (re)pensando a formação de professores de ciências na natureza (UFG) e participa como pesquisadora do Grupo de Pesquisa em História da Biologia e Ensino (USP).

References

ADÚRIZ-BRAVO, Agustin, IZQUIERDO, Merc; ESTANY, Anna. Una propuesta para estructurar la enseñanza de la filosofía de la ciencia para el profesorado de ciencias em formación. Enseñanza de las Ciencias, 20 (3): 465-476, 2002. Disponível em: <https://ddd.uab.cat/pub/edlc/02124521v20n3/02124521v20n3p465.pdf> Acesso em: 31 de Jul. 2021.

BARROS, José D’Assunção. Teorias da História: Os paradigmas revolucionários. 3.ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2013.

BARROS, José D’Assunção. Fontes Históricas: Introdução aos seus usos historiográficos. Petrópolis/RJ: Vozes, 2019.

LIMA JUNIOR, Paulo et al. Marx como referencial para análise de relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Ciênc. Educ. Bauru, v. 20, n. 1, p. 175-194, Mar. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000100011&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 23 Mar. 2021

LÖWY, Michael, Ideologias e Ciência Social: elementos para uma análise marxista. 20.ed. São Paulo: Cortez, 2015.

MARTINS, Lilian Al-Chueyr Pereira. PRESTES, Maria Elice de-Brzezinski Editorial. Filosofia e História da Biologia. v. 15, número 1, janeiro/junho de 2020. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/fhb/article/view/fhb-v15-n1-00/fhb-v15-n1-00> Acesso em: 18 de Mar. 2020.

MARTINS, Iury Kesley M. de O.; PARANHOS, Rones de D.; GUIMARÃES, Simone Sendin M. História E Filosofia Da Ciência Como Fundamento Das Atividades De Ensino De Ciências Na Educação Básica. In: FALEIRO, Wender; BARROS, Jupyracyara Jandyra de C.; BARBOSA, Welson Santos. Ensino - aprendizagem: desafios de uma prática profissional. Goiânia/GO: Kelps, 2019.

MAYR, Ernest. Isto é Biologia: a ciência do mundo vivo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

MAYR, Ernest. Biologia, ciência única. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

MEYER, Diogo; EL-HANI, Charbel N. Evolução: o sentido da biologia. São Paulo: UNESP, 2005.

NASCIMENTO JR, Antônio Fernandes; SOUZA, Daniela Cristina. A busca das ideias estruturantes da biologia na História do estudo dos seres vivos no século XIX. Theoria – Revista Eletronica de Filosofia. Volume VIII - Número 19 - Ano 2016. Disponível em: <https://www.theoria.com.br/edicao19/04012016RT.pdf> Acesso em: 01 Jan. 2020.

NASCIMENTO JR, Antônio Fernandes; SOUZA, Daniela Cristina: CARNEIRO, Marcelo. O conhecimento biológico nos documentos curriculares nacionais do ensino médio: uma análise histórico-filosófica a partir dos estatutos da biologia. Investigação em Ensino de Ciências – v16(2), pp. 223-243, 2011. Dispo-nível em: <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/228/160> Acesso em: 01 de Jan. 2020.

NASCIMENTO JR, Antônio Fernandes. Construção de Estatutos de Ciência para a Biologia numa Perspectiva Histórico-Filosófica: uma abordagem estruturante para seu ensino. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2010.

NASSI-CALÒ, Lilian. Estudo aponta que artigos publicados em inglês atraem mais citações [online]. SciELO em Perspectiva, 2016. Disponível em: <https://blog.scielo.org/blog/2016/11/04/estudo-aponta-que-artigos-publicados-em-ingles-atraem-mais-citacoes/> Acesso em: 17 de Mar. 2020.

NORATO, Anita Gabriella Ferreira. História e Filosofia da Ciência no Ensino de Biologia: a relação forma e conteúdo em teses e dissertações. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Goiás, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Goiânia, 2019.

PACKER, Abel. Os periódicos brasileiros e a comunicação da pesquisa nacional. Revista USP, São Paulo, n.89, p. 26-61, março/maio 2011 Disponível em: <http://rusp.scielo.br/pdf/rusp/n89/04.pdf>. Acesso em: 17 de Mar. 2021.

PARANHOS, Rones de Deus. Ensino de Biologia na Educação de Jovens e Adultos: o pensamento político-pedagógico da produção cientifica brasileira. Tese (Doutorado), PPG em Educação, Universidade de Brasília, 2017.

PARANHOS, Rones de Deus; GUIMARÃES, Simone Sendin Moreira; GOLDSCHMIDT, Andréa Inês. A centralidade do estatuto conceitual do conhecimento biológico-Um obstáculo epistemológico para o ensino da Biologia. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 19 (1): 70-87, 2019. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen19/REEC_19_1_4_ex1305.pdf

PRESTES, Maria Elice Brzezinski.; MARTINS, Lilian Al-Chueyr Pereira e STEFANO, Waldir, Apresentação. Filosofia e História da Biologia 1. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie / Editora Viena, 2006. Disponível em: <https://www.abfhib.org/FHB/FHB-01/FHB-v01.pdf> Acesso em: 01 de Mar. 2021.

SILVA, C. C. e PRESTES, M. E. B. Aprendendo ciência e sobre sua natureza: abordagens históricas e filosófica. São Carlos: Tipographia Editora Expressa, 2013.

TEIXEIRA, Paulo Marcelo Marini. Pesquisa em Ensino de Biologia no Brasil [1972-2004]: um estudo baseado em dissertações e teses. Tese (Doutorado), Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2008.

Published

2023-04-04

How to Cite

Barbosa, G. da R., Martins , I. K. M. de O., & Guimarães, S. S. M. (2023). THEORETICAL FOUNDATIONS FOR TEACHERS IN THE FIELD OF HISTORY AND PHILOSOPHY OF BIOLOGY: KNOWING THE THEMATIC-AUTHORAL ASPECTS OF A JOURNAL IN THE FIELD: THEORETICAL FOUNDATIONS FOR TEACHERS IN THE FIELD OF HISTORY AND PHILOSOPHY OF BIOLOGY: KNOWING THE THEMATIC-AUTHORAL ASPECTS OF A JOURNAL IN THE FIELD. Professare, 12(1), e3071-e3071. https://doi.org/10.33362/professare.v12i1.3071

Issue

Section

Dossiê: FORMAÇÃO DOCENTE: estudos e práticas educativas