OS RECURSOS TECNOLÓGICOS E DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PESQUISA DE LEVANTAMENTO

A SURVEY ABOUT TECHNOLOGICAL AND TEACHING-PEDAGOGIC RESOURCES FOR PEDAGOGICAL PRACTICE IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v12i1.2978

Palabras clave:

Educação infantil. Ensino-aprendizagem. Tecnologia. Prática pedagógica.

Resumen

Com a evolução das tecnologias e o crescente uso desses aparatos tecnológicos na sociedade atual, vemos que tal realidade inclui o espaço escolar, de modo a considerar o papel da tecnologia frente ao aluno na Educação Infantil. Se faz necessário, por parte da escola apropriar-se dos benefícios, sabendo utilizar essas TDIC´s em sala e ajudando a melhorar o desenvolvimento no ensino-aprendizagem das crianças. Essa pesquisa tem por objetivo analisar os tipos de pesquisa realizados sobre o uso de recursos tecnológicos e didático-pedagógicos, com crianças na etapa da educação infantil para pontuar as pesquisas realizadas e o caminho metodológico empregado nas mesmas, buscando apresentar abordagem dos autores. Para tal, o presente estudo é uma pesquisa bibliográfica e exploratória, ou seja, de levantamento de dados verificados no Portal de Periódicos da Plataforma CAPES, com as seguintes palavras chaves: Educação Infantil, Ensino-aprendizagem, Tecnologia, Criança conforme o plano de trabalho discutindo assim o uso das tecnologias no ensino-aprendizagem na Educação Infantil juntamente com a prática pedagógica. No entanto, por meio da pesquisa constatou-se que ainda é necessário quebrar barreiras inerentes a inserção da tecnologia na Educação Infantil e na realidade do trabalho pedagógico, pois há alguns desafios a serem vencidos como a carência na formação dos professores com uso das TDIC´s, haja vista que, essas inovações usadas de maneira correta irão gerar possibilidades de problematização, criatividade além da construção e aquisição de habilidades para a vivência social.

Palavras-chave: Educação infantil. Ensino-aprendizagem. Tecnologia. Prática pedagógica.

 

ABSTRACT

With the evolution of technologies and the increasing use of these technological devices in today's society, we see that this reality includes the school space, in order to consider the role of technology in front of the student in Early Childhood Education. It is necessary for the school to take ownership of the benefits, knowing how to use these TDIC's in the classroom and helping to improve children's teaching-learning development. This research aims to analyze the types of research carried out on the use of technological and didactic-pedagogical resources, with children in the early childhood education stage, to punctuate the research carried out and the methodological path used in them, seeking to present the authors' approach. To this end, the present study is a bibliographical and exploratory research, that is, a survey of data verified in the Periodical Portal of the CAPES Platform, with the following keywords: Child Education, Teaching-learning, Technology, Child according to the work plan thus discussing the use of technologies in teaching-learning in Early Childhood Education along with pedagogical practice. However, through the research it was found that it is still necessary to break barriers inherent to the insertion of technology in Early Childhood Education and in the reality of pedagogical work, as there are some challenges to be overcome such as the lack of teacher training with the use of TDIC' s, given that these innovations used correctly will generate possibilities for problematization, creativity in addition to the construction and acquisition of skills for social experience.

Keywords: Child education. Teaching-learning. Technology. Pedagogical practice.

Biografía del autor/a

Sandra Regina Gardacho Pietrobon, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Mestre em Educação (PUCPR). Pedagoga e licenciada em Letras(UNICENTRO). Docente do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO.

Cícera Aparecida Smaleski, Universidade do Centro-Oeste do Párana - UNICENTRO

Licencianda em Pedagogia (UNICENTRO). Bolsista do Programa de Iniciação Científica (PROIC) da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Campus Irati.

Citas

BALADELI, Ana Paula Domingos. Hipertexto e multiletramento: revisitando conceitos. Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU, v. 2, n. 4, p. 1-11, 2011.

FANTIN, Monica; RIVOLTELLA, Pier Cesare. Crianças na era digital: Desafios da comunicação e Educação. In: REU, Sorocaba, SP, v. 36, n. 1, p. 89-104, jun. 2010.

FERNANDES, Larissa Krügger; FERREIRA, Jane. Infância e Tecnologia: um Panorama Metodológico das Pequisas Qualitativas na Área. Atas, Brasília,v.1. p. 667-676, 2017.

GIL, Antonio Carlos. Como classificar as pesquisas? Como delinear estudos de campo? In: GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. p. 41-53, e 130.

GOMES, Elaine Messias. Uma Experiência Com O Uso Da Lousa Digital Interativa Por Profissionais Da Educação Infantil. Educação Temática Digital. Campinas, v.12, n.esp., p.268-286, mar. 2011.

LEBRÃO, Leone. Educação tecnológica no ensino infantil. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO. ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2020, São Paulo. Anais ... Instituto Federal de São Paulo, agosto, 2020. p. 1-19.

MESQUITA, Helena Ribeiro; WARPECHOWSKI, Mariuza. Tecnologia e crianças: a informática no ensino da educação infantil. Trajetória Multicursos, Osório RS, v. 7, n.1, p. 16-26, jun./jul. /ago. 2016.

MOURA, Giovana Barroca; SOUZA, Ione dos Santos. O Uso Das Novas Tecnologias Na Educação Infantil no Município de Alagoa Grande-PB. Tempos E Espaços Em Educação: 117-129. 2014.

OLIVEIRA, Nedia Maria de; MARINHO, Simão Pedro P. Tecnologias Digitais Na Educação Infantil: Representações Sociais De Professoras. Ibero-Americana De Estudos Em Educação. Araraquara, v. 15, n. 4, p. 2094-2114, out. /dez. 2020.

SARMENTO, Manuel Jacinto; PINTO, Manuel. As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; PINTO, Manuel (coords.). As crianças: contextos e identidades. Braga, Portugal: Centro de Estudos da Criança, 1997.

SOARES, Magda Becker. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica. 2003.

SOARES, Magda Becker. Alfabetização e letramento: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005.p. 64.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Manual de orientação: Saúde de Crianças e Adolescentes na Era Digital. nº 1, Outubro de 2016.

SOUZA, Sara Monik Santos. A tecnologia na Educação Infantil. Seminário Gepráxis, Bahia, v. 7, n. 7, p. 1581-1591, maio, 2019.

Publicado

2023-03-16

Cómo citar

Gardacho Pietrobon, S. R., & Smaleski, C. A. (2023). OS RECURSOS TECNOLÓGICOS E DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PESQUISA DE LEVANTAMENTO: A SURVEY ABOUT TECHNOLOGICAL AND TEACHING-PEDAGOGIC RESOURCES FOR PEDAGOGICAL PRACTICE IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION. Professare, 12(1), e2978-e2978. https://doi.org/10.33362/professare.v12i1.2978

Número

Sección

Dossiê: FORMAÇÃO DOCENTE: estudos e práticas educativas

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.