A prática da extensão na percepção de estudantes de um curso de administração
Research contributions of university extensions for training bachelor of administration at university of the west catarinense
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v12i3.3414Palabras clave:
Administração, Extensão universitáriaResumen
Identifica-se lacuna em trabalhos que incluam a extensão universitária à área de gestão de negócios. Ações extensionistas são mais comuns e ocorrem com facilidade em áreas como saúde e educação. Na universidade em estudo nessa pesquisa, essa tendência se confirma. Então, este artigo tem por objetivo analisar as percepções de estudantes de um curso de Administração de uma universidade comunitária do meio-oeste catarinense, sobre as práticas de extensão. Essa pesquisa, é de abordagem qualitativa e de tipologia descritiva e, para o levantamento de dados, utilizou-se de questionário. Os resultados apontam que o perfil dos respondentes é composto por mulheres (63,04%), com idade entre 18 e 25 anos; (82,61%), residentes em Caçador-SC (89,95%), distribuídos de forma equilibrada entre a segunda e oitava fase do curso; e atuam na indústria (26,09%), em outras áreas (26,09%) ou no comércio (23,91%). A visão geral dos estudantes sobre as atividades de extensão é positiva (86,48%). Na visão dos estudantes, interações com a sociedade e desafios reais são valorizados, pois lhes dão oportunidades de aprendizado significativo e prático, com aplicação e ressignificação de conhecimentos.
Palavras chave: Administração. Extensão universitária.
ABSTRACT
A gap is identified in work that includes university extension to the area of business management. Extension actions are more common and occur easily in areas such as health and education. At the university studied in this research, this trend is confirmed. Therefore, this article aims to analyze the perceptions of students taking a Business Administration course at a community university in the Midwest of Santa Catarina about extension practices. This research, with a qualitative approach and descriptive typology, uses a questionnaire to collect data. The results indicate that the profile of the respondents is made up of women (63.04%), aged between 18 and 25 years old (82.61%), residing in Caçador-SC (89.95%), distributed evenly between the second and eighth phase of the course; and work in industry (26.09%), in other areas (26.09%) or in commerce (23.91%). The students' general view of extension activities is positive (86.48%). In the students' view, interactions with society and real challenges are valued, as they give them opportunities for meaningful and practical learning, with the application and reframing of knowledge.
Keywords: Business Administration. University Extension.
Citas
BRASIL, DECRETO Nº 19.851, DE 11 DE ABRIL DE 1931. Estatuto das Universidades Brasileiras. Brasília, Edições Câmara, 1931.
BRASIL. Congresso Nacional. Câmara dos Deputados. LDB- Lei de Diretrizes e Base da Educação. 13. ed. Brasília: Edições Câmara, p. 9, 2016. Disponível em: https://www2.ufrb.edu.br/ead/images/documentos/legislacao/LDB_-_LEI_DE_DIRETRIZES_E_BASES_DA_EDUCA%C3%87%C3%83O_NACIONAL.pdf Acesso em: 06 set. 2023.
BRASIL. LEIS E DECRETOS. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Resolução n. 7, de 18 de dezembro de 2018. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024 e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 27 mar. 2023.
CAMPANI, Adriana Silva; SILVA, Rejane Maria Gomes da; SILVA, Maria do Socorro Sousa. Inovação curricular no ensino superior: desafios e possibilidades. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. esp. 1, p. 785-797, 2019. E-ISSN:1519-9029. Disponível em: https://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.13015. Acesso em: 04 nov. 2023.
CRISTOFOLETTI, Evandro Coggo; SERAFIM, Milena Pavan. Dimensões Metodológicas e Analíticas da Extensão Universitária. Educação & Realidade, 45(1), e90670, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/jY9GgBb45W8YhHLQYCggLNt/?format=pdf&lang=pt Acesso em 20 out. 2023.
CUNHA, Maria Isabel. Indissociabilidade entre ensino e pesquisa: a qualidade da graduação em tempos de democratização. Perspectiva, v. 29, n. 2, p. 443-462, 2011. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2011v29n2p443.
CURI FILHO, W. R.; SILVA, A. B. O.; FERNANDES, L. G.; VENTURA, M. L. B.; SARAVIA, E. G. T. Compreensão das diretrizes da extensão universitária: uma visão a partir de coordenadores de ação de extensão de uma unidade acadêmica das áreas tecnológicas. Além dos Muros da Universidade, v. 1, n. 1, p. 38-55, 11 jan. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/5174. Acesso em: 16 out. 2023.
DESLANDES, S. Ferreira; GOMES Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 26. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
DEUS, Sandra de. Extensão universitária: trajetórias e desafios. Santa Maria: PRE-UFSM, 2020. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/EBOOK_-_Sandra_de_Deus_-_Extensao_Universitaria.pdf. Acesso em: 02 out. 2023.
EXTENSÃO UNIARP. Extensão. Caçador: Site institucional, s.d. Disponível em: https://uniarp.edu.br/extensao/. Acesso em: 14 out. 2023.
FRANCISCO, Thiago Henrique Almino; LAURINDO, Kevin Antunes; MARTINS, Stelcy Lopes; VEFAGO, Yuri Borba. As contribuições da extensão universitária na formação do bacharel em administração: uma visão a partir do ecossistema empreendedor. Revista Conexão UEPG, Ponta Grossa, Paraná - Brasil. v. 18, e2220285, p. 01-19, 2022. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/20285.
LISBÔA FILHO, Flavia Ferreira. Extensão Universitária: Gestão, Comunicação e Desenvolvimento Regional. Santa Maria, FACOS-UFSM, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/23643 Acesso em 16 nov. 2023.
MOTA, Ivan Dias da; TENA, Lucimara Plaza; SÉLLOS-KNOER, Viviane Coêlho de. O novo marco regulatório da extensão universitária no Brasil: uma contribuição para a política de promoção humana. Revista Brasileira De Direito. Passo Fundo, vol. 15, n. 3, p. 79-110, Setembro-Dezembro, 2019 DOI: https://doi.org/10.18256/2238-0604.2019.v15i3.3845.
PAULA, João Antônio de. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 5–23, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18930. Acesso em: 16 nov. 2023.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5141/514162470027/html/#redalyc_514162470027_ref16 Acesso em: 06 set. 2023.
SILVA, Gabriele. Ensino, pesquisa e extensão: o que são e como funcionam? Portal Educa + Brasil. Postado em 19 novembro, 2018. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/ensino-pesquisa-e-extensao-o-que-sao-e-como-funcionam Acesso em 04 abr. 2023.
SILVA, Wagner Pires da. Extensão Universitária: Um conceito em Construção. Revista Extensão & Sociedade v. 11, n. 2, 2020. Disponível em::10.21680/2178-6054.2020v11n2ID22491. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/22491. Acesso em: 16 out. 2023.
SÍVERES, Luiz. A Extensão universitária como um princípio de aprendizagem, Brasília: Liber Livro, 2013. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000232083 Acesso em 16 nov. 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Professare
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).