APLICAÇÃO DO MODELO HÉLICE TRIPLA DE INOVAÇÃO EM REDES DE PMEs: O CASO DA VITIVINICULTURA EM JUNDIAÍ (SP)
DOI:
https://doi.org/10.33362/visao.v1i1.860Keywords:
Modelo Hélice Tripla de Inovação, Rede de Negócios, Vitivinicultura.Abstract
Resumo: O conceito de redes de negócios vem ganhando destaque nas últimas décadas por apresentar inúmeras vantagens em relação aos modelos tradicionais de gestão e competição individual. Um dos benefícios oferecidos para as organizações que fazem parte das redes é o acesso a novas tecnologias, como consequência do acesso à inovação. Explorando essa temática, o presente trabalho de caráter qualitativo e descritivo apoiado em pesquisa bibliográfica tem como objetivo investigar a aplicação do Modelo Hélice Tripla de Inovação em redes de negócio com ênfase nas pequenas e médias empresas (PME) na vitivinicultura em Jundiaí (SP), analisando e identificando as relações e parcerias entre os agentes governo, universidades e organizações. Os resultados indicam que a hélice mais atuante no modelo são as universidades.
Palavras-Chave: Inovação. Modelo Hélice Tripla. Rede de Negócios. Vitivinicultura.
Application of the Triple Helix Model of Innovation in SME Networks: The Case of the Wine Industry in Jundiaí (SP)
Abstract: The concept of business networking is gaining prominence in recent decades by presenting numerous advantages over traditional management models and individual competition. One of the benefits offered to organizations that are part of networks is access to new technologies, as a result of access to innovation. Exploring the theme, this qualitative and descriptive work supported by bibliographical research aims at investigating the implementation of the Innovation Triple Helix model in business networks with emphasis on small and medium enterprises (SME) of the wine industry in Jundiaí (SP), analyzing and identifying the relationships and partnerships among government agents, universities and organizations. The results indicate that the more active the helix in model are universities.
Keywords: Innovation. Triple Helix Model. Business Networks. Wine Industry.