ANÁLISE QUALITATIVA DA RELAÇÃO COMERCIAL ENTRE PRODUTORES DE LEITE E INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS PELA ESCOLA DA ECT

QUALITATIVE ANALYSIS OF THE COMMERCIAL RELATIONSHIP BETWEEN MILK PRODUCERS AND THE LATICINES INDUSTRY BY ECT SCHOOL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v9i2.2168

Palabras clave:

Leite. Transação. Custos. Competitividade. Performance.

Resumen

As transações comerciais devem ser integrantes das estratégias operacionais das organizações, em especial as dos agronegócios, resultando na maximização de recursos, aumento da rentabilidade, maior performance da atividade e de cada agente, vislumbrando a diminuição dos custos de transação. Ao explorar qualitativamente, via análise de conteúdo a relação comercial entre produtores de leite e laticínios, o estudo constatou que existem elevados custos de transação, sobretudo pelo excesso de assimetria de informação e presença do freteiro como agenciador. Por parte da indústria, inexistência de ferramentas e condutas de suporte e assistência, além de ambiguidades no pagamento ao produtor. Pela face do produtor, a falta de gestão e motivação em continuar com a atividade, estando em condição de comodismo, macula seu produto por não possuir eficiência produtiva. Em agravo, os governos estão distantes, não ofertando adequadamente e suficiente assistência e extensão, políticas de apoio e regulação (implantação e cobrança da IN62). Por outro lado, o mercado, através de suas sazonalidades e demais players (nacionais e estrangeiros) influenciam no preço, na oferta e demanda por produtos lácteos, e na perpetuação da atividade, principalmente por parte dos produtores. O estudo se enaltece pela necessidade de profissionalização da atividade leiteira, sugerindo a existência de preço mínimo médio, uso de contratos, execução de normativas e aproximação da indústria junto ao produtor, visando aumento de competitividade da atividade, sua perenidade e maior share no mercado exterior.

Palavras-chave: Custos. Competitividade. Performance. Cadeia Produtiva. Leite. Transação.

Abstract: Business transactions must be integral to the operational strategies of the organizations, resulting in the maximization of resources, increase of profitability, greater performance of the activity and of each agent, and reduction of transaction costs. By analyzing the commercial relationship between milk producers and dairy products, the study found that there are high transaction costs, mainly due to the excess of information asymmetry and the presence of the freighter as an agent. On the industry side, there are no tools and conduits for support and assistance, as well as ambiguities in payment to the producer. By the face of the producer, the lack of management and motivation to continue with the activity, being in a condition of comfort, stains its product because it does not have productive efficiency. In distress, governments are distant, not offering adequate and sufficient assistance and extension, policies of support and regulation (implantation and collection of IN62). On the other hand, the market, through its seasonal and other players (domestic and foreign), influence the price, supply and demand for dairy products, and the perpetuation of the activity, mainly by the producers. The study is praised for the need to professionalize dairy activity, suggesting the existence of a minimum price, use of contracts, enforcement of regulations and the approximation of the industry to the producer, aiming to increase the competitiveness of the activity, its perenniality and greater share in the foreign market.

Keywords: Costs. Competitiveness. Performance. Productive chain. Milk. Transaction.

Biografía del autor/a

Jamir Rauta, UFRGS - CEPANPrograma de Doutorado em Agronegócios

Doutorando UFRGS - CEPAN; Mestre em Administração; Pós graduação em Marketing, propaganda e vendas; Pós Graduação em Gestão Estratégica de Marketing; Graduado em Administração; Técnico em Contabilidade. Administrador CRA/PR 23700. Experiência como Gerente Administrativo, Gerente de Marketing e Comercial, Supervisor de Marketing e Comercial, Coordenador e Professor de Ensino Superior desde 2009. Especialista em gestão de vendas e equipes de alta performance. Conhecimento e Experiência em BSC (Balanced Scorecard). Consultor em Gestão Estratégica e Marketing.

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Publicado

2020-11-19

Cómo citar

RAUTA, J.; SCHULTZ, G.; WINCK, C. A. ANÁLISE QUALITATIVA DA RELAÇÃO COMERCIAL ENTRE PRODUTORES DE LEITE E INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS PELA ESCOLA DA ECT: QUALITATIVE ANALYSIS OF THE COMMERCIAL RELATIONSHIP BETWEEN MILK PRODUCERS AND THE LATICINES INDUSTRY BY ECT SCHOOL. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 9, n. 2, p. 32–54, 2020. DOI: 10.33362/visao.v9i2.2168. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/2168. Acesso em: 22 dic. 2024.

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Artigos