ORÇAMENTO PARTICIPATIVO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.33362/visao.v1i2.1055Palavras-chave:
Proposta de implantação, Orçamento participativo, Instituição de Ensino SuperiorResumo
Esse trabalho teve por objetivo propor um modelo de Orçamento Participativo para ser implantado em Instituição de Ensino Superior (IES) no meio oeste de Santa Catarina, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), localizada no município de Caçador, Santa Catarina (SC). O universo dessa pesquisa, caracterizada como um estudo de caso, é a UNIARP, a instituição como um todo. Portanto, para esse estudo obteve-se como população os 536 centros de custos, entre cursos de graduação, pós-graduação, níveis de ensino do colégio de aplicação, departamentos e setores existentes na instituição, que serão analisados no período de 2011 a 2014. Trabalhou-se com a amostra estratificada não probabilística, abrangendo nove setores. Os dados quantitativos primários foram coletados do Software Business Intelligence (BI) da IES, em seguida, exportados para o Excel e tabulados. Os dados quantitativos secundários foram coletados nos sites da Fundação Getúlio Vargas (FVG), informativos Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina – SINEP/SC, também foram confrontados os dados coletados com os balanços da IES dos anos analisados. Já os dados qualitativos, esses foram coletados através de reuniões com os coordenados dos cursos e áreas juntamente com a Vice-Reitoria Administrativa e Acadêmica. Os resultados apresentados nessa pesquisa foram favoráveis a implantação do orçamento participativo na instituição analisada. Esse trabalho teve limitações temporais, pois os dados anteriores ao período analisado não estavam disponíveis na base de dados do BI, também não foi possível aplicar a metodologia a todos os centros de custos, analisando o impacto das propostas no orçamento global.
Palavras-Chave: Proposta de implantação. Orçamento participativo. Instituição de Ensino Superior.
Budget on a participatory institution of higher education: a case study
Abstract: This study aimed to propose a participatory budget model to be deployed in Higher Education Institution (HEI) in the middle west of Santa Catarina, University Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), located in the city of Caçador, Santa Catarina (SC). The universe of this research, characterized as a case study, is the UNIARP the institution as a whole. Therefore, for this study was obtained as population 536 cost centers, including undergraduate, graduate, the implementation of school education levels, existing departments and sectors in the institution, which will be analyzed in the period from 2011 to 2014. Worked themselves with the non-probabilistic stratified sample, covering nine sectors. The primary quantitative data were collected from the Software business intelligence (BI) IES then exported to Excel and tabulated. Secondary quantitative data were collected on the websites of the Getulio Vargas Foundation (FVG), Information Association of Private Schools of Santa Catarina - Sinep / SC, were also confronted the data collected with the balance sheets of IES the years analyzed. The qualitative data, these were collected through meetings with coordinated courses and areas together with the Administrative Vice-Dean and Academic. The results presented in this study were favorable the implementation of participatory budgeting in the institution analyzed. This work had time constraints, since data prior to the reporting period were not available in the BI database, it was also not possible to apply the methodology to all cost centers, analyzing the impact of proposals on the overall budget.
Keywords: Implementation of the proposal. Participatory budgeting. Institution of Higher Education.