NEGOCIAÇÃO E ÉTICA BANCÁRIA: PRÁTICAS, PROBLEMAS E INFLUÊNCIAS CULTURAIS

BANKING NEGOTIATION AND ETHICS: PRACTICES, PROBLEMS AND CULTURAL INFLUENCES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v12i2.3258

Palavras-chave:

Palavras-chave: Ética, Negociação Bancária, Assédio Moral, Código de Ética.

Resumo

O tema “ética nas negociações bancárias” é relevante principalmente no que tocante aos grandes bancos brasileiros. Muitas vezes, por conta de pressões e de assédio moral, desvios de conduta acabam acarretando grandes danos a instituições e a clientes, gerando prejuízos para ambos os lados em uma negociação. Desse modo, realizou-se uma investigação bibliográfica na Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) acerca do tema para identificar estudos e sua relevância para o entendimento do assunto. Ao todo, identificaram-se 574 estudos relacionados. Desses, apenas 11 com temas diretamente envolvidos com ética, assédio moral e negociações bancárias, os quais, realmente, puderam ter avaliada a devida importância para o presente estudo. Na investigação sobre os principais pontos abordados nesses estudos, verificou-se o quanto o tema é pertinente tanto para a instituição quanto para o cliente e o funcionário, destacando-se assédio moral, pressões internas e externas por resultado como sendo pontos cruciais para que, em algum momento, existam negociações antiéticas.

Palavras-chave: Ética. Negociação Bancária. Assédio Moral. Código de Ética.

Abstract: The topic of “ethics in banking negotiations” is particularly relevant, especially when it comes to large Brazilian banks. Often, due to pressure and moral harassment, misconduct ends up causing great damage to institutions and clients, generating losses for both sides in a negotiation. Therefore, a bibliographic investigation was carried out at the Brazilian Library of Theses and Dissertations (BDTD) on the subject to identify how many studies and their relevance to understanding the subject. In total, 574 related studies were identified, of which 11 had themes directly involved with ethics, moral harassment, and banking negotiations that could really evaluate their importance for this study. In the investigation of the main points addressed in these studies, it was verified how important the topic of Ethics in banking negotiations is for both the institution and the client and employee, highlighting moral harassment, internal and external pressures for results as crucial points for unethical negotiations at some point.

Keywords: Ethics. Banking Negotiation. Moral Harassment. Code of Ethics.

Referências

BECCARI, Ricardo Ennio. A ética e o sistema bancário no Brasil. 2006. Dissertação (Mestrado)-Mestrado em Administração. Pontifícia Universidade Católica De São Paulo, São Paulo, 2006.

BEDANI, Marcelo. Os desafios éticos na gestão de instituições financeiras de grande porte: a percepção de executivos do Banco do Brasil. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, v. 13, n. 1, p. 5-18, jan./abr. 2013.

CERQUEIRA, Vinicius da Silva. Assédio moral organizacional nos bancos. 2012. 270f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Direito, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

CORSO, Alana Cristini Alves; DEWES, Fernando. Código de ética e a percepção dos trabalhadores em uma instituição bancária. Revista de Administração de Empresas Eletrônica, n. 16, p. 1-18, 2022.

GEWEHR, Elson Dérin. Compliance na gestão de fundos de investimento. 2011. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-graduação em Economia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

GUILHERME, Marcelo Siqueira. Ser ou estar bancário? A reestruturação produtiva e suas consequências para os bancários e o movimento sindical bancário. 2013. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-graduação em Política Social, Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

ITAÚ UNIBANCO. Integridade e Ética: indicadores do programa. Indicadores do Programa. 2021. Itaú Unibanco. Disponível em: https://www.itau.com.br/relacoes-com-investidores/integridade/indicadores-do-programa/. Acesso em: 15 out. 2022.

KHOURI, Giscar Elias El. Produtividade às custas de assédio moral: a indústria bancária sob a ótica dos trabalhadores do setor. 2012. Dissertação (Mestrado) – Mestrado Executivo em Gestão Empresarial. Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas EBAPE-FGV, Rio de Janeiro, 2012.

LEANDRO, Marcel Coelho. Educação corporativa para o desenvolvimento de competências socioemocionais: uma estratégia na gestão de conflitos. 2019. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-graduação em Direito e Gestão de Conflitos, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, 2019.

MATTOS, Elisangela Carpenedo. Prazer e sofrimento no trabalho bancário: um olhar sobre o gestor intermediário. 2016. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-graduação em Psicologia Social e Institucional, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

MENDES-DA-SILVA, W. Contribuições e limitações de revisões narrativas e revisões sistemáticas na área de negócios. Revista de Administração Contemporânea, v. 23, n. 2, p. 1-11, 2019.

PAULINO, Suzana Ferreira. Análise crítica do discurso econômico-moral de publicidades bancárias. 2015. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Letras e Linguística, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.

PEGORER JR, Alcides. Mapeando os valores subjetivos dos gerentes de relacionamento em negociações bancárias. 2012. Dissertação (Mestrado) – Curso de Administração Pública e de Empresas. Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2012.

RIBEIRO, Zilana Melo. Valores organizacionais importantes para o banco do nordeste, na percepção de administradores e funcionários. 2014. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Administração e Controladoria, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.

VIEIRA, Sueli Terezinha. Gênero e práticas gerenciais: um estudo no setor bancário paranaense. 2003. Dissertação (Mestrado) – Mestrado Em Administração Área de Concentração: Estratégia E Organizações. Universidade Federal Do Paraná, Curitiba, 2003.

VIEIRA, Tatiana Varela. O Processo de desidentidade na categoria bancária. 2013. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Psicologia Social, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.

Downloads

Publicado

2023-12-15

Como Citar

CARDOSO DE SOUZA, R.; GONÇALVES ZILLI, M. NEGOCIAÇÃO E ÉTICA BANCÁRIA: PRÁTICAS, PROBLEMAS E INFLUÊNCIAS CULTURAIS: BANKING NEGOTIATION AND ETHICS: PRACTICES, PROBLEMS AND CULTURAL INFLUENCES. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 12, n. 2, p. e3258-e3258, 2023. DOI: 10.33362/visao.v12i2.3258. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/3258. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Ética Profissional e Compliance