ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA E ORIENTAÇÕES PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO MÉDIO: QUAIS AS INDICAÇÕES DO ESTADO DE SANTA CATARINA?
FACING THE PANDEMIC AND GUIDELINES FOR PEDAGOGICAL PRACTICES IN HIGH SCHOOL: WHAT ARE THE INDICATIONS FROM THE STATE OF SANTA CATARINA?
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v12i3.3334Keywords:
Ensino Médio, Prática Educativa, Tecnologias digitais da Informação e Comunicação, PandemiaAbstract
O objetivo deste artigo é identificar as temáticas dos materiais disponibilizados no site da Secretaria de Estado das Educação de Santa Catarina - SED, uma das fontes de orientação para as práticas pedagógicas de professores do Ensino Médio durante a pandemia. O referencial teórico se pauta em autores que discutem políticas curriculares do Ensino Médio e o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação. De abordagem qualitativa, a pesquisa exploratória foi realizada a partir de análise documental, contemplando os materiais disponíveis no site da SED. Os resultados revelam que os professores foram instrumentalizados pelas ferramentas digitais do Google for Education e por meio de webinários de formação. Percebe-se uma fragilidade com relação a formação de professores do Ensino Médio nesse período, o que minimiza as recentes discussões em pauta no país referentes às politicas curriculares para o novo Ensino Médio, e que propõe abertura às parcerias público privadas.
Palavras-chave: Ensino Médio. Prática Educativa. Tecnologias digitais da Informação e Comunicação. Pandemia.
ABSTRACT
The objective of this article is to identify the themes of the materials available on the website of the State Department of Education of Santa Catarina – SED, one of the sources of guidance for the pedagogical practices of high school teachers during the pandemic. The theoretical framework is based on authors who discuss high school curriculum policies and the use of digital information and communication technologies. With a qualitative approach, the exploratory research was carried out based on documentary analysis, considering the materials available on the SED website. The results reveal that teachers were equipped with digital tools from “Google for Education” and through training webinars. There is a perceived weakness in relation to the training of high school teachers during this period, which minimizes the recent discussions on the agenda in the country regarding curricular policies for the nw high school, and which proposes openness to public-private partnership.
Keywords: High School. Educational Practices. Digital Information and Communication Technologies. Pandemic.
References
BAADE, J. H..; ERANDI BRANDENBURG, L..; GONZÁLEZ VELASCO, J. M.. Dicotomia, complexidade e educação para a cidadania. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 31, n. 1, p. 85–103, 2020. DOI: 10.5216/rp.v31i1.66947. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/66947 Acesso em: 14 nov. 2023.
CORRÊA, S. S.; GARCIA, S. R. O. A aprovação de um Novo Ensino Médio: um olhar para os impactos desse movimento. In: Jane Mery Richter Voigt; Marly Krüger de Pesce; Shirlei de Souza Corrêa. (Org.). Ensino Médio em Santa Catarina e os Desafios Contemporâneos. 1ed. Joinville: Santa Catarina: Editora Univille, 2021, p. 28-44.
CORRÊA, S. S.; XAVIER, D. L. ; LAMIM, J. E. As tecnologias digitais e as mudanças nas práticas pedagógicas: o que dizem os professores de Ensino Médio?. Revista Cocar (online), v. 15, p. 1-19, 2021.
DIAS, É. PINTO, F. C. F. A Educação e a Covid-19. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação [online]. 2020, v. 28, n. 108 [Acessado 23 Agosto 2022] , pp. 545-554. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362019002801080001 Acesso em: 12 ago. 2022.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 8.ed. São Paulo, São Paulo: Cortez, 2010.
LÜDKE, Menga, ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MORAN, José. Metodologias ativas e modelos híbridos na educação. Novas Tecnologias Digitais: Reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Curitiba, Paraná: CRV, 2017, p. 23-35.
MORGADO, José Carlos. Políticas, contextos e currículo: desafios para o século XXI. In: José Carlos Morgado, Joana Souza, Antonio Flávio Moreira, Arlindo Vieira (Orgs.). Currículo, formação e internacionalização: desafios contemporâneos (pp. 72-83). CIED.
MOTTA, V. C. da; FRIGOTTO, G. Por que a urgência da reforma do ensino médio? Medida Provisória nº 746/2016 (Lei nº 13.415/2017). Educação & Sociedade, v. 38, p. 355-372, 2017.
PESCE, Marly Krüger de ; VOIGT, J. M. R. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Currículo do Ensino Médio. In: Jane Mery Richter Voigt; Marly Krüger de Pesce; Shirlei de Souza Corrêa. (Org.). Ensino Médio em Santa Catarina e os Desafios Contemporâneos. 1ed. Joinville: Santa Catarina: Editora Univille, 2021, v., p. 78-91.
Secretaria de Estado da Educação. Formação On-Line Para Atividades Não Presenciais - 2020. Disponível em: https://www.sed.sc.gov.br/professores-e-gestores/30574-formacao-on-line-para-atividades-nao-presenciais-2020 Acesso em: 1 ago. 2022.
SILVA, M. R. Ampliação da obrigatoriedade escolar no Brasil: o que aconteceu com o Ensino Médio? Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 28, n. 107, p. 274-291, abr./jun. 2020. Diponível em:
http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1222
Acesso em: 16 jun. 2022.
SACRISTÁN, José Gimeno. Currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Tradução de Ernani F. da Fonseca Rosa. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
SANTOS, A. M. dos; ACOSTA, A. C.; SANTANA, F. E.; CATAPAN, M. F.; BAADE, J. H. Educational technologies in times of social isolation: a research with teachers. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 9, p. e17996450, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i9.6450. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/6450 Acesso em: 14 nov. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Professare
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).