ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA E ORIENTAÇÕES PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO MÉDIO: QUAIS AS INDICAÇÕES DO ESTADO DE SANTA CATARINA?

FACING THE PANDEMIC AND GUIDELINES FOR PEDAGOGICAL PRACTICES IN HIGH SCHOOL: WHAT ARE THE INDICATIONS FROM THE STATE OF SANTA CATARINA?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v12i3.3334

Palabras clave:

Ensino Médio, Prática Educativa, Tecnologias digitais da Informação e Comunicação, Pandemia

Resumen

O objetivo deste artigo é identificar as temáticas dos materiais disponibilizados no site da Secretaria de Estado das Educação de Santa Catarina - SED, uma das fontes de orientação para as práticas pedagógicas de professores do Ensino Médio durante a pandemia. O referencial teórico se pauta em autores que discutem políticas curriculares do Ensino Médio e o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação. De abordagem qualitativa, a pesquisa exploratória foi realizada a partir de análise documental, contemplando os materiais disponíveis no site da SED. Os resultados revelam que os professores foram instrumentalizados pelas ferramentas digitais do Google for Education e por meio de webinários de formação.  Percebe-se uma fragilidade com relação a formação de professores do Ensino Médio nesse período, o que minimiza as recentes discussões em pauta no país referentes às politicas curriculares para o novo Ensino Médio, e que propõe abertura às parcerias público privadas.

Palavras-chave: Ensino Médio. Prática Educativa. Tecnologias digitais da Informação e Comunicação. Pandemia.

 

ABSTRACT

The objective of this article is to identify the themes of the materials available on the website of the State Department of Education of Santa Catarina – SED, one of the sources of guidance for the pedagogical practices of high school teachers during the pandemic. The theoretical framework is based on authors who discuss high school curriculum policies and the use of digital information and communication technologies. With a qualitative approach, the exploratory research was carried out based on documentary analysis, considering the materials available on the SED website. The results reveal that teachers were equipped with digital tools from “Google for Education” and through training webinars. There is a perceived weakness in relation to the training of high school teachers during this period, which minimizes the recent discussions on the agenda in the country regarding curricular policies for the nw high school, and which proposes openness to public-private partnership.

Keywords: High School. Educational Practices. Digital Information and Communication Technologies. Pandemic.

Biografía del autor/a

Jane Mery Richter Voigt, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Doutora em Educação. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC/SP, São Paulo, São Paulo, Brasil. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE.

Shirlei de Souza Corrêa, Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE

Doutora. Universidade do Vale do Iatajaí – UNIVALI.

Gabriel Blasius Sutil de Oliveira

Graduando em Psicologia pela Universidade da Região de Joinville- UNIVILLE. Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional Científico e Tecnológico – CNPq.

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Publicado

2023-12-18

Cómo citar

Voigt, J. M. R., Corrêa, S. de S., & Oliveira, G. B. S. de. (2023). ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA E ORIENTAÇÕES PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO MÉDIO: QUAIS AS INDICAÇÕES DO ESTADO DE SANTA CATARINA? FACING THE PANDEMIC AND GUIDELINES FOR PEDAGOGICAL PRACTICES IN HIGH SCHOOL: WHAT ARE THE INDICATIONS FROM THE STATE OF SANTA CATARINA?. Professare, 12(3), e3334. https://doi.org/10.33362/professare.v12i3.3334

Número

Sección

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